EXPERIÊNCIA DA LEITURA LITERÁRIA: OFÍCIO DE LEITOR.(Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EHUM |
Texto Completo: | https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2283 |
Resumo: | eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v10i1.2246EXPERIENCIA DE LA LECTURA LITERARIA: OFICIO DE LECTORResumo:Acerca da leitura da arte literária tem-se uma constelação de ideias expressas por escritores, filósofos, filólogos, professores, todos que, antes de qualquer outra qualificação de ofício são leitores. O ofício de leitor envolve processos que mobilizam a vontade dos sujeitos, em razão das insuspeitadas motivações que o objeto do ofício, o texto artístico-literário, suscita, tanto durante a experimentação do ato de ler, quanto em momentos posteriores, quando a leitura retorna em percepções, subjetividades, conceitos, visões, uma vez que experimentadora, ela mesma, de indivíduos e de coletividade. Costuma-se associar o ofício de leitor à habilidade do observador, na acepção que caracteriza o sujeito concentrado diante do objeto a contemplá-lo para atingir ao menos uma das visões de sua essência, ou o observador artista que cria personagens com palavras; melodias inteiras com pequenos sons; finas jóias com brutos metais. Estimulada e exercitada a concentração, fica possível a associação de sentidos, a correspondência de significados, a comparação, a afirmação, a sustentação e a contradição.Palavras-chave: arte literária, leitura, leitorResumen:Sobre la lectura del arte literario se tiene una constelación de ideas expresadas por escritores, filósofos, filólogos, profesores, todos que, antes de cualquier otra calificación de oficio son lectores. El oficio de lector involucra procesos que movilizan la voluntad de los sujetos, en razón de las insospechadas motivaciones que el objeto del oficio, el texto artístico-literario, suscita, tanto durante la experimentación del acto de leer, cuanto en momentos posteriores, cuando la lectura retorna en percepciones, subjetividades, conceptos, visiones, una vez que experimentadora, ella misma, de individuos y de colectividad. Se suele asociar el oficio de lector a la habilidad del observador, en la acepción que caracteriza al sujeto concentrado ante el objeto a contemplarlo para alcanzar al menos una de las visiones de su esencia, o el observador artista que crea personajes con palabras; melodías enteras con pequeños sonidos; finas joyas con brutos metales. Estimulada y ejercitada la concentración, es posible la asociación de sentidos, la correspondencia de significados, la comparación, la afirmación, la sustentación y la contradicción.Palabras clave: arte literario, lectura, lectorRecebido em: 24/07/2017 – Aceito em: 22/08/2017 |
id |
UNIBH-1_ba551a8ddafb2d1b96188a6b04be72c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2283 |
network_acronym_str |
UNIBH-1 |
network_name_str |
EHUM |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPERIÊNCIA DA LEITURA LITERÁRIA: OFÍCIO DE LEITOR.(Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira)Letras; Literatura; Educaçãoarte literária; leiturta; leitot,Leitura literária - letramentos em classeeoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v10i1.2246EXPERIENCIA DE LA LECTURA LITERARIA: OFICIO DE LECTORResumo:Acerca da leitura da arte literária tem-se uma constelação de ideias expressas por escritores, filósofos, filólogos, professores, todos que, antes de qualquer outra qualificação de ofício são leitores. O ofício de leitor envolve processos que mobilizam a vontade dos sujeitos, em razão das insuspeitadas motivações que o objeto do ofício, o texto artístico-literário, suscita, tanto durante a experimentação do ato de ler, quanto em momentos posteriores, quando a leitura retorna em percepções, subjetividades, conceitos, visões, uma vez que experimentadora, ela mesma, de indivíduos e de coletividade. Costuma-se associar o ofício de leitor à habilidade do observador, na acepção que caracteriza o sujeito concentrado diante do objeto a contemplá-lo para atingir ao menos uma das visões de sua essência, ou o observador artista que cria personagens com palavras; melodias inteiras com pequenos sons; finas jóias com brutos metais. Estimulada e exercitada a concentração, fica possível a associação de sentidos, a correspondência de significados, a comparação, a afirmação, a sustentação e a contradição.Palavras-chave: arte literária, leitura, leitorResumen:Sobre la lectura del arte literario se tiene una constelación de ideas expresadas por escritores, filósofos, filólogos, profesores, todos que, antes de cualquier otra calificación de oficio son lectores. El oficio de lector involucra procesos que movilizan la voluntad de los sujetos, en razón de las insospechadas motivaciones que el objeto del oficio, el texto artístico-literario, suscita, tanto durante la experimentación del acto de leer, cuanto en momentos posteriores, cuando la lectura retorna en percepciones, subjetividades, conceptos, visiones, una vez que experimentadora, ella misma, de individuos y de colectividad. Se suele asociar el oficio de lector a la habilidad del observador, en la acepción que caracteriza al sujeto concentrado ante el objeto a contemplarlo para alcanzar al menos una de las visiones de su esencia, o el observador artista que crea personajes con palabras; melodías enteras con pequeños sonidos; finas joyas con brutos metales. Estimulada y ejercitada la concentración, es posible la asociación de sentidos, la correspondencia de significados, la comparación, la afirmación, la sustentación y la contradicción.Palabras clave: arte literario, lectura, lectorRecebido em: 24/07/2017 – Aceito em: 22/08/2017Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHCoutinho, Angela Maria da Costa e Silva2017-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2283e-hum; v. 10, n. 1 (2017): E-HUM - DOSSIÊ: Práticas de Leituras, Livros Didáticos e as culturas africanas e afro-brasileira.; 29-401984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2283/1191NacionalDireitos autorais 2017 Angela Maria da Costa e Silva Coutinhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-13T15:04:59Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2283Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-13T15:04:59EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPERIÊNCIA DA LEITURA LITERÁRIA: OFÍCIO DE LEITOR.(Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira) |
title |
EXPERIÊNCIA DA LEITURA LITERÁRIA: OFÍCIO DE LEITOR.(Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira) |
spellingShingle |
EXPERIÊNCIA DA LEITURA LITERÁRIA: OFÍCIO DE LEITOR.(Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira) Coutinho, Angela Maria da Costa e Silva Letras; Literatura; Educação arte literária; leiturta; leitot, Leitura literária - letramentos em classe |
title_short |
EXPERIÊNCIA DA LEITURA LITERÁRIA: OFÍCIO DE LEITOR.(Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira) |
title_full |
EXPERIÊNCIA DA LEITURA LITERÁRIA: OFÍCIO DE LEITOR.(Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira) |
title_fullStr |
EXPERIÊNCIA DA LEITURA LITERÁRIA: OFÍCIO DE LEITOR.(Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira) |
title_full_unstemmed |
EXPERIÊNCIA DA LEITURA LITERÁRIA: OFÍCIO DE LEITOR.(Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira) |
title_sort |
EXPERIÊNCIA DA LEITURA LITERÁRIA: OFÍCIO DE LEITOR.(Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira) |
author |
Coutinho, Angela Maria da Costa e Silva |
author_facet |
Coutinho, Angela Maria da Costa e Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Angela Maria da Costa e Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras; Literatura; Educação arte literária; leiturta; leitot, Leitura literária - letramentos em classe |
topic |
Letras; Literatura; Educação arte literária; leiturta; leitot, Leitura literária - letramentos em classe |
description |
eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v10i1.2246EXPERIENCIA DE LA LECTURA LITERARIA: OFICIO DE LECTORResumo:Acerca da leitura da arte literária tem-se uma constelação de ideias expressas por escritores, filósofos, filólogos, professores, todos que, antes de qualquer outra qualificação de ofício são leitores. O ofício de leitor envolve processos que mobilizam a vontade dos sujeitos, em razão das insuspeitadas motivações que o objeto do ofício, o texto artístico-literário, suscita, tanto durante a experimentação do ato de ler, quanto em momentos posteriores, quando a leitura retorna em percepções, subjetividades, conceitos, visões, uma vez que experimentadora, ela mesma, de indivíduos e de coletividade. Costuma-se associar o ofício de leitor à habilidade do observador, na acepção que caracteriza o sujeito concentrado diante do objeto a contemplá-lo para atingir ao menos uma das visões de sua essência, ou o observador artista que cria personagens com palavras; melodias inteiras com pequenos sons; finas jóias com brutos metais. Estimulada e exercitada a concentração, fica possível a associação de sentidos, a correspondência de significados, a comparação, a afirmação, a sustentação e a contradição.Palavras-chave: arte literária, leitura, leitorResumen:Sobre la lectura del arte literario se tiene una constelación de ideas expresadas por escritores, filósofos, filólogos, profesores, todos que, antes de cualquier otra calificación de oficio son lectores. El oficio de lector involucra procesos que movilizan la voluntad de los sujetos, en razón de las insospechadas motivaciones que el objeto del oficio, el texto artístico-literario, suscita, tanto durante la experimentación del acto de leer, cuanto en momentos posteriores, cuando la lectura retorna en percepciones, subjetividades, conceptos, visiones, una vez que experimentadora, ella misma, de individuos y de colectividad. Se suele asociar el oficio de lector a la habilidad del observador, en la acepción que caracteriza al sujeto concentrado ante el objeto a contemplarlo para alcanzar al menos una de las visiones de su esencia, o el observador artista que crea personajes con palabras; melodías enteras con pequeños sonidos; finas joyas con brutos metales. Estimulada y ejercitada la concentración, es posible la asociación de sentidos, la correspondencia de significados, la comparación, la afirmación, la sustentación y la contradicción.Palabras clave: arte literario, lectura, lectorRecebido em: 24/07/2017 – Aceito em: 22/08/2017 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2283 |
url |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2283/1191 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Angela Maria da Costa e Silva Coutinho https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Angela Maria da Costa e Silva Coutinho https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Nacional |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
dc.source.none.fl_str_mv |
e-hum; v. 10, n. 1 (2017): E-HUM - DOSSIÊ: Práticas de Leituras, Livros Didáticos e as culturas africanas e afro-brasileira.; 29-40 1984-767X reponame:EHUM instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) instacron:UNIBH |
instname_str |
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
instacron_str |
UNIBH |
institution |
UNIBH |
reponame_str |
EHUM |
collection |
EHUM |
repository.name.fl_str_mv |
EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
repository.mail.fl_str_mv |
ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br |
_version_ |
1800216995248996352 |