Atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação. Idéias-valor que cercam a formação do pesquisador-professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643534 |
Resumo: | O artigo atenta para alguns atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação: VER, OUVIR, FALAR, ESCREVER. Apresenta algumas particularidades de desenvolvimento destes atos cognitivos no trabalho de iniciação à pesquisa com alunos do curso de Pedagogia. Sugere as idéias-valor da multiplicidade e da diversidade como configuradoras do VER, OUVIR, FALAR e ESCREVER da pesquisa e da prática em EducaçãoAbstract: This article looks into some cognitive acts which are present in educational research and practice: SEEING, LISTENING, SPEAKING and WRITING. The text presents some peculiarities in the development of these cognitive acts in working with an introduction to research with students from a Pedagogy course. It suggests the value-ideas of multiplicity and diversity as the ones which configure SEEING, LISTENING, SPEAKIG and WRITING in educational research and practiceKey words: Methodology. Research. Education |
id |
UNICAMP-18_3ef3072d5b02df4f5b3ab44db6c1e614 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643534 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação. Idéias-valor que cercam a formação do pesquisador-professorMetodologiaPesquisaEducaçãoMethodologyResearch EducationMetodologiaPesquisaEducaçãoEducaçãoO artigo atenta para alguns atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação: VER, OUVIR, FALAR, ESCREVER. Apresenta algumas particularidades de desenvolvimento destes atos cognitivos no trabalho de iniciação à pesquisa com alunos do curso de Pedagogia. Sugere as idéias-valor da multiplicidade e da diversidade como configuradoras do VER, OUVIR, FALAR e ESCREVER da pesquisa e da prática em EducaçãoAbstract: This article looks into some cognitive acts which are present in educational research and practice: SEEING, LISTENING, SPEAKING and WRITING. The text presents some peculiarities in the development of these cognitive acts in working with an introduction to research with students from a Pedagogy course. It suggests the value-ideas of multiplicity and diversity as the ones which configure SEEING, LISTENING, SPEAKIG and WRITING in educational research and practiceKey words: Methodology. Research. EducationUniversidade Estadual de Campinas2016-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto Textoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643534Pro-Posições; Vol. 18 No. 3: set./dez.2007[54]; 181-193Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 3: set./dez.2007[54]; 181-193Pro-Posições; v. 18 n. 3: set./dez.2007[54]; 181-1931980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643534/29780Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2016 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMazza, Débora2022-08-12T17:45:36Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643534Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-08-12T17:45:36Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação. Idéias-valor que cercam a formação do pesquisador-professor |
title |
Atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação. Idéias-valor que cercam a formação do pesquisador-professor |
spellingShingle |
Atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação. Idéias-valor que cercam a formação do pesquisador-professor Mazza, Débora Metodologia Pesquisa Educação Methodology Research Education Metodologia Pesquisa Educação Educação |
title_short |
Atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação. Idéias-valor que cercam a formação do pesquisador-professor |
title_full |
Atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação. Idéias-valor que cercam a formação do pesquisador-professor |
title_fullStr |
Atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação. Idéias-valor que cercam a formação do pesquisador-professor |
title_full_unstemmed |
Atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação. Idéias-valor que cercam a formação do pesquisador-professor |
title_sort |
Atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação. Idéias-valor que cercam a formação do pesquisador-professor |
author |
Mazza, Débora |
author_facet |
Mazza, Débora |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazza, Débora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia Pesquisa Educação Methodology Research Education Metodologia Pesquisa Educação Educação |
topic |
Metodologia Pesquisa Educação Methodology Research Education Metodologia Pesquisa Educação Educação |
description |
O artigo atenta para alguns atos cognitivos presentes na pesquisa e na prática em Educação: VER, OUVIR, FALAR, ESCREVER. Apresenta algumas particularidades de desenvolvimento destes atos cognitivos no trabalho de iniciação à pesquisa com alunos do curso de Pedagogia. Sugere as idéias-valor da multiplicidade e da diversidade como configuradoras do VER, OUVIR, FALAR e ESCREVER da pesquisa e da prática em EducaçãoAbstract: This article looks into some cognitive acts which are present in educational research and practice: SEEING, LISTENING, SPEAKING and WRITING. The text presents some peculiarities in the development of these cognitive acts in working with an introduction to research with students from a Pedagogy course. It suggests the value-ideas of multiplicity and diversity as the ones which configure SEEING, LISTENING, SPEAKIG and WRITING in educational research and practiceKey words: Methodology. Research. Education |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643534 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643534 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643534/29780 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; Contemporary Brasil; Contemporáneo Brasil; Contemporâneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 18 No. 3: set./dez.2007[54]; 181-193 Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 3: set./dez.2007[54]; 181-193 Pro-Posições; v. 18 n. 3: set./dez.2007[54]; 181-193 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217185577074688 |