A capacidade de ação discursiva: representações do contexto de produção em situação de ensino-aprendizagem da escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000100109 |
Resumo: | Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutoramento centrada na apropriação instrumental de um gênero de texto - a carta de reclamação - sob as lentes teórico-metodológicas do Interacionisno Sociodiscursivo (ISD). O enfoque centra-se na abordagem do primeiro esquema de utilização do gênero - o contexto de produção textual -, visto sob o ponto de vista do agir linguageiro. Para tanto, o conceito de capacidades de ação é tomado como categoria de análise do gênero textual em situação de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. O artigo apresenta dois momentos analíticos: a didatização da capacidade de ação no projeto da sequência didática desenvolvido pela pesquisa de campo; o desenvolvimento dessa capacidade a partir do confronto entre a produção inicial e final da carta de reclamação de um aluno. Os resultados evidenciam a relação entre o produto final da textualidade do aluno e a sistematização didática voltada para esse esquema de utilização do gênero. |
id |
UNICAMP-12_6d2765bc1192cb2b18fcff9d9f81f8b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-18132015000100109 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A capacidade de ação discursiva: representações do contexto de produção em situação de ensino-aprendizagem da escritaContexto de produção textualCapacidades de açãoSequência didáticaEste artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutoramento centrada na apropriação instrumental de um gênero de texto - a carta de reclamação - sob as lentes teórico-metodológicas do Interacionisno Sociodiscursivo (ISD). O enfoque centra-se na abordagem do primeiro esquema de utilização do gênero - o contexto de produção textual -, visto sob o ponto de vista do agir linguageiro. Para tanto, o conceito de capacidades de ação é tomado como categoria de análise do gênero textual em situação de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. O artigo apresenta dois momentos analíticos: a didatização da capacidade de ação no projeto da sequência didática desenvolvido pela pesquisa de campo; o desenvolvimento dessa capacidade a partir do confronto entre a produção inicial e final da carta de reclamação de um aluno. Os resultados evidenciam a relação entre o produto final da textualidade do aluno e a sistematização didática voltada para esse esquema de utilização do gênero.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000100109Trabalhos em Linguística Aplicada v.54 n.1 2015reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/0103-18134438146041info:eu-repo/semantics/openAccessBarros,Eliana Merlin Deganutti depor2015-08-27T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132015000100109Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:33.432724Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A capacidade de ação discursiva: representações do contexto de produção em situação de ensino-aprendizagem da escrita |
title |
A capacidade de ação discursiva: representações do contexto de produção em situação de ensino-aprendizagem da escrita |
spellingShingle |
A capacidade de ação discursiva: representações do contexto de produção em situação de ensino-aprendizagem da escrita Barros,Eliana Merlin Deganutti de Contexto de produção textual Capacidades de ação Sequência didática |
title_short |
A capacidade de ação discursiva: representações do contexto de produção em situação de ensino-aprendizagem da escrita |
title_full |
A capacidade de ação discursiva: representações do contexto de produção em situação de ensino-aprendizagem da escrita |
title_fullStr |
A capacidade de ação discursiva: representações do contexto de produção em situação de ensino-aprendizagem da escrita |
title_full_unstemmed |
A capacidade de ação discursiva: representações do contexto de produção em situação de ensino-aprendizagem da escrita |
title_sort |
A capacidade de ação discursiva: representações do contexto de produção em situação de ensino-aprendizagem da escrita |
author |
Barros,Eliana Merlin Deganutti de |
author_facet |
Barros,Eliana Merlin Deganutti de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros,Eliana Merlin Deganutti de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contexto de produção textual Capacidades de ação Sequência didática |
topic |
Contexto de produção textual Capacidades de ação Sequência didática |
description |
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutoramento centrada na apropriação instrumental de um gênero de texto - a carta de reclamação - sob as lentes teórico-metodológicas do Interacionisno Sociodiscursivo (ISD). O enfoque centra-se na abordagem do primeiro esquema de utilização do gênero - o contexto de produção textual -, visto sob o ponto de vista do agir linguageiro. Para tanto, o conceito de capacidades de ação é tomado como categoria de análise do gênero textual em situação de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. O artigo apresenta dois momentos analíticos: a didatização da capacidade de ação no projeto da sequência didática desenvolvido pela pesquisa de campo; o desenvolvimento dessa capacidade a partir do confronto entre a produção inicial e final da carta de reclamação de um aluno. Os resultados evidenciam a relação entre o produto final da textualidade do aluno e a sistematização didática voltada para esse esquema de utilização do gênero. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000100109 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000100109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0103-18134438146041 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada v.54 n.1 2015 reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216525155598336 |