O percurso gamer como novo modelo de material didático para o ensino de escrita
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8670204 |
Resumo: | Neste artigo, buscamos refletir sobre as interfaces entre os games e o ensino de escrita, por meio do relato do desenvolvimento e da aplicação de um material didático com inspiração na lógica dos jogos eletrônicos, o qual chamamos de percurso gamer. O material criado é intitulado “Lara Croft nos templos do Camboja”, em homenagem aos jogos da franquia Tomb Raider, na qual é possível assumir a identidade de uma arqueóloga fictícia. Vislumbramos nesses jogos a possibilidade de explorar os letramentos e os gêneros científicos e de divulgação científica. Embasam a criação desse novo modelo de material didático as teorias de letramentos, gamificação e Aprendizagem Baseada em Jogos. Para a aplicação em sala de aula, utilizamos a metodologia da pesquisa-ação e os seguintes instrumentos de geração de dados: questionário, videogravação das aulas, captura de imagens no computador, diário de pesquisa e entrevistas. Concluímos que o percurso gamer oferece aos estudantes a possibilidade de vivenciar uma profissão e escrever textos em diferentes gêneros a partir da assunção de um ethos discursivo previamente delimitado pelo personagem, o que permite mobilizar a prática social na produção textual e compreender com maior profundidade a cena da enunciação, devido à imersão na proposta narrativa. |
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O percurso gamer como novo modelo de material didático para o ensino de escritaA gamer route as a new didactic material for teaching writingEl camino gamer como nuevo modelo de material didáctico para la enseñanza de la escrituraVideojuegosGamificaciónMaterial didácticoAlfabetismoEscrituraElectronic gamesGamificationDidactic materialsLiteraciesWritingJogos eletrônicosGamificaçãoMaterial didáticoLetramentosEscritaNeste artigo, buscamos refletir sobre as interfaces entre os games e o ensino de escrita, por meio do relato do desenvolvimento e da aplicação de um material didático com inspiração na lógica dos jogos eletrônicos, o qual chamamos de percurso gamer. O material criado é intitulado “Lara Croft nos templos do Camboja”, em homenagem aos jogos da franquia Tomb Raider, na qual é possível assumir a identidade de uma arqueóloga fictícia. Vislumbramos nesses jogos a possibilidade de explorar os letramentos e os gêneros científicos e de divulgação científica. Embasam a criação desse novo modelo de material didático as teorias de letramentos, gamificação e Aprendizagem Baseada em Jogos. Para a aplicação em sala de aula, utilizamos a metodologia da pesquisa-ação e os seguintes instrumentos de geração de dados: questionário, videogravação das aulas, captura de imagens no computador, diário de pesquisa e entrevistas. Concluímos que o percurso gamer oferece aos estudantes a possibilidade de vivenciar uma profissão e escrever textos em diferentes gêneros a partir da assunção de um ethos discursivo previamente delimitado pelo personagem, o que permite mobilizar a prática social na produção textual e compreender com maior profundidade a cena da enunciação, devido à imersão na proposta narrativa.In this article, we seek to reflect on the interfaces between games and the teaching of writing, through the development and application of a didactic material inspired by the logic of games, which we call the gamer route. The material created is titled “Lara Croft in the temples of Cambodia”, named after the Tomb Raider franchise games. In the game it is possible to assume the identity of a fictional archaeologist. We envision in these games the possibility of exploring literacies and scientific and science popularization genres. The theories of literacies, gamification and Game-Based Learning support the creation of this new model of didactic material. For the application in the classroom, we used the action research methodology and the following data generation instruments: questionnaire, video recording of classes, computer image capture, research diary and interviews. As a main result, we conclude that the gamer route offers students the possibility of experiencing a profession and writing texts in different genres from the assumption of a discursive ethos previously delimited by the character, which allows mobilizing social practice in textual production and understanding in greater depth the scene of enunciation, due to the immersion in the narrative proposal.En este artículo, buscamos reflexionar sobre las interfaces entre los juegos y la enseñanza de la escritura, a través del informe del desarrollo y aplicación de un material didáctico inspirado en la lógica de los juegos electrónicos, que llamamos el camino gamer. El material creado se titula "Lara Croft en los templos de Camboya", en honor a los juegos de la franquicia Tomb Raider, en los que es posible asumir la identidad de un arqueólogo ficticio. Visualizamos en estos juegos la posibilidad de explorar alfabetizaciones y géneros científicos y divulgación científica. La creación de este nuevo modelo de material didáctico se basa en las teorías de la alfabetización, la gamificación y el Game-Based Learning. Para la aplicación en el aula, se utilizó la metodología de investigación-acción y los siguientes instrumentos de generación de datos: cuestionario, grabación de video de clases, captura de imágenes en la computadora, diario de investigación y entrevistas. Concluimos que el camino gamer ofrece a los estudiantes la posibilidad de experimentar una profesión y escribir textos en diferentes géneros a partir de la asunción de un ethos discursivo previamente delimitado por el personaje, lo que permite movilizar la práctica social en la producción textual y comprender con mayor profundidad la escena de enunciación, debido a la inmersión en la propuesta narrativa.Universidade Estadual de Campinas2023-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8670204Trabalhos em Linguística Aplicada; v. 62 n. 1 (2023); 74-89Trabalhos em Linguística Aplicada; Vol. 62 No. 1 (2023); 74-89Trabalhos em Linguística Aplicada; Vol. 62 Núm. 1 (2023); 74-892175-764Xreponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8670204/31762Copyright (c) 2023 Trabalhos em Linguística Aplicadahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChinaglia, Juliana Vegas2023-07-04T17:25:29Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8670204Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2023-07-04T17:25:29Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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