Pontos de possível diálogo entre aprendizado multimodal e ensino-aprendizado de línguas estrangeiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132011000100008 |
Resumo: | Este artigo é uma resenha bibliográfica derivada de um projeto de pesquisa focando na multimodalidade e seu possível impacto na aprendizagem de línguas estrangeiras, com especial atenção aos desenhos de textos (KRESS & VAN LEEUWEN, 2001) de acordo com o informado pelos modelos de aprendizado multimodal (SCHNOTZ, 2005; MAYER, 2001). Em primeiro lugar, o artigo resgata estes modelos e os relaciona ao campo da aquisição de um segundo idioma. Em continuação, descreve-se alguns pontos de possível encontro e diálogos entre estes dois campos de pesquisa. Finalmente, apresenta alguns estudos que se realizaram em torno ao aprendizado multimodal de línguas como exemplos deste diálogo. |
id |
UNICAMP-12_a0066ad5dfc043d235f9894c2d0c5be9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-18132011000100008 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pontos de possível diálogo entre aprendizado multimodal e ensino-aprendizado de línguas estrangeirasaprendizado multimodalmodelos sócio-semióticosensino-aprendizado multimodal de línguas estrangeirasEste artigo é uma resenha bibliográfica derivada de um projeto de pesquisa focando na multimodalidade e seu possível impacto na aprendizagem de línguas estrangeiras, com especial atenção aos desenhos de textos (KRESS & VAN LEEUWEN, 2001) de acordo com o informado pelos modelos de aprendizado multimodal (SCHNOTZ, 2005; MAYER, 2001). Em primeiro lugar, o artigo resgata estes modelos e os relaciona ao campo da aquisição de um segundo idioma. Em continuação, descreve-se alguns pontos de possível encontro e diálogos entre estes dois campos de pesquisa. Finalmente, apresenta alguns estudos que se realizaram em torno ao aprendizado multimodal de línguas como exemplos deste diálogo.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132011000100008Trabalhos em Linguística Aplicada v.50 n.1 2011reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-18132011000100008info:eu-repo/semantics/openAccessFarias,Miguel AngelObilinovic,KaticaOrrego,Roxanapor2011-08-22T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132011000100008Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:27.807035Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pontos de possível diálogo entre aprendizado multimodal e ensino-aprendizado de línguas estrangeiras |
title |
Pontos de possível diálogo entre aprendizado multimodal e ensino-aprendizado de línguas estrangeiras |
spellingShingle |
Pontos de possível diálogo entre aprendizado multimodal e ensino-aprendizado de línguas estrangeiras Farias,Miguel Angel aprendizado multimodal modelos sócio-semióticos ensino-aprendizado multimodal de línguas estrangeiras |
title_short |
Pontos de possível diálogo entre aprendizado multimodal e ensino-aprendizado de línguas estrangeiras |
title_full |
Pontos de possível diálogo entre aprendizado multimodal e ensino-aprendizado de línguas estrangeiras |
title_fullStr |
Pontos de possível diálogo entre aprendizado multimodal e ensino-aprendizado de línguas estrangeiras |
title_full_unstemmed |
Pontos de possível diálogo entre aprendizado multimodal e ensino-aprendizado de línguas estrangeiras |
title_sort |
Pontos de possível diálogo entre aprendizado multimodal e ensino-aprendizado de línguas estrangeiras |
author |
Farias,Miguel Angel |
author_facet |
Farias,Miguel Angel Obilinovic,Katica Orrego,Roxana |
author_role |
author |
author2 |
Obilinovic,Katica Orrego,Roxana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias,Miguel Angel Obilinovic,Katica Orrego,Roxana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizado multimodal modelos sócio-semióticos ensino-aprendizado multimodal de línguas estrangeiras |
topic |
aprendizado multimodal modelos sócio-semióticos ensino-aprendizado multimodal de línguas estrangeiras |
description |
Este artigo é uma resenha bibliográfica derivada de um projeto de pesquisa focando na multimodalidade e seu possível impacto na aprendizagem de línguas estrangeiras, com especial atenção aos desenhos de textos (KRESS & VAN LEEUWEN, 2001) de acordo com o informado pelos modelos de aprendizado multimodal (SCHNOTZ, 2005; MAYER, 2001). Em primeiro lugar, o artigo resgata estes modelos e os relaciona ao campo da aquisição de um segundo idioma. Em continuação, descreve-se alguns pontos de possível encontro e diálogos entre estes dois campos de pesquisa. Finalmente, apresenta alguns estudos que se realizaram em torno ao aprendizado multimodal de línguas como exemplos deste diálogo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132011000100008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132011000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-18132011000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada v.50 n.1 2011 reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216524602998784 |