Atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação. Idéias-valor que cercam a formação do pesquisador-professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazza, Débora
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643534
Resumo: O artigo atenta para alguns atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação: VER, OUVIR, FALAR, ESCREVER. Apresenta algumas particularidades de desenvolvimento destes atos cognitivos no trabalho de iniciação à pesquisa com alunos do curso de Pedagogia. Sugere as idéias-valor da multiplicidade e da diversidade como configuradoras do VER, OUVIR, FALAR e ESCREVER da pesquisa e da prática em EducaçãoAbstract: This article looks into some cognitive acts which are present in educational research and practice: SEEING, LISTENING, SPEAKING and WRITING. The text presents some peculiarities in the development of these cognitive acts in working with an introduction to research with students from a Pedagogy course. It suggests the value-ideas of multiplicity and diversity as the ones which configure SEEING, LISTENING, SPEAKIG and WRITING in educational research and practiceKey words: Methodology. Research. Education
id UNICAMP-18_3ef3072d5b02df4f5b3ab44db6c1e614
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643534
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação. Idéias-valor que cercam a formação do pesquisador-professorMetodologiaPesquisaEducaçãoMethodologyResearch EducationMetodologiaPesquisaEducaçãoEducaçãoO artigo atenta para alguns atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação: VER, OUVIR, FALAR, ESCREVER. Apresenta algumas particularidades de desenvolvimento destes atos cognitivos no trabalho de iniciação à pesquisa com alunos do curso de Pedagogia. Sugere as idéias-valor da multiplicidade e da diversidade como configuradoras do VER, OUVIR, FALAR e ESCREVER da pesquisa e da prática em EducaçãoAbstract: This article looks into some cognitive acts which are present in educational research and practice: SEEING, LISTENING, SPEAKING and WRITING. The text presents some peculiarities in the development of these cognitive acts in working with an introduction to research with students from a Pedagogy course. It suggests the value-ideas of multiplicity and diversity as the ones which configure SEEING, LISTENING, SPEAKIG and WRITING in educational research and practiceKey words: Methodology. Research. EducationUniversidade Estadual de Campinas2016-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto Textoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643534Pro-Posições; Vol. 18 No. 3: set./dez.2007[54]; 181-193Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 3: set./dez.2007[54]; 181-193Pro-Posições; v. 18 n. 3: set./dez.2007[54]; 181-1931980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643534/29780Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2016 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMazza, Débora2022-08-12T17:45:36Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643534Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-08-12T17:45:36Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação. Idéias-valor que cercam a formação do pesquisador-professor
title Atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação. Idéias-valor que cercam a formação do pesquisador-professor
spellingShingle Atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação. Idéias-valor que cercam a formação do pesquisador-professor
Mazza, Débora
Metodologia
Pesquisa
Educação
Methodology
Research
Education
Metodologia
Pesquisa
Educação
Educação
title_short Atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação. Idéias-valor que cercam a formação do pesquisador-professor
title_full Atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação. Idéias-valor que cercam a formação do pesquisador-professor
title_fullStr Atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação. Idéias-valor que cercam a formação do pesquisador-professor
title_full_unstemmed Atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação. Idéias-valor que cercam a formação do pesquisador-professor
title_sort Atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação. Idéias-valor que cercam a formação do pesquisador-professor
author Mazza, Débora
author_facet Mazza, Débora
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazza, Débora
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia
Pesquisa
Educação
Methodology
Research
Education
Metodologia
Pesquisa
Educação
Educação
topic Metodologia
Pesquisa
Educação
Methodology
Research
Education
Metodologia
Pesquisa
Educação
Educação
description O artigo atenta para alguns atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação: VER, OUVIR, FALAR, ESCREVER. Apresenta algumas particularidades de desenvolvimento destes atos cognitivos no trabalho de iniciação à pesquisa com alunos do curso de Pedagogia. Sugere as idéias-valor da multiplicidade e da diversidade como configuradoras do VER, OUVIR, FALAR e ESCREVER da pesquisa e da prática em EducaçãoAbstract: This article looks into some cognitive acts which are present in educational research and practice: SEEING, LISTENING, SPEAKING and WRITING. The text presents some peculiarities in the development of these cognitive acts in working with an introduction to research with students from a Pedagogy course. It suggests the value-ideas of multiplicity and diversity as the ones which configure SEEING, LISTENING, SPEAKIG and WRITING in educational research and practiceKey words: Methodology. Research. Education
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643534
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643534/29780
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporáneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 18 No. 3: set./dez.2007[54]; 181-193
Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 3: set./dez.2007[54]; 181-193
Pro-Posições; v. 18 n. 3: set./dez.2007[54]; 181-193
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185577074688