Crianças no tempo presente: a Sociologia da Infância no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Walburga
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642899
Resumo: Transgressão. Invenção. Reconhecimento. Diversidade. Construção alternativa. Identidade. Expressões que as autoras e o autor da obra Sociologia da Infância no Brasil destacam em seus textos para dimensionar os estudos da infância como campo de pesquisa e área de conhecimento. Em cinco capítulos, o livro, lançado no segundo semestre de 2011, provoca inquietações nos seus leitores, à medida que explicita que o ator social criança, constantemente excluído e silenciado, ganha espaço e visibilidade nas Ciências Sociais, abandonando a condição de passivo no trato e na relação com a cultura e a sociedade.
id UNICAMP-18_3ce876b66a122bd7ed3fec6e6c994625
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642899
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Crianças no tempo presente: a Sociologia da Infância no BrasilEducaçãoTransgressão. Invenção. Reconhecimento. Diversidade. Construção alternativa. Identidade. Expressões que as autoras e o autor da obra Sociologia da Infância no Brasil destacam em seus textos para dimensionar os estudos da infância como campo de pesquisa e área de conhecimento. Em cinco capítulos, o livro, lançado no segundo semestre de 2011, provoca inquietações nos seus leitores, à medida que explicita que o ator social criança, constantemente excluído e silenciado, ganha espaço e visibilidade nas Ciências Sociais, abandonando a condição de passivo no trato e na relação com a cultura e a sociedade.Universidade Estadual de Campinas2016-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642899Pro-Posições; Vol. 23 No. 2: maio./ago.2012[68]; 235-240Pro-Posições; Vol. 23 Núm. 2: maio./ago.2012[68]; 235-240Pro-Posições; v. 23 n. 2: maio./ago.2012[68]; 235-2401980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642899/10470Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Maria Walburga2016-02-18T14:43:05Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642899Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:43:05Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Crianças no tempo presente: a Sociologia da Infância no Brasil
title Crianças no tempo presente: a Sociologia da Infância no Brasil
spellingShingle Crianças no tempo presente: a Sociologia da Infância no Brasil
Santos, Maria Walburga
Educação
title_short Crianças no tempo presente: a Sociologia da Infância no Brasil
title_full Crianças no tempo presente: a Sociologia da Infância no Brasil
title_fullStr Crianças no tempo presente: a Sociologia da Infância no Brasil
title_full_unstemmed Crianças no tempo presente: a Sociologia da Infância no Brasil
title_sort Crianças no tempo presente: a Sociologia da Infância no Brasil
author Santos, Maria Walburga
author_facet Santos, Maria Walburga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Walburga
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description Transgressão. Invenção. Reconhecimento. Diversidade. Construção alternativa. Identidade. Expressões que as autoras e o autor da obra Sociologia da Infância no Brasil destacam em seus textos para dimensionar os estudos da infância como campo de pesquisa e área de conhecimento. Em cinco capítulos, o livro, lançado no segundo semestre de 2011, provoca inquietações nos seus leitores, à medida que explicita que o ator social criança, constantemente excluído e silenciado, ganha espaço e visibilidade nas Ciências Sociais, abandonando a condição de passivo no trato e na relação com a cultura e a sociedade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642899
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642899/10470
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 23 No. 2: maio./ago.2012[68]; 235-240
Pro-Posições; Vol. 23 Núm. 2: maio./ago.2012[68]; 235-240
Pro-Posições; v. 23 n. 2: maio./ago.2012[68]; 235-240
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184372260864