Avaliação do projeto “Criança Saudável – Educação Dez”: a visão de gestores e professores de escolas brasileiras de ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boog, Maria Cristina Faber
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carvalho, Miriam Correa de, Silva, Marina Vieira da, Fonseca, Maria da Conceição Pereira da, Motta, Denise Giacomo da, Nogueira, Rosana Maria, Farfan, Jaime Amaya
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8634785
Resumo: Trata-se de estudo relativo à avaliação do projeto “Criança Saudável – Educação Dez”, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Brasil), em termos de distribuição, conteúdo e efetiva utilização do material enviado às 140.000 escolas brasileiras de ensino fundamental. Foi selecionada uma amostra de 292 escolas de ensino fundamental abrangendo a totalidade dos estados brasileiros. Entrevistadores treinados se reuniram com 292 gestores e 1065 professores, e preencheram formulários contendo questões fechadas e abertas. Os dados foram digitados no software PrjEscola, desenvolvido em Visual Basic, e foram analisados estatisticamente. As questões abertas foram analisadas por meio do estabelecimento de categorias e respectivas freqüências. O estudo apontou que o material chegou a 90,7% das escolas, teve boa receptividade entre professores e alunos e foi efetivamente utilizado. Constatou-se ainda a necessidade de fazer adequações às características culturais regionais e focar os temas mais na promoção da saúde do que na prevenção de doenças.
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