O TRABALHO DOCENTE EM FRANCÊS LÍNGUA/CULTURA ESTRANGEIRA NA SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Nilsineia da Costa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cunha, José Carlos Chaves da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1067
Resumo: RESUMO: Este trabalho – assentado nos aportes teóricos do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e de autores como Puren, Coste, Bérard, Rosen – apresenta resultados de uma pesquisa que, por meio de observação de aulas e de entrevistas, estudou as práticas de professores de francês língua/cultura estrangeira do sistema público de ensino de Belém-PA à luz da perspectiva acional e procurou avaliar em que medida o trabalho dos professores observados estava ou não favorecendo o uso dessa língua. Os resultados evidenciam, entre outras coisas, que as práticas docentes ainda são bastante influenciadas pela metodologia tradicional e que as atividades de sala de aula não têm levado os aprendentes a utilizarem a língua francesa em situações reais da vida social.
id UNIABEU-2_fbaf5b27a25458a4f3c911de7c331bb6
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/1067
network_acronym_str UNIABEU-2
network_name_str E-scrita
repository_id_str
spelling O TRABALHO DOCENTE EM FRANCÊS LÍNGUA/CULTURA ESTRANGEIRA NA SALA DE AULALetras & Linguística; Linguística AplicadaEnsino-aprendizagem de línguas; práticas de sala de aula; perspectiva acional.Ensino-AprendizagemRESUMO: Este trabalho – assentado nos aportes teóricos do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e de autores como Puren, Coste, Bérard, Rosen – apresenta resultados de uma pesquisa que, por meio de observação de aulas e de entrevistas, estudou as práticas de professores de francês língua/cultura estrangeira do sistema público de ensino de Belém-PA à luz da perspectiva acional e procurou avaliar em que medida o trabalho dos professores observados estava ou não favorecendo o uso dessa língua. Os resultados evidenciam, entre outras coisas, que as práticas docentes ainda são bastante influenciadas pela metodologia tradicional e que as atividades de sala de aula não têm levado os aprendentes a utilizarem a língua francesa em situações reais da vida social.UNIABEUCNPQ Bolsa PIBICSimões, Nilsineia da CostaCunha, José Carlos Chaves da2014-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo etnográfico; observação e análise de práticas docentesapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1067Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 5, n. 1 (2014): Literaturas em África: uma perspectiva contemporânea; 376-3912177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1067/pdf_215info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T17:20:15Zoai:ojs2.abeu.local:article/1067Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-01-27T17:20:15E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv O TRABALHO DOCENTE EM FRANCÊS LÍNGUA/CULTURA ESTRANGEIRA NA SALA DE AULA
title O TRABALHO DOCENTE EM FRANCÊS LÍNGUA/CULTURA ESTRANGEIRA NA SALA DE AULA
spellingShingle O TRABALHO DOCENTE EM FRANCÊS LÍNGUA/CULTURA ESTRANGEIRA NA SALA DE AULA
Simões, Nilsineia da Costa
Letras & Linguística; Linguística Aplicada
Ensino-aprendizagem de línguas; práticas de sala de aula; perspectiva acional.
Ensino-Aprendizagem
title_short O TRABALHO DOCENTE EM FRANCÊS LÍNGUA/CULTURA ESTRANGEIRA NA SALA DE AULA
title_full O TRABALHO DOCENTE EM FRANCÊS LÍNGUA/CULTURA ESTRANGEIRA NA SALA DE AULA
title_fullStr O TRABALHO DOCENTE EM FRANCÊS LÍNGUA/CULTURA ESTRANGEIRA NA SALA DE AULA
title_full_unstemmed O TRABALHO DOCENTE EM FRANCÊS LÍNGUA/CULTURA ESTRANGEIRA NA SALA DE AULA
title_sort O TRABALHO DOCENTE EM FRANCÊS LÍNGUA/CULTURA ESTRANGEIRA NA SALA DE AULA
author Simões, Nilsineia da Costa
author_facet Simões, Nilsineia da Costa
Cunha, José Carlos Chaves da
author_role author
author2 Cunha, José Carlos Chaves da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPQ Bolsa PIBIC
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Nilsineia da Costa
Cunha, José Carlos Chaves da
dc.subject.por.fl_str_mv Letras & Linguística; Linguística Aplicada
Ensino-aprendizagem de línguas; práticas de sala de aula; perspectiva acional.
Ensino-Aprendizagem
topic Letras & Linguística; Linguística Aplicada
Ensino-aprendizagem de línguas; práticas de sala de aula; perspectiva acional.
Ensino-Aprendizagem
description RESUMO: Este trabalho – assentado nos aportes teóricos do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e de autores como Puren, Coste, Bérard, Rosen – apresenta resultados de uma pesquisa que, por meio de observação de aulas e de entrevistas, estudou as práticas de professores de francês língua/cultura estrangeira do sistema público de ensino de Belém-PA à luz da perspectiva acional e procurou avaliar em que medida o trabalho dos professores observados estava ou não favorecendo o uso dessa língua. Os resultados evidenciam, entre outras coisas, que as práticas docentes ainda são bastante influenciadas pela metodologia tradicional e que as atividades de sala de aula não têm levado os aprendentes a utilizarem a língua francesa em situações reais da vida social.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Método etnográfico; observação e análise de práticas docentes
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1067
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1067/pdf_215
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
dc.source.none.fl_str_mv Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 5, n. 1 (2014): Literaturas em África: uma perspectiva contemporânea; 376-391
2177-6288
reponame:E-scrita
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str E-scrita
collection E-scrita
repository.name.fl_str_mv E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170841143377920