A utilização de métodos qualitativos na ciência política e no marketing político

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Luciana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gondim, Sônia Maria Guedes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Opinião Pública (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641071
Resumo: O artigo discorre sobre a utilização da abordagem qualitativa na Ciência Política e no Marketing Político. As discussões apresentadas derivam-se, principalmente, da experiência acadêmica com a pesquisa Ideologia Política, Propaganda Eleitoral e Voto: o efeito persuasivo do Horário Eleitoral na Campanha da Presidência da República, em que foram empregadas as técnicas de entrevista em profundidade e grupos focais Abstract This paper discusses the use of qualitative research technie to the study Political Science and to the Political Marketing. The issues discussed here drawn from the research on Political Ideology, Electoral Propaganda and Votes: the effect of “horário electoral” on the presidency campaign, in which were used depth interviews and focus group technies.Key words: qualitative methods, political marketing, focus groups, 1998 presidency campaign
id UNICAMP-10_610a0d1b418df92fbb4937b8fd53d5ef
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8641071
network_acronym_str UNICAMP-10
network_name_str Opinião Pública (Online)
repository_id_str
spelling A utilização de métodos qualitativos na ciência política e no marketing políticoMétodos qualitativos. Marketing político. Grupos focais. Campanha presidencial de 1998Opinião públicaO artigo discorre sobre a utilização da abordagem qualitativa na Ciência Política e no Marketing Político. As discussões apresentadas derivam-se, principalmente, da experiência acadêmica com a pesquisa Ideologia Política, Propaganda Eleitoral e Voto: o efeito persuasivo do Horário Eleitoral na Campanha da Presidência da República, em que foram empregadas as técnicas de entrevista em profundidade e grupos focais Abstract This paper discusses the use of qualitative research technie to the study Political Science and to the Political Marketing. The issues discussed here drawn from the research on Political Ideology, Electoral Propaganda and Votes: the effect of “horário electoral” on the presidency campaign, in which were used depth interviews and focus group technies.Key words: qualitative methods, political marketing, focus groups, 1998 presidency campaignUniversidade Estadual de Campinas2015-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641071Opinião Pública; Vol. 7 No. 1: 2001; 1-15Opinião Pública; Vol. 7 Núm. 1: 2001; 1-15Opinião Pública; v. 7 n. 1: 2001; 1-151807-0191reponame:Opinião Pública (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641071/8583Veiga, LucianaGondim, Sônia Maria Guedesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-04T13:50:26Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8641071Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/opPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/oaicesop@unicamp.br||racael@unicamp.br || rop@unicamp.br1807-01910104-6276opendoar:2015-11-04T13:50:26Opinião Pública (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de métodos qualitativos na ciência política e no marketing político
title A utilização de métodos qualitativos na ciência política e no marketing político
spellingShingle A utilização de métodos qualitativos na ciência política e no marketing político
Veiga, Luciana
Métodos qualitativos. Marketing político. Grupos focais. Campanha presidencial de 1998
Opinião pública
title_short A utilização de métodos qualitativos na ciência política e no marketing político
title_full A utilização de métodos qualitativos na ciência política e no marketing político
title_fullStr A utilização de métodos qualitativos na ciência política e no marketing político
title_full_unstemmed A utilização de métodos qualitativos na ciência política e no marketing político
title_sort A utilização de métodos qualitativos na ciência política e no marketing político
author Veiga, Luciana
author_facet Veiga, Luciana
Gondim, Sônia Maria Guedes
author_role author
author2 Gondim, Sônia Maria Guedes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Luciana
Gondim, Sônia Maria Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos qualitativos. Marketing político. Grupos focais. Campanha presidencial de 1998
Opinião pública
topic Métodos qualitativos. Marketing político. Grupos focais. Campanha presidencial de 1998
Opinião pública
description O artigo discorre sobre a utilização da abordagem qualitativa na Ciência Política e no Marketing Político. As discussões apresentadas derivam-se, principalmente, da experiência acadêmica com a pesquisa Ideologia Política, Propaganda Eleitoral e Voto: o efeito persuasivo do Horário Eleitoral na Campanha da Presidência da República, em que foram empregadas as técnicas de entrevista em profundidade e grupos focais Abstract This paper discusses the use of qualitative research technie to the study Political Science and to the Political Marketing. The issues discussed here drawn from the research on Political Ideology, Electoral Propaganda and Votes: the effect of “horário electoral” on the presidency campaign, in which were used depth interviews and focus group technies.Key words: qualitative methods, political marketing, focus groups, 1998 presidency campaign
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641071
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641071/8583
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Opinião Pública; Vol. 7 No. 1: 2001; 1-15
Opinião Pública; Vol. 7 Núm. 1: 2001; 1-15
Opinião Pública; v. 7 n. 1: 2001; 1-15
1807-0191
reponame:Opinião Pública (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Opinião Pública (Online)
collection Opinião Pública (Online)
repository.name.fl_str_mv Opinião Pública (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cesop@unicamp.br||racael@unicamp.br || rop@unicamp.br
_version_ 1800217016152358912