O FEEDBACK ALUNO-ALUNO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000100383 |
Resumo: | RESUMO: Esta pesquisa, do tipo qualitativa e de cunho etnográfico, tem por objetivo investigar o feedback aluno-aluno em fóruns de discussão de um curso de extensão universitária on-line. O estudo fundamenta-se numa discussão sobre a interação entre alunos em cursos a distância e os diferentes tipos de feedback existentes na literatura. Os dados, gerados através de três diferentes instrumentos - análise das mensagens dos fóruns, questionário e entrevista -, permitiram categorizar os tipos de feedback aluno-aluno de acordo com o conteúdo, apontaram as razões que levam alunos a fornecer feedback a seus colegas, bem como a percepção dos alunos em relação ao feedback recebido. |
id |
UNICAMP-12_37aaea4eb88ef4dc288de17721e16f05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-18132018000100383 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O FEEDBACK ALUNO-ALUNO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEMfeedbackeducação a distânciainteraçãoRESUMO: Esta pesquisa, do tipo qualitativa e de cunho etnográfico, tem por objetivo investigar o feedback aluno-aluno em fóruns de discussão de um curso de extensão universitária on-line. O estudo fundamenta-se numa discussão sobre a interação entre alunos em cursos a distância e os diferentes tipos de feedback existentes na literatura. Os dados, gerados através de três diferentes instrumentos - análise das mensagens dos fóruns, questionário e entrevista -, permitiram categorizar os tipos de feedback aluno-aluno de acordo com o conteúdo, apontaram as razões que levam alunos a fornecer feedback a seus colegas, bem como a percepção dos alunos em relação ao feedback recebido.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000100383Trabalhos em Linguística Aplicada v.57 n.1 2018reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318138647945235301info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso,Ana Carolina Simõespor2018-04-24T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132018000100383Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:40.535750Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O FEEDBACK ALUNO-ALUNO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM |
title |
O FEEDBACK ALUNO-ALUNO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
O FEEDBACK ALUNO-ALUNO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Cardoso,Ana Carolina Simões feedback educação a distância interação |
title_short |
O FEEDBACK ALUNO-ALUNO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM |
title_full |
O FEEDBACK ALUNO-ALUNO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
O FEEDBACK ALUNO-ALUNO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
O FEEDBACK ALUNO-ALUNO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM |
title_sort |
O FEEDBACK ALUNO-ALUNO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM |
author |
Cardoso,Ana Carolina Simões |
author_facet |
Cardoso,Ana Carolina Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso,Ana Carolina Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
feedback educação a distância interação |
topic |
feedback educação a distância interação |
description |
RESUMO: Esta pesquisa, do tipo qualitativa e de cunho etnográfico, tem por objetivo investigar o feedback aluno-aluno em fóruns de discussão de um curso de extensão universitária on-line. O estudo fundamenta-se numa discussão sobre a interação entre alunos em cursos a distância e os diferentes tipos de feedback existentes na literatura. Os dados, gerados através de três diferentes instrumentos - análise das mensagens dos fóruns, questionário e entrevista -, permitiram categorizar os tipos de feedback aluno-aluno de acordo com o conteúdo, apontaram as razões que levam alunos a fornecer feedback a seus colegas, bem como a percepção dos alunos em relação ao feedback recebido. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000100383 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000100383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/010318138647945235301 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada v.57 n.1 2018 reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216525752238080 |