MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL LIVRE PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ITALIANO NO ÂMBITO DOS CENTROS DE ESTUDOS DE LÍNGUAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: CAMINHOS DA PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000201189 |
Resumo: | RESUMO Discutimos a problemática do material didático no contexto dos cursos de italiano dos Centros de Estudos de Línguas (CEL) do Estado de São Paulo, deflagrando, embasados em Peleteiro (2015) e em Pinheiro (2013), a sua vocação para a utilização de materiais didáticos essencialmente personalizados e personalizáveis. Frente a essa questão, caracterizamos materiais didáticos de natureza virtual e livre, discutindo a sua correlação com a pedagogia pós-método, e propomos os materiais didáticos dessa natureza como os mais adequados para o contexto dos CEL, uma vez que são, essencialmente, personalizáveis (SOUZA, 2014). Trata-se da nossa principal hipótese de trabalho. Sugerimos requisitos para o design de repositórios virtuais que consideramos adequados para o desenvolvimento e a utilização de materiais didáticos de natureza virtual e livre. Nossas sugestões foram elaboradas a partir da análise do CURRÍCULO+, repositório digital da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo que consideramos inadequado às demandas relativas ao uso e à produção de materiais didáticos em uma perspectiva pós-método, ou seja, ao uso e à produção de materiais didáticos de natureza virtual e livre (SOUZA, 2014). A inadequação consiste, principalmente, no fato de se tratar de um repositório centrado no currículo, e não no professor-autor e em suas demandas locais, advindas dos contextos em que atua. Discorremos, enfim, sobre a metodologia de produção de material didático na perspectiva da pedagogia pós-médodo, que experimentamos e buscamos aprimorar em nossa pesquisa. Defendemos que a produção de material didático na perspectiva da pedagogia pós-método envolve o estabelecimento e a utilização de princípios, ou quadros de referência, compatíveis com o estado atual do conhecimento, coerentes, compreensíveis, neutros em relação a métodos e de caráter não prescritivo. Fundamentamo-nos em Kumaravadivelu (2006b) e Tomlinson (2016). Consideramos que se trata, ademais, de uma prática que também reflete, de algum modo, os parâmetros da particularidade, da praticabilidade e da possibilidade. |
id |
UNICAMP-12_17e5089b0a844dfafb01f990ebc18e98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-18132018000201189 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL LIVRE PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ITALIANO NO ÂMBITO DOS CENTROS DE ESTUDOS DE LÍNGUAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: CAMINHOS DA PEDAGOGIA PÓS-MÉTODOPós-métodomaterial didático virtual livreCentro de Estudos de Línguas do Estado de São PauloRESUMO Discutimos a problemática do material didático no contexto dos cursos de italiano dos Centros de Estudos de Línguas (CEL) do Estado de São Paulo, deflagrando, embasados em Peleteiro (2015) e em Pinheiro (2013), a sua vocação para a utilização de materiais didáticos essencialmente personalizados e personalizáveis. Frente a essa questão, caracterizamos materiais didáticos de natureza virtual e livre, discutindo a sua correlação com a pedagogia pós-método, e propomos os materiais didáticos dessa natureza como os mais adequados para o contexto dos CEL, uma vez que são, essencialmente, personalizáveis (SOUZA, 2014). Trata-se da nossa principal hipótese de trabalho. Sugerimos requisitos para o design de repositórios virtuais que consideramos adequados para o desenvolvimento e a utilização de materiais didáticos de natureza virtual e livre. Nossas sugestões foram elaboradas a partir da análise do CURRÍCULO+, repositório digital da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo que consideramos inadequado às demandas relativas ao uso e à produção de materiais didáticos em uma perspectiva pós-método, ou seja, ao uso e à produção de materiais didáticos de natureza virtual e livre (SOUZA, 2014). A inadequação consiste, principalmente, no fato de se tratar de um repositório centrado no currículo, e não no professor-autor e em suas demandas locais, advindas dos contextos em que atua. Discorremos, enfim, sobre a metodologia de produção de material didático na perspectiva da pedagogia pós-médodo, que experimentamos e buscamos aprimorar em nossa pesquisa. Defendemos que a produção de material didático na perspectiva da pedagogia pós-método envolve o estabelecimento e a utilização de princípios, ou quadros de referência, compatíveis com o estado atual do conhecimento, coerentes, compreensíveis, neutros em relação a métodos e de caráter não prescritivo. Fundamentamo-nos em Kumaravadivelu (2006b) e Tomlinson (2016). Consideramos que se trata, ademais, de uma prática que também reflete, de algum modo, os parâmetros da particularidade, da praticabilidade e da possibilidade.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2018-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000201189Trabalhos em Linguística Aplicada v.57 n.2 2018reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318138651351345101info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Rômulo Francisco depor2018-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132018000201189Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:42.782501Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL LIVRE PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ITALIANO NO ÂMBITO DOS CENTROS DE ESTUDOS DE LÍNGUAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: CAMINHOS DA PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO |
title |
MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL LIVRE PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ITALIANO NO ÂMBITO DOS CENTROS DE ESTUDOS DE LÍNGUAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: CAMINHOS DA PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO |
spellingShingle |
MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL LIVRE PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ITALIANO NO ÂMBITO DOS CENTROS DE ESTUDOS DE LÍNGUAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: CAMINHOS DA PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO Souza,Rômulo Francisco de Pós-método material didático virtual livre Centro de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo |
title_short |
MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL LIVRE PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ITALIANO NO ÂMBITO DOS CENTROS DE ESTUDOS DE LÍNGUAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: CAMINHOS DA PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO |
title_full |
MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL LIVRE PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ITALIANO NO ÂMBITO DOS CENTROS DE ESTUDOS DE LÍNGUAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: CAMINHOS DA PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO |
title_fullStr |
MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL LIVRE PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ITALIANO NO ÂMBITO DOS CENTROS DE ESTUDOS DE LÍNGUAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: CAMINHOS DA PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO |
title_full_unstemmed |
MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL LIVRE PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ITALIANO NO ÂMBITO DOS CENTROS DE ESTUDOS DE LÍNGUAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: CAMINHOS DA PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO |
title_sort |
MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL LIVRE PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ITALIANO NO ÂMBITO DOS CENTROS DE ESTUDOS DE LÍNGUAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: CAMINHOS DA PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO |
author |
Souza,Rômulo Francisco de |
author_facet |
Souza,Rômulo Francisco de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza,Rômulo Francisco de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pós-método material didático virtual livre Centro de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo |
topic |
Pós-método material didático virtual livre Centro de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo |
description |
RESUMO Discutimos a problemática do material didático no contexto dos cursos de italiano dos Centros de Estudos de Línguas (CEL) do Estado de São Paulo, deflagrando, embasados em Peleteiro (2015) e em Pinheiro (2013), a sua vocação para a utilização de materiais didáticos essencialmente personalizados e personalizáveis. Frente a essa questão, caracterizamos materiais didáticos de natureza virtual e livre, discutindo a sua correlação com a pedagogia pós-método, e propomos os materiais didáticos dessa natureza como os mais adequados para o contexto dos CEL, uma vez que são, essencialmente, personalizáveis (SOUZA, 2014). Trata-se da nossa principal hipótese de trabalho. Sugerimos requisitos para o design de repositórios virtuais que consideramos adequados para o desenvolvimento e a utilização de materiais didáticos de natureza virtual e livre. Nossas sugestões foram elaboradas a partir da análise do CURRÍCULO+, repositório digital da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo que consideramos inadequado às demandas relativas ao uso e à produção de materiais didáticos em uma perspectiva pós-método, ou seja, ao uso e à produção de materiais didáticos de natureza virtual e livre (SOUZA, 2014). A inadequação consiste, principalmente, no fato de se tratar de um repositório centrado no currículo, e não no professor-autor e em suas demandas locais, advindas dos contextos em que atua. Discorremos, enfim, sobre a metodologia de produção de material didático na perspectiva da pedagogia pós-médodo, que experimentamos e buscamos aprimorar em nossa pesquisa. Defendemos que a produção de material didático na perspectiva da pedagogia pós-método envolve o estabelecimento e a utilização de princípios, ou quadros de referência, compatíveis com o estado atual do conhecimento, coerentes, compreensíveis, neutros em relação a métodos e de caráter não prescritivo. Fundamentamo-nos em Kumaravadivelu (2006b) e Tomlinson (2016). Consideramos que se trata, ademais, de uma prática que também reflete, de algum modo, os parâmetros da particularidade, da praticabilidade e da possibilidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000201189 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000201189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/010318138651351345101 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada v.57 n.2 2018 reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216523518771200 |