Materialidade da cultura escolar. A importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felgueiras, Margarida Louro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643756
Resumo: Na abordagem da marerialidade da culrura escolar,parrimos das noções de passado, memórias, recordação e dos conceiros de culrura marerial, parrimónio e herança t:ducariva, para inscrever as produções escolares como um parrimónio marerial e imarerial, consriruindo uma herança a preservar. Como qualquer acrividade humana, a educação escolar urilizou e produziu arrefacros, gesros, lugares concreros e simbólicos, alojados na sociedade e na menralidade de cada época e com ela manrendo a osmose, que lhe permiria exisrir. Conservar, conhecer, criricar e comunicar a herança da acrividade educariva, hoje indispensável nas nossassociedades, exige invesrigação hisrórica e cuidados específicos. Conservar os arquivos escolares e musealizar objecros da acrividade escolar aparecem como rarefas que os historiadores da educação não podem descurar. Esra tem sido a nossa experiência em diversos projectos de invenrariação do espólio de escolas do 10Ciclo do Ensino Básico em Porrugal.Abstract: On rhe approach ro culrural scholar marerialiry, we begin wirh pasr norions, memories, recollections and marerial culrural conceprs, i.e., rhe educarive herirage and legacy,to register scholar producrions as a marerial and immarerial herirage. Through this process ir becomes a legacy to preserve. As any orher human acriviry, the scholar educarion used and produced arrefacrs, gesrures, concrere and symbolic places, lodged in sociery and in the menrality of rhe period, keeping an osmosis which allows ir to exisr.To preserve, ro know, ro criticize and ro communicare rhe herirage of rhe educarional acriviry, essenrial on today's society, demands an hisrorical invesrigarion and specific care. To preserve scholar activities and objects from rhe educarional activiry, are chores which cannor be disregarded by educarional hisrorians, such has been our experience in several projecrs on rhe invenrorying of primary schools assers.Key words: Material culrure. Parrimony. Educarional heritage. Educarional museology. Memones
id UNICAMP-18_3a54ea5dc56dc0fba6de6b6b23a94a5b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643756
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Materialidade da cultura escolar. A importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativaCulrura marerial. Património. Herança educariva. Museologia da educação. MemóriasEducaçãoNa abordagem da marerialidade da culrura escolar,parrimos das noções de passado, memórias, recordação e dos conceiros de culrura marerial, parrimónio e herança t:ducariva, para inscrever as produções escolares como um parrimónio marerial e imarerial, consriruindo uma herança a preservar. Como qualquer acrividade humana, a educação escolar urilizou e produziu arrefacros, gesros, lugares concreros e simbólicos, alojados na sociedade e na menralidade de cada época e com ela manrendo a osmose, que lhe permiria exisrir. Conservar, conhecer, criricar e comunicar a herança da acrividade educariva, hoje indispensável nas nossassociedades, exige invesrigação hisrórica e cuidados específicos. Conservar os arquivos escolares e musealizar objecros da acrividade escolar aparecem como rarefas que os historiadores da educação não podem descurar. Esra tem sido a nossa experiência em diversos projectos de invenrariação do espólio de escolas do 10Ciclo do Ensino Básico em Porrugal.Abstract: On rhe approach ro culrural scholar marerialiry, we begin wirh pasr norions, memories, recollections and marerial culrural conceprs, i.e., rhe educarive herirage and legacy,to register scholar producrions as a marerial and immarerial herirage. Through this process ir becomes a legacy to preserve. As any orher human acriviry, the scholar educarion used and produced arrefacrs, gesrures, concrere and symbolic places, lodged in sociery and in the menrality of rhe period, keeping an osmosis which allows ir to exisr.To preserve, ro know, ro criticize and ro communicare rhe herirage of rhe educarional acriviry, essenrial on today's society, demands an hisrorical invesrigarion and specific care. To preserve scholar activities and objects from rhe educarional activiry, are chores which cannor be disregarded by educarional hisrorians, such has been our experience in several projecrs on rhe invenrorying of primary schools assers.Key words: Material culrure. Parrimony. Educarional heritage. Educarional museology. MemonesUniversidade Estadual de Campinas2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643756Pro-Posições; Vol. 16 No. 1: jan./abr.2005[46]; 87-102Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 1: jan./abr.2005[46]; 87-102Pro-Posições; v. 16 n. 1: jan./abr.2005[46]; 87-1021980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643756/11271Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFelgueiras, Margarida Louro2016-03-01T13:45:17Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643756Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-01T13:45:17Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Materialidade da cultura escolar. A importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa
title Materialidade da cultura escolar. A importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa
spellingShingle Materialidade da cultura escolar. A importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa
Felgueiras, Margarida Louro
Culrura marerial. Património. Herança educariva. Museologia da educação. Memórias
Educação
title_short Materialidade da cultura escolar. A importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa
title_full Materialidade da cultura escolar. A importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa
title_fullStr Materialidade da cultura escolar. A importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa
title_full_unstemmed Materialidade da cultura escolar. A importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa
title_sort Materialidade da cultura escolar. A importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa
author Felgueiras, Margarida Louro
author_facet Felgueiras, Margarida Louro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felgueiras, Margarida Louro
dc.subject.por.fl_str_mv Culrura marerial. Património. Herança educariva. Museologia da educação. Memórias
Educação
topic Culrura marerial. Património. Herança educariva. Museologia da educação. Memórias
Educação
description Na abordagem da marerialidade da culrura escolar,parrimos das noções de passado, memórias, recordação e dos conceiros de culrura marerial, parrimónio e herança t:ducariva, para inscrever as produções escolares como um parrimónio marerial e imarerial, consriruindo uma herança a preservar. Como qualquer acrividade humana, a educação escolar urilizou e produziu arrefacros, gesros, lugares concreros e simbólicos, alojados na sociedade e na menralidade de cada época e com ela manrendo a osmose, que lhe permiria exisrir. Conservar, conhecer, criricar e comunicar a herança da acrividade educariva, hoje indispensável nas nossassociedades, exige invesrigação hisrórica e cuidados específicos. Conservar os arquivos escolares e musealizar objecros da acrividade escolar aparecem como rarefas que os historiadores da educação não podem descurar. Esra tem sido a nossa experiência em diversos projectos de invenrariação do espólio de escolas do 10Ciclo do Ensino Básico em Porrugal.Abstract: On rhe approach ro culrural scholar marerialiry, we begin wirh pasr norions, memories, recollections and marerial culrural conceprs, i.e., rhe educarive herirage and legacy,to register scholar producrions as a marerial and immarerial herirage. Through this process ir becomes a legacy to preserve. As any orher human acriviry, the scholar educarion used and produced arrefacrs, gesrures, concrere and symbolic places, lodged in sociery and in the menrality of rhe period, keeping an osmosis which allows ir to exisr.To preserve, ro know, ro criticize and ro communicare rhe herirage of rhe educarional acriviry, essenrial on today's society, demands an hisrorical invesrigarion and specific care. To preserve scholar activities and objects from rhe educarional activiry, are chores which cannor be disregarded by educarional hisrorians, such has been our experience in several projecrs on rhe invenrorying of primary schools assers.Key words: Material culrure. Parrimony. Educarional heritage. Educarional museology. Memones
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643756
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643756/11271
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 16 No. 1: jan./abr.2005[46]; 87-102
Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 1: jan./abr.2005[46]; 87-102
Pro-Posições; v. 16 n. 1: jan./abr.2005[46]; 87-102
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186132819968