A Grounded Theory em um contexto multidisciplinar: características e contribuições no contexto da engenharia e gestão do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Thiago Henrique Almino
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nakayama, Marina Keiko, Vefago, Yuri Borba
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/562
Resumo: O artigo contextualiza a Grounded Theory como elemento e estratégia metodológica em um contexto multidisciplinar, tendo como objeto de investigação as teses e dissertações de um programa de pós-graduação que se caracteriza dessa forma. O referencial teórico apresenta uma visão geral da investigação qualitativa e da Grounded Theory como estratégia metodológica, posicionando-a no contexto interpretativista e qualitativo. A partir de uma revisão integrativa de literatura, o artigo analisa os trabalhos que foram desenvolvidos, a partir da utilização da Grounded Theory no contexto da Engenharia e Gestão do Conhecimento. Os resultados demonstram uma importante evolução dos estudos qualitativos no programa a partir da adoção da Grounded Theory como elemento de pesquisa, permitindo que novos estudos se desenvolvam e colaborando com a consolidação de linhas que se posicionam sob o viés qualitativo, tendo no conhecimento o principal objeto de estudo.
id UNIARA_dba3c3d3df26e7ecb7f4becb6f9abfa5
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/562
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling A Grounded Theory em um contexto multidisciplinar: características e contribuições no contexto da engenharia e gestão do conhecimentoGrounded TheoryGestão do ConhecimentoMultidisciplinaridade.O artigo contextualiza a Grounded Theory como elemento e estratégia metodológica em um contexto multidisciplinar, tendo como objeto de investigação as teses e dissertações de um programa de pós-graduação que se caracteriza dessa forma. O referencial teórico apresenta uma visão geral da investigação qualitativa e da Grounded Theory como estratégia metodológica, posicionando-a no contexto interpretativista e qualitativo. A partir de uma revisão integrativa de literatura, o artigo analisa os trabalhos que foram desenvolvidos, a partir da utilização da Grounded Theory no contexto da Engenharia e Gestão do Conhecimento. Os resultados demonstram uma importante evolução dos estudos qualitativos no programa a partir da adoção da Grounded Theory como elemento de pesquisa, permitindo que novos estudos se desenvolvam e colaborando com a consolidação de linhas que se posicionam sob o viés qualitativo, tendo no conhecimento o principal objeto de estudo.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2018-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/56210.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i1.562Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 21 n. 1 (2018): Janeiro-Abril; 18-282527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/562/pdfCopyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinarinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco, Thiago Henrique AlminoNakayama, Marina KeikoVefago, Yuri Borba2018-05-28T22:15:25Zoai:ojs.revistarebram.com:article/562Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2018-05-28T22:15:25Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Grounded Theory em um contexto multidisciplinar: características e contribuições no contexto da engenharia e gestão do conhecimento
title A Grounded Theory em um contexto multidisciplinar: características e contribuições no contexto da engenharia e gestão do conhecimento
spellingShingle A Grounded Theory em um contexto multidisciplinar: características e contribuições no contexto da engenharia e gestão do conhecimento
Francisco, Thiago Henrique Almino
Grounded Theory
Gestão do Conhecimento
Multidisciplinaridade.
title_short A Grounded Theory em um contexto multidisciplinar: características e contribuições no contexto da engenharia e gestão do conhecimento
title_full A Grounded Theory em um contexto multidisciplinar: características e contribuições no contexto da engenharia e gestão do conhecimento
title_fullStr A Grounded Theory em um contexto multidisciplinar: características e contribuições no contexto da engenharia e gestão do conhecimento
title_full_unstemmed A Grounded Theory em um contexto multidisciplinar: características e contribuições no contexto da engenharia e gestão do conhecimento
title_sort A Grounded Theory em um contexto multidisciplinar: características e contribuições no contexto da engenharia e gestão do conhecimento
author Francisco, Thiago Henrique Almino
author_facet Francisco, Thiago Henrique Almino
Nakayama, Marina Keiko
Vefago, Yuri Borba
author_role author
author2 Nakayama, Marina Keiko
Vefago, Yuri Borba
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Thiago Henrique Almino
Nakayama, Marina Keiko
Vefago, Yuri Borba
dc.subject.por.fl_str_mv Grounded Theory
Gestão do Conhecimento
Multidisciplinaridade.
topic Grounded Theory
Gestão do Conhecimento
Multidisciplinaridade.
description O artigo contextualiza a Grounded Theory como elemento e estratégia metodológica em um contexto multidisciplinar, tendo como objeto de investigação as teses e dissertações de um programa de pós-graduação que se caracteriza dessa forma. O referencial teórico apresenta uma visão geral da investigação qualitativa e da Grounded Theory como estratégia metodológica, posicionando-a no contexto interpretativista e qualitativo. A partir de uma revisão integrativa de literatura, o artigo analisa os trabalhos que foram desenvolvidos, a partir da utilização da Grounded Theory no contexto da Engenharia e Gestão do Conhecimento. Os resultados demonstram uma importante evolução dos estudos qualitativos no programa a partir da adoção da Grounded Theory como elemento de pesquisa, permitindo que novos estudos se desenvolvam e colaborando com a consolidação de linhas que se posicionam sob o viés qualitativo, tendo no conhecimento o principal objeto de estudo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/562
10.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i1.562
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/562
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i1.562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/562/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 21 n. 1 (2018): Janeiro-Abril; 18-28
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174606341079040