Crianças no tempo presente: a Sociologia da Infância no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642899 |
Resumo: | Transgressão. Invenção. Reconhecimento. Diversidade. Construção alternativa. Identidade. Expressões que as autoras e o autor da obra Sociologia da Infância no Brasil destacam em seus textos para dimensionar os estudos da infância como campo de pesquisa e área de conhecimento. Em cinco capítulos, o livro, lançado no segundo semestre de 2011, provoca inquietações nos seus leitores, à medida que explicita que o ator social criança, constantemente excluído e silenciado, ganha espaço e visibilidade nas Ciências Sociais, abandonando a condição de passivo no trato e na relação com a cultura e a sociedade. |
id |
UNICAMP-18_3ce876b66a122bd7ed3fec6e6c994625 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642899 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Crianças no tempo presente: a Sociologia da Infância no BrasilEducaçãoTransgressão. Invenção. Reconhecimento. Diversidade. Construção alternativa. Identidade. Expressões que as autoras e o autor da obra Sociologia da Infância no Brasil destacam em seus textos para dimensionar os estudos da infância como campo de pesquisa e área de conhecimento. Em cinco capítulos, o livro, lançado no segundo semestre de 2011, provoca inquietações nos seus leitores, à medida que explicita que o ator social criança, constantemente excluído e silenciado, ganha espaço e visibilidade nas Ciências Sociais, abandonando a condição de passivo no trato e na relação com a cultura e a sociedade.Universidade Estadual de Campinas2016-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642899Pro-Posições; Vol. 23 No. 2: maio./ago.2012[68]; 235-240Pro-Posições; Vol. 23 Núm. 2: maio./ago.2012[68]; 235-240Pro-Posições; v. 23 n. 2: maio./ago.2012[68]; 235-2401980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642899/10470Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Maria Walburga2016-02-18T14:43:05Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642899Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:43:05Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crianças no tempo presente: a Sociologia da Infância no Brasil |
title |
Crianças no tempo presente: a Sociologia da Infância no Brasil |
spellingShingle |
Crianças no tempo presente: a Sociologia da Infância no Brasil Santos, Maria Walburga Educação |
title_short |
Crianças no tempo presente: a Sociologia da Infância no Brasil |
title_full |
Crianças no tempo presente: a Sociologia da Infância no Brasil |
title_fullStr |
Crianças no tempo presente: a Sociologia da Infância no Brasil |
title_full_unstemmed |
Crianças no tempo presente: a Sociologia da Infância no Brasil |
title_sort |
Crianças no tempo presente: a Sociologia da Infância no Brasil |
author |
Santos, Maria Walburga |
author_facet |
Santos, Maria Walburga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria Walburga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação |
description |
Transgressão. Invenção. Reconhecimento. Diversidade. Construção alternativa. Identidade. Expressões que as autoras e o autor da obra Sociologia da Infância no Brasil destacam em seus textos para dimensionar os estudos da infância como campo de pesquisa e área de conhecimento. Em cinco capítulos, o livro, lançado no segundo semestre de 2011, provoca inquietações nos seus leitores, à medida que explicita que o ator social criança, constantemente excluído e silenciado, ganha espaço e visibilidade nas Ciências Sociais, abandonando a condição de passivo no trato e na relação com a cultura e a sociedade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642899 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642899/10470 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 23 No. 2: maio./ago.2012[68]; 235-240 Pro-Posições; Vol. 23 Núm. 2: maio./ago.2012[68]; 235-240 Pro-Posições; v. 23 n. 2: maio./ago.2012[68]; 235-240 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217184372260864 |