Materialidade da cultura escolar. A importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643756 |
Resumo: | Na abordagem da marerialidade da culrura escolar,parrimos das noções de passado, memórias, recordação e dos conceiros de culrura marerial, parrimónio e herança t:ducariva, para inscrever as produções escolares como um parrimónio marerial e imarerial, consriruindo uma herança a preservar. Como qualquer acrividade humana, a educação escolar urilizou e produziu arrefacros, gesros, lugares concreros e simbólicos, alojados na sociedade e na menralidade de cada época e com ela manrendo a osmose, que lhe permiria exisrir. Conservar, conhecer, criricar e comunicar a herança da acrividade educariva, hoje indispensável nas nossassociedades, exige invesrigação hisrórica e cuidados específicos. Conservar os arquivos escolares e musealizar objecros da acrividade escolar aparecem como rarefas que os historiadores da educação não podem descurar. Esra tem sido a nossa experiência em diversos projectos de invenrariação do espólio de escolas do 10Ciclo do Ensino Básico em Porrugal.Abstract: On rhe approach ro culrural scholar marerialiry, we begin wirh pasr norions, memories, recollections and marerial culrural conceprs, i.e., rhe educarive herirage and legacy,to register scholar producrions as a marerial and immarerial herirage. Through this process ir becomes a legacy to preserve. As any orher human acriviry, the scholar educarion used and produced arrefacrs, gesrures, concrere and symbolic places, lodged in sociery and in the menrality of rhe period, keeping an osmosis which allows ir to exisr.To preserve, ro know, ro criticize and ro communicare rhe herirage of rhe educarional acriviry, essenrial on today's society, demands an hisrorical invesrigarion and specific care. To preserve scholar activities and objects from rhe educarional activiry, are chores which cannor be disregarded by educarional hisrorians, such has been our experience in several projecrs on rhe invenrorying of primary schools assers.Key words: Material culrure. Parrimony. Educarional heritage. Educarional museology. Memones |
id |
UNICAMP-18_3a54ea5dc56dc0fba6de6b6b23a94a5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643756 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Materialidade da cultura escolar. A importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativaCulrura marerial. Património. Herança educariva. Museologia da educação. MemóriasEducaçãoNa abordagem da marerialidade da culrura escolar,parrimos das noções de passado, memórias, recordação e dos conceiros de culrura marerial, parrimónio e herança t:ducariva, para inscrever as produções escolares como um parrimónio marerial e imarerial, consriruindo uma herança a preservar. Como qualquer acrividade humana, a educação escolar urilizou e produziu arrefacros, gesros, lugares concreros e simbólicos, alojados na sociedade e na menralidade de cada época e com ela manrendo a osmose, que lhe permiria exisrir. Conservar, conhecer, criricar e comunicar a herança da acrividade educariva, hoje indispensável nas nossassociedades, exige invesrigação hisrórica e cuidados específicos. Conservar os arquivos escolares e musealizar objecros da acrividade escolar aparecem como rarefas que os historiadores da educação não podem descurar. Esra tem sido a nossa experiência em diversos projectos de invenrariação do espólio de escolas do 10Ciclo do Ensino Básico em Porrugal.Abstract: On rhe approach ro culrural scholar marerialiry, we begin wirh pasr norions, memories, recollections and marerial culrural conceprs, i.e., rhe educarive herirage and legacy,to register scholar producrions as a marerial and immarerial herirage. Through this process ir becomes a legacy to preserve. As any orher human acriviry, the scholar educarion used and produced arrefacrs, gesrures, concrere and symbolic places, lodged in sociery and in the menrality of rhe period, keeping an osmosis which allows ir to exisr.To preserve, ro know, ro criticize and ro communicare rhe herirage of rhe educarional acriviry, essenrial on today's society, demands an hisrorical invesrigarion and specific care. To preserve scholar activities and objects from rhe educarional activiry, are chores which cannor be disregarded by educarional hisrorians, such has been our experience in several projecrs on rhe invenrorying of primary schools assers.Key words: Material culrure. Parrimony. Educarional heritage. Educarional museology. MemonesUniversidade Estadual de Campinas2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643756Pro-Posições; Vol. 16 No. 1: jan./abr.2005[46]; 87-102Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 1: jan./abr.2005[46]; 87-102Pro-Posições; v. 16 n. 1: jan./abr.2005[46]; 87-1021980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643756/11271Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFelgueiras, Margarida Louro2016-03-01T13:45:17Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643756Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-01T13:45:17Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Materialidade da cultura escolar. A importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa |
title |
Materialidade da cultura escolar. A importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa |
spellingShingle |
Materialidade da cultura escolar. A importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa Felgueiras, Margarida Louro Culrura marerial. Património. Herança educariva. Museologia da educação. Memórias Educação |
title_short |
Materialidade da cultura escolar. A importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa |
title_full |
Materialidade da cultura escolar. A importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa |
title_fullStr |
Materialidade da cultura escolar. A importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa |
title_full_unstemmed |
Materialidade da cultura escolar. A importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa |
title_sort |
Materialidade da cultura escolar. A importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa |
author |
Felgueiras, Margarida Louro |
author_facet |
Felgueiras, Margarida Louro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felgueiras, Margarida Louro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Culrura marerial. Património. Herança educariva. Museologia da educação. Memórias Educação |
topic |
Culrura marerial. Património. Herança educariva. Museologia da educação. Memórias Educação |
description |
Na abordagem da marerialidade da culrura escolar,parrimos das noções de passado, memórias, recordação e dos conceiros de culrura marerial, parrimónio e herança t:ducariva, para inscrever as produções escolares como um parrimónio marerial e imarerial, consriruindo uma herança a preservar. Como qualquer acrividade humana, a educação escolar urilizou e produziu arrefacros, gesros, lugares concreros e simbólicos, alojados na sociedade e na menralidade de cada época e com ela manrendo a osmose, que lhe permiria exisrir. Conservar, conhecer, criricar e comunicar a herança da acrividade educariva, hoje indispensável nas nossassociedades, exige invesrigação hisrórica e cuidados específicos. Conservar os arquivos escolares e musealizar objecros da acrividade escolar aparecem como rarefas que os historiadores da educação não podem descurar. Esra tem sido a nossa experiência em diversos projectos de invenrariação do espólio de escolas do 10Ciclo do Ensino Básico em Porrugal.Abstract: On rhe approach ro culrural scholar marerialiry, we begin wirh pasr norions, memories, recollections and marerial culrural conceprs, i.e., rhe educarive herirage and legacy,to register scholar producrions as a marerial and immarerial herirage. Through this process ir becomes a legacy to preserve. As any orher human acriviry, the scholar educarion used and produced arrefacrs, gesrures, concrere and symbolic places, lodged in sociery and in the menrality of rhe period, keeping an osmosis which allows ir to exisr.To preserve, ro know, ro criticize and ro communicare rhe herirage of rhe educarional acriviry, essenrial on today's society, demands an hisrorical invesrigarion and specific care. To preserve scholar activities and objects from rhe educarional activiry, are chores which cannor be disregarded by educarional hisrorians, such has been our experience in several projecrs on rhe invenrorying of primary schools assers.Key words: Material culrure. Parrimony. Educarional heritage. Educarional museology. Memones |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643756 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643756/11271 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 16 No. 1: jan./abr.2005[46]; 87-102 Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 1: jan./abr.2005[46]; 87-102 Pro-Posições; v. 16 n. 1: jan./abr.2005[46]; 87-102 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217186132819968 |