A REPRESENTAÇÃO DA MULHER LATINO-AMERICANA: DA LITERATURA PARA O CINEMA
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2066 |
Resumo: | As obras do escritor colombiano Gabriel García Márquez são reconhecidas pela presença de personagens femininas fortes e pela representação de elementos da cultura latino-americana. Já a indústria cinematográfica de Hollywood costuma representar a mulher latino-americana a partir de estereótipos, sobretudo relacionados à sensualidade e submissas às vontades da voz masculina. O romance de García Márquez El amor en los tiempos del cólera foi adaptado para o cinema pela industria estadunidense, com a direção do cineasta inglês Mike Newell (2007). O presente trabalho busca analisar os deslocamentos identitários das personagens femininas entre as duas obras, levando em consideração as especificidades de ambas manifestações artísticas e as traduções culturais realizadas a partir do romance colombiano e o filme estadunidense. Para a análise que propomos, foram utilizados textos que discutem a questão da identidade cultural, como García Canclini (2008), Hall (2003, 2006) e Spivak (2010), autores que estudam o diálogo entre literatura e cinema, como Stam (2008) e Bazin (1991), e autoras que debatem questões de gênero, como Anzaldúa (2005), Braidotti (2013), Hollanda (2005), Rago (2004), e Shohat (2004). |
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A REPRESENTAÇÃO DA MULHER LATINO-AMERICANA: DA LITERATURA PARA O CINEMAEstudos literários; estudos culturais; cinemaAdaptação; identidade; estereótiposAs obras do escritor colombiano Gabriel García Márquez são reconhecidas pela presença de personagens femininas fortes e pela representação de elementos da cultura latino-americana. Já a indústria cinematográfica de Hollywood costuma representar a mulher latino-americana a partir de estereótipos, sobretudo relacionados à sensualidade e submissas às vontades da voz masculina. O romance de García Márquez El amor en los tiempos del cólera foi adaptado para o cinema pela industria estadunidense, com a direção do cineasta inglês Mike Newell (2007). O presente trabalho busca analisar os deslocamentos identitários das personagens femininas entre as duas obras, levando em consideração as especificidades de ambas manifestações artísticas e as traduções culturais realizadas a partir do romance colombiano e o filme estadunidense. Para a análise que propomos, foram utilizados textos que discutem a questão da identidade cultural, como García Canclini (2008), Hall (2003, 2006) e Spivak (2010), autores que estudam o diálogo entre literatura e cinema, como Stam (2008) e Bazin (1991), e autoras que debatem questões de gênero, como Anzaldúa (2005), Braidotti (2013), Hollanda (2005), Rago (2004), e Shohat (2004).UNIABEUde Amorim, Maria Inês Freitas2015-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2066Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 6, n. 2 (2015): Subalternidade- novos olhares; 62-762177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2066/pdf_402info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T17:18:25Zoai:ojs2.abeu.local:article/2066Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-01-27T17:18:25E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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