O TRABALHO DOCENTE EM FRANCÊS LÍNGUA/CULTURA ESTRANGEIRA NA SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1067 |
Resumo: | RESUMO: Este trabalho – assentado nos aportes teóricos do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e de autores como Puren, Coste, Bérard, Rosen – apresenta resultados de uma pesquisa que, por meio de observação de aulas e de entrevistas, estudou as práticas de professores de francês língua/cultura estrangeira do sistema público de ensino de Belém-PA à luz da perspectiva acional e procurou avaliar em que medida o trabalho dos professores observados estava ou não favorecendo o uso dessa língua. Os resultados evidenciam, entre outras coisas, que as práticas docentes ainda são bastante influenciadas pela metodologia tradicional e que as atividades de sala de aula não têm levado os aprendentes a utilizarem a língua francesa em situações reais da vida social. |
id |
UNIABEU-2_fbaf5b27a25458a4f3c911de7c331bb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/1067 |
network_acronym_str |
UNIABEU-2 |
network_name_str |
E-scrita |
repository_id_str |
|
spelling |
O TRABALHO DOCENTE EM FRANCÊS LÍNGUA/CULTURA ESTRANGEIRA NA SALA DE AULALetras & Linguística; Linguística AplicadaEnsino-aprendizagem de línguas; práticas de sala de aula; perspectiva acional.Ensino-AprendizagemRESUMO: Este trabalho – assentado nos aportes teóricos do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e de autores como Puren, Coste, Bérard, Rosen – apresenta resultados de uma pesquisa que, por meio de observação de aulas e de entrevistas, estudou as práticas de professores de francês língua/cultura estrangeira do sistema público de ensino de Belém-PA à luz da perspectiva acional e procurou avaliar em que medida o trabalho dos professores observados estava ou não favorecendo o uso dessa língua. Os resultados evidenciam, entre outras coisas, que as práticas docentes ainda são bastante influenciadas pela metodologia tradicional e que as atividades de sala de aula não têm levado os aprendentes a utilizarem a língua francesa em situações reais da vida social.UNIABEUCNPQ Bolsa PIBICSimões, Nilsineia da CostaCunha, José Carlos Chaves da2014-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo etnográfico; observação e análise de práticas docentesapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1067Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 5, n. 1 (2014): Literaturas em África: uma perspectiva contemporânea; 376-3912177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1067/pdf_215info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T17:20:15Zoai:ojs2.abeu.local:article/1067Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-01-27T17:20:15E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O TRABALHO DOCENTE EM FRANCÊS LÍNGUA/CULTURA ESTRANGEIRA NA SALA DE AULA |
title |
O TRABALHO DOCENTE EM FRANCÊS LÍNGUA/CULTURA ESTRANGEIRA NA SALA DE AULA |
spellingShingle |
O TRABALHO DOCENTE EM FRANCÊS LÍNGUA/CULTURA ESTRANGEIRA NA SALA DE AULA Simões, Nilsineia da Costa Letras & Linguística; Linguística Aplicada Ensino-aprendizagem de línguas; práticas de sala de aula; perspectiva acional. Ensino-Aprendizagem |
title_short |
O TRABALHO DOCENTE EM FRANCÊS LÍNGUA/CULTURA ESTRANGEIRA NA SALA DE AULA |
title_full |
O TRABALHO DOCENTE EM FRANCÊS LÍNGUA/CULTURA ESTRANGEIRA NA SALA DE AULA |
title_fullStr |
O TRABALHO DOCENTE EM FRANCÊS LÍNGUA/CULTURA ESTRANGEIRA NA SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
O TRABALHO DOCENTE EM FRANCÊS LÍNGUA/CULTURA ESTRANGEIRA NA SALA DE AULA |
title_sort |
O TRABALHO DOCENTE EM FRANCÊS LÍNGUA/CULTURA ESTRANGEIRA NA SALA DE AULA |
author |
Simões, Nilsineia da Costa |
author_facet |
Simões, Nilsineia da Costa Cunha, José Carlos Chaves da |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, José Carlos Chaves da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPQ Bolsa PIBIC |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Nilsineia da Costa Cunha, José Carlos Chaves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras & Linguística; Linguística Aplicada Ensino-aprendizagem de línguas; práticas de sala de aula; perspectiva acional. Ensino-Aprendizagem |
topic |
Letras & Linguística; Linguística Aplicada Ensino-aprendizagem de línguas; práticas de sala de aula; perspectiva acional. Ensino-Aprendizagem |
description |
RESUMO: Este trabalho – assentado nos aportes teóricos do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e de autores como Puren, Coste, Bérard, Rosen – apresenta resultados de uma pesquisa que, por meio de observação de aulas e de entrevistas, estudou as práticas de professores de francês língua/cultura estrangeira do sistema público de ensino de Belém-PA à luz da perspectiva acional e procurou avaliar em que medida o trabalho dos professores observados estava ou não favorecendo o uso dessa língua. Os resultados evidenciam, entre outras coisas, que as práticas docentes ainda são bastante influenciadas pela metodologia tradicional e que as atividades de sala de aula não têm levado os aprendentes a utilizarem a língua francesa em situações reais da vida social. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Método etnográfico; observação e análise de práticas docentes |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1067 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1067 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1067/pdf_215 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 5, n. 1 (2014): Literaturas em África: uma perspectiva contemporânea; 376-391 2177-6288 reponame:E-scrita instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
E-scrita |
collection |
E-scrita |
repository.name.fl_str_mv |
E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170841143377920 |