Os Mapas Mentais no ensino fundamental: a percepção do espaço (um estudo aplicado ao 6º e 9º ano da Escola Municipal Dr. Oswaldo Ferreira no Município de Santa Luzia, MG)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EHUM |
Texto Completo: | https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/434 |
Resumo: | eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v4i1.434RESUMO: Os mapas mentais podem ser utilizados como uma ferramenta de análise da relação do aluno com o seu espaço de vivência. Para discutir a relação entre o mapa e a percepção do espaço, torna-se necessário trabalhá-lo conforme o contexto de uma abordagem humanística, mas dentro do modelo normativo da Cartografia. Este estudo se propõe a caracterizar a percepção do espaço por alunos do ensino fundamental, por meio do uso dos mapas mentais trabalhando com variáveis como: escala cartográfica e distribuição dos elementos no mapa, sendo que essa caracterização será apoiada na Geografia e na Cartografia.PALAVRAS-CHAVE: Mapas mentais, Ensino de História, CartografiaABSTRACT: The mind maps can be used as an analysis tool of the relationship of the student with your living space. To discuss the relationship between the map and the perception of space, it is necessary to work it as the context of a humanistic approach, but within the normative model of cartography. This study aims to characterize the perception of space for elementary school students, through the use of mind maps working with variables such as cartographic scale and distribution of elements on the map, and this characterization will be supported in Geography and Cartography. KEYWORDS: Mind maps, Ensinode History, CartographyRecebido: 06/02/2011 Aceito: 13/07/2011 |
id |
UNIBH-1_e8f49d923bf8adac7e422015c3beedff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/434 |
network_acronym_str |
UNIBH-1 |
network_name_str |
EHUM |
repository_id_str |
|
spelling |
Os Mapas Mentais no ensino fundamental: a percepção do espaço (um estudo aplicado ao 6º e 9º ano da Escola Municipal Dr. Oswaldo Ferreira no Município de Santa Luzia, MG)Geografia; História; Educação; HumanidadesMapas mentais; Ensino de História; Cartografia;Mapas mentais, ensino, Cartografiaeoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v4i1.434RESUMO: Os mapas mentais podem ser utilizados como uma ferramenta de análise da relação do aluno com o seu espaço de vivência. Para discutir a relação entre o mapa e a percepção do espaço, torna-se necessário trabalhá-lo conforme o contexto de uma abordagem humanística, mas dentro do modelo normativo da Cartografia. Este estudo se propõe a caracterizar a percepção do espaço por alunos do ensino fundamental, por meio do uso dos mapas mentais trabalhando com variáveis como: escala cartográfica e distribuição dos elementos no mapa, sendo que essa caracterização será apoiada na Geografia e na Cartografia.PALAVRAS-CHAVE: Mapas mentais, Ensino de História, CartografiaABSTRACT: The mind maps can be used as an analysis tool of the relationship of the student with your living space. To discuss the relationship between the map and the perception of space, it is necessary to work it as the context of a humanistic approach, but within the normative model of cartography. This study aims to characterize the perception of space for elementary school students, through the use of mind maps working with variables such as cartographic scale and distribution of elements on the map, and this characterization will be supported in Geography and Cartography. KEYWORDS: Mind maps, Ensinode History, CartographyRecebido: 06/02/2011 Aceito: 13/07/2011Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHCampos, Gleison de OliveiraSilva, Renato Teixeira daFaria, Fabiana2011-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/434e-hum; v. 4, n. 1 (2011): E-HUM; 19-411984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/434/234BrasilDireitos autorais 2011 Gleison de Oliveira Campos, Renato Teixeira da Silva, Fabiana Fariahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-05T04:16:40Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/434Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-05T04:16:40EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Mapas Mentais no ensino fundamental: a percepção do espaço (um estudo aplicado ao 6º e 9º ano da Escola Municipal Dr. Oswaldo Ferreira no Município de Santa Luzia, MG) |
title |
Os Mapas Mentais no ensino fundamental: a percepção do espaço (um estudo aplicado ao 6º e 9º ano da Escola Municipal Dr. Oswaldo Ferreira no Município de Santa Luzia, MG) |
spellingShingle |
Os Mapas Mentais no ensino fundamental: a percepção do espaço (um estudo aplicado ao 6º e 9º ano da Escola Municipal Dr. Oswaldo Ferreira no Município de Santa Luzia, MG) Campos, Gleison de Oliveira Geografia; História; Educação; Humanidades Mapas mentais; Ensino de História; Cartografia; Mapas mentais, ensino, Cartografia |
title_short |
Os Mapas Mentais no ensino fundamental: a percepção do espaço (um estudo aplicado ao 6º e 9º ano da Escola Municipal Dr. Oswaldo Ferreira no Município de Santa Luzia, MG) |
title_full |
Os Mapas Mentais no ensino fundamental: a percepção do espaço (um estudo aplicado ao 6º e 9º ano da Escola Municipal Dr. Oswaldo Ferreira no Município de Santa Luzia, MG) |
title_fullStr |
Os Mapas Mentais no ensino fundamental: a percepção do espaço (um estudo aplicado ao 6º e 9º ano da Escola Municipal Dr. Oswaldo Ferreira no Município de Santa Luzia, MG) |
title_full_unstemmed |
Os Mapas Mentais no ensino fundamental: a percepção do espaço (um estudo aplicado ao 6º e 9º ano da Escola Municipal Dr. Oswaldo Ferreira no Município de Santa Luzia, MG) |
title_sort |
Os Mapas Mentais no ensino fundamental: a percepção do espaço (um estudo aplicado ao 6º e 9º ano da Escola Municipal Dr. Oswaldo Ferreira no Município de Santa Luzia, MG) |
author |
Campos, Gleison de Oliveira |
author_facet |
Campos, Gleison de Oliveira Silva, Renato Teixeira da Faria, Fabiana |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Renato Teixeira da Faria, Fabiana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Gleison de Oliveira Silva, Renato Teixeira da Faria, Fabiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia; História; Educação; Humanidades Mapas mentais; Ensino de História; Cartografia; Mapas mentais, ensino, Cartografia |
topic |
Geografia; História; Educação; Humanidades Mapas mentais; Ensino de História; Cartografia; Mapas mentais, ensino, Cartografia |
description |
eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v4i1.434RESUMO: Os mapas mentais podem ser utilizados como uma ferramenta de análise da relação do aluno com o seu espaço de vivência. Para discutir a relação entre o mapa e a percepção do espaço, torna-se necessário trabalhá-lo conforme o contexto de uma abordagem humanística, mas dentro do modelo normativo da Cartografia. Este estudo se propõe a caracterizar a percepção do espaço por alunos do ensino fundamental, por meio do uso dos mapas mentais trabalhando com variáveis como: escala cartográfica e distribuição dos elementos no mapa, sendo que essa caracterização será apoiada na Geografia e na Cartografia.PALAVRAS-CHAVE: Mapas mentais, Ensino de História, CartografiaABSTRACT: The mind maps can be used as an analysis tool of the relationship of the student with your living space. To discuss the relationship between the map and the perception of space, it is necessary to work it as the context of a humanistic approach, but within the normative model of cartography. This study aims to characterize the perception of space for elementary school students, through the use of mind maps working with variables such as cartographic scale and distribution of elements on the map, and this characterization will be supported in Geography and Cartography. KEYWORDS: Mind maps, Ensinode History, CartographyRecebido: 06/02/2011 Aceito: 13/07/2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/434 |
url |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/434/234 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2011 Gleison de Oliveira Campos, Renato Teixeira da Silva, Fabiana Faria https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2011 Gleison de Oliveira Campos, Renato Teixeira da Silva, Fabiana Faria https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
dc.source.none.fl_str_mv |
e-hum; v. 4, n. 1 (2011): E-HUM; 19-41 1984-767X reponame:EHUM instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) instacron:UNIBH |
instname_str |
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
instacron_str |
UNIBH |
institution |
UNIBH |
reponame_str |
EHUM |
collection |
EHUM |
repository.name.fl_str_mv |
EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
repository.mail.fl_str_mv |
ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br |
_version_ |
1800216996191666176 |