A utilização de métodos qualitativos na ciência política e no marketing político
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Opinião Pública (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641071 |
Resumo: | O artigo discorre sobre a utilização da abordagem qualitativa na Ciência Política e no Marketing Político. As discussões apresentadas derivam-se, principalmente, da experiência acadêmica com a pesquisa Ideologia Política, Propaganda Eleitoral e Voto: o efeito persuasivo do Horário Eleitoral na Campanha da Presidência da República, em que foram empregadas as técnicas de entrevista em profundidade e grupos focais Abstract This paper discusses the use of qualitative research technie to the study Political Science and to the Political Marketing. The issues discussed here drawn from the research on Political Ideology, Electoral Propaganda and Votes: the effect of “horário electoral” on the presidency campaign, in which were used depth interviews and focus group technies.Key words: qualitative methods, political marketing, focus groups, 1998 presidency campaign |
id |
UNICAMP-10_610a0d1b418df92fbb4937b8fd53d5ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8641071 |
network_acronym_str |
UNICAMP-10 |
network_name_str |
Opinião Pública (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização de métodos qualitativos na ciência política e no marketing políticoMétodos qualitativos. Marketing político. Grupos focais. Campanha presidencial de 1998Opinião públicaO artigo discorre sobre a utilização da abordagem qualitativa na Ciência Política e no Marketing Político. As discussões apresentadas derivam-se, principalmente, da experiência acadêmica com a pesquisa Ideologia Política, Propaganda Eleitoral e Voto: o efeito persuasivo do Horário Eleitoral na Campanha da Presidência da República, em que foram empregadas as técnicas de entrevista em profundidade e grupos focais Abstract This paper discusses the use of qualitative research technie to the study Political Science and to the Political Marketing. The issues discussed here drawn from the research on Political Ideology, Electoral Propaganda and Votes: the effect of “horário electoral” on the presidency campaign, in which were used depth interviews and focus group technies.Key words: qualitative methods, political marketing, focus groups, 1998 presidency campaignUniversidade Estadual de Campinas2015-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641071Opinião Pública; Vol. 7 No. 1: 2001; 1-15Opinião Pública; Vol. 7 Núm. 1: 2001; 1-15Opinião Pública; v. 7 n. 1: 2001; 1-151807-0191reponame:Opinião Pública (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641071/8583Veiga, LucianaGondim, Sônia Maria Guedesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-04T13:50:26Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8641071Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/opPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/oaicesop@unicamp.br||racael@unicamp.br || rop@unicamp.br1807-01910104-6276opendoar:2015-11-04T13:50:26Opinião Pública (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de métodos qualitativos na ciência política e no marketing político |
title |
A utilização de métodos qualitativos na ciência política e no marketing político |
spellingShingle |
A utilização de métodos qualitativos na ciência política e no marketing político Veiga, Luciana Métodos qualitativos. Marketing político. Grupos focais. Campanha presidencial de 1998 Opinião pública |
title_short |
A utilização de métodos qualitativos na ciência política e no marketing político |
title_full |
A utilização de métodos qualitativos na ciência política e no marketing político |
title_fullStr |
A utilização de métodos qualitativos na ciência política e no marketing político |
title_full_unstemmed |
A utilização de métodos qualitativos na ciência política e no marketing político |
title_sort |
A utilização de métodos qualitativos na ciência política e no marketing político |
author |
Veiga, Luciana |
author_facet |
Veiga, Luciana Gondim, Sônia Maria Guedes |
author_role |
author |
author2 |
Gondim, Sônia Maria Guedes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veiga, Luciana Gondim, Sônia Maria Guedes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Métodos qualitativos. Marketing político. Grupos focais. Campanha presidencial de 1998 Opinião pública |
topic |
Métodos qualitativos. Marketing político. Grupos focais. Campanha presidencial de 1998 Opinião pública |
description |
O artigo discorre sobre a utilização da abordagem qualitativa na Ciência Política e no Marketing Político. As discussões apresentadas derivam-se, principalmente, da experiência acadêmica com a pesquisa Ideologia Política, Propaganda Eleitoral e Voto: o efeito persuasivo do Horário Eleitoral na Campanha da Presidência da República, em que foram empregadas as técnicas de entrevista em profundidade e grupos focais Abstract This paper discusses the use of qualitative research technie to the study Political Science and to the Political Marketing. The issues discussed here drawn from the research on Political Ideology, Electoral Propaganda and Votes: the effect of “horário electoral” on the presidency campaign, in which were used depth interviews and focus group technies.Key words: qualitative methods, political marketing, focus groups, 1998 presidency campaign |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641071 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641071/8583 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Opinião Pública; Vol. 7 No. 1: 2001; 1-15 Opinião Pública; Vol. 7 Núm. 1: 2001; 1-15 Opinião Pública; v. 7 n. 1: 2001; 1-15 1807-0191 reponame:Opinião Pública (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Opinião Pública (Online) |
collection |
Opinião Pública (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Opinião Pública (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
cesop@unicamp.br||racael@unicamp.br || rop@unicamp.br |
_version_ |
1800217016152358912 |