Os Mapas Mentais no ensino fundamental: a percepção do espaço (um estudo aplicado ao 6º e 9º ano da Escola Municipal Dr. Oswaldo Ferreira no Município de Santa Luzia, MG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Gleison de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva, Renato Teixeira da, Faria, Fabiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EHUM
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/434
Resumo: eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v4i1.434RESUMO: Os mapas mentais podem ser utilizados como uma ferramenta de análise da relação do aluno com o seu espaço de vivência. Para discutir a relação entre o mapa e a percepção do espaço, torna-se necessário trabalhá-lo conforme o contexto de uma abordagem humanística, mas dentro do modelo normativo da Cartografia. Este estudo se propõe a caracterizar a percepção do espaço por alunos do ensino fundamental, por meio do uso dos mapas mentais trabalhando com variáveis como: escala cartográfica e distribuição dos elementos no mapa, sendo que essa caracterização será apoiada na Geografia e na Cartografia.PALAVRAS-CHAVE: Mapas mentais, Ensino de História, CartografiaABSTRACT: The mind maps can be used as an analysis tool of the relationship of the student with your living space. To discuss the relationship between the map and the perception of space, it is necessary to work it as the context of a humanistic approach, but within the normative model of cartography. This study aims to characterize the perception of space for elementary school students, through the use of mind maps working with variables such as cartographic scale and distribution of elements on the map, and this characterization will be supported in Geography and Cartography. KEYWORDS: Mind maps, Ensinode History, CartographyRecebido: 06/02/2011      Aceito: 13/07/2011
id UNIBH-1_e8f49d923bf8adac7e422015c3beedff
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/434
network_acronym_str UNIBH-1
network_name_str EHUM
repository_id_str
spelling Os Mapas Mentais no ensino fundamental: a percepção do espaço (um estudo aplicado ao 6º e 9º ano da Escola Municipal Dr. Oswaldo Ferreira no Município de Santa Luzia, MG)Geografia; História; Educação; HumanidadesMapas mentais; Ensino de História; Cartografia;Mapas mentais, ensino, Cartografiaeoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v4i1.434RESUMO: Os mapas mentais podem ser utilizados como uma ferramenta de análise da relação do aluno com o seu espaço de vivência. Para discutir a relação entre o mapa e a percepção do espaço, torna-se necessário trabalhá-lo conforme o contexto de uma abordagem humanística, mas dentro do modelo normativo da Cartografia. Este estudo se propõe a caracterizar a percepção do espaço por alunos do ensino fundamental, por meio do uso dos mapas mentais trabalhando com variáveis como: escala cartográfica e distribuição dos elementos no mapa, sendo que essa caracterização será apoiada na Geografia e na Cartografia.PALAVRAS-CHAVE: Mapas mentais, Ensino de História, CartografiaABSTRACT: The mind maps can be used as an analysis tool of the relationship of the student with your living space. To discuss the relationship between the map and the perception of space, it is necessary to work it as the context of a humanistic approach, but within the normative model of cartography. This study aims to characterize the perception of space for elementary school students, through the use of mind maps working with variables such as cartographic scale and distribution of elements on the map, and this characterization will be supported in Geography and Cartography. KEYWORDS: Mind maps, Ensinode History, CartographyRecebido: 06/02/2011      Aceito: 13/07/2011Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHCampos, Gleison de OliveiraSilva, Renato Teixeira daFaria, Fabiana2011-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/434e-hum; v. 4, n. 1 (2011): E-HUM; 19-411984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/434/234BrasilDireitos autorais 2011 Gleison de Oliveira Campos, Renato Teixeira da Silva, Fabiana Fariahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-05T04:16:40Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/434Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-05T04:16:40EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Mapas Mentais no ensino fundamental: a percepção do espaço (um estudo aplicado ao 6º e 9º ano da Escola Municipal Dr. Oswaldo Ferreira no Município de Santa Luzia, MG)
title Os Mapas Mentais no ensino fundamental: a percepção do espaço (um estudo aplicado ao 6º e 9º ano da Escola Municipal Dr. Oswaldo Ferreira no Município de Santa Luzia, MG)
spellingShingle Os Mapas Mentais no ensino fundamental: a percepção do espaço (um estudo aplicado ao 6º e 9º ano da Escola Municipal Dr. Oswaldo Ferreira no Município de Santa Luzia, MG)
Campos, Gleison de Oliveira
Geografia; História; Educação; Humanidades
Mapas mentais; Ensino de História; Cartografia;
Mapas mentais, ensino, Cartografia
title_short Os Mapas Mentais no ensino fundamental: a percepção do espaço (um estudo aplicado ao 6º e 9º ano da Escola Municipal Dr. Oswaldo Ferreira no Município de Santa Luzia, MG)
title_full Os Mapas Mentais no ensino fundamental: a percepção do espaço (um estudo aplicado ao 6º e 9º ano da Escola Municipal Dr. Oswaldo Ferreira no Município de Santa Luzia, MG)
title_fullStr Os Mapas Mentais no ensino fundamental: a percepção do espaço (um estudo aplicado ao 6º e 9º ano da Escola Municipal Dr. Oswaldo Ferreira no Município de Santa Luzia, MG)
title_full_unstemmed Os Mapas Mentais no ensino fundamental: a percepção do espaço (um estudo aplicado ao 6º e 9º ano da Escola Municipal Dr. Oswaldo Ferreira no Município de Santa Luzia, MG)
title_sort Os Mapas Mentais no ensino fundamental: a percepção do espaço (um estudo aplicado ao 6º e 9º ano da Escola Municipal Dr. Oswaldo Ferreira no Município de Santa Luzia, MG)
author Campos, Gleison de Oliveira
author_facet Campos, Gleison de Oliveira
Silva, Renato Teixeira da
Faria, Fabiana
author_role author
author2 Silva, Renato Teixeira da
Faria, Fabiana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Gleison de Oliveira
Silva, Renato Teixeira da
Faria, Fabiana
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; História; Educação; Humanidades
Mapas mentais; Ensino de História; Cartografia;
Mapas mentais, ensino, Cartografia
topic Geografia; História; Educação; Humanidades
Mapas mentais; Ensino de História; Cartografia;
Mapas mentais, ensino, Cartografia
description eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v4i1.434RESUMO: Os mapas mentais podem ser utilizados como uma ferramenta de análise da relação do aluno com o seu espaço de vivência. Para discutir a relação entre o mapa e a percepção do espaço, torna-se necessário trabalhá-lo conforme o contexto de uma abordagem humanística, mas dentro do modelo normativo da Cartografia. Este estudo se propõe a caracterizar a percepção do espaço por alunos do ensino fundamental, por meio do uso dos mapas mentais trabalhando com variáveis como: escala cartográfica e distribuição dos elementos no mapa, sendo que essa caracterização será apoiada na Geografia e na Cartografia.PALAVRAS-CHAVE: Mapas mentais, Ensino de História, CartografiaABSTRACT: The mind maps can be used as an analysis tool of the relationship of the student with your living space. To discuss the relationship between the map and the perception of space, it is necessary to work it as the context of a humanistic approach, but within the normative model of cartography. This study aims to characterize the perception of space for elementary school students, through the use of mind maps working with variables such as cartographic scale and distribution of elements on the map, and this characterization will be supported in Geography and Cartography. KEYWORDS: Mind maps, Ensinode History, CartographyRecebido: 06/02/2011      Aceito: 13/07/2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-14
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/434
url https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/434/234
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2011 Gleison de Oliveira Campos, Renato Teixeira da Silva, Fabiana Faria
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2011 Gleison de Oliveira Campos, Renato Teixeira da Silva, Fabiana Faria
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil


dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
dc.source.none.fl_str_mv e-hum; v. 4, n. 1 (2011): E-HUM; 19-41
1984-767X
reponame:EHUM
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str EHUM
collection EHUM
repository.name.fl_str_mv EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br
_version_ 1800216996191666176