Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacomini, Márcia Aparecida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647238
Resumo: Com o objetivo de problematizar facetas das condições de trabalho dos professores da educação básica no Brasil e seu desenvolvimento profissional, utilizaram-se dados da pesquisa “Remuneração de professores de escolas públicas de educação básica: configurações, impasses, impactos e perspectivas”, realizada em 12 estados brasileiros e suas capitais. Analisaram-se os planos de carreira, no que se refere a: formação para o ingresso na profissão; jornada de trabalho; incentivos para a formação continuada; progressão na carreira. Verificou-se a necessidade de avanços no ingresso por concurso público, no estabelecimento de uma jornada de tempo integral e na regulamentação de licenças que permitam a formação continuada rumo à configuração de uma carreira que contribua para a necessária valorização política e social da profissão. Apesar da importância dos professores para a promoção de uma educação de qualidade, vários problemas ainda precisam ser enfrentados, a fim de garantir condições efetivas de trabalho aos docentes.
id UNICAMP-18_4b04e4c73b91bc78f10f87b3727d547c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647238
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissionalCondições de trabalho do professor. Carreira docente. Políticas públicas educacionais. Valorização do magistério.Com o objetivo de problematizar facetas das condições de trabalho dos professores da educação básica no Brasil e seu desenvolvimento profissional, utilizaram-se dados da pesquisa “Remuneração de professores de escolas públicas de educação básica: configurações, impasses, impactos e perspectivas”, realizada em 12 estados brasileiros e suas capitais. Analisaram-se os planos de carreira, no que se refere a: formação para o ingresso na profissão; jornada de trabalho; incentivos para a formação continuada; progressão na carreira. Verificou-se a necessidade de avanços no ingresso por concurso público, no estabelecimento de uma jornada de tempo integral e na regulamentação de licenças que permitam a formação continuada rumo à configuração de uma carreira que contribua para a necessária valorização política e social da profissão. Apesar da importância dos professores para a promoção de uma educação de qualidade, vários problemas ainda precisam ser enfrentados, a fim de garantir condições efetivas de trabalho aos docentes.Universidade Estadual de Campinas2016-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise lógicaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647238Pro-Posições; Vol. 27 No. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 177-202Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 177-202Pro-Posições; v. 27 n. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 177-2021980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647238/14191Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessJacomini, Márcia AparecidaPenna, Marieta Gouvêa de Oliveira2017-03-10T10:50:00Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647238Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2017-03-10T10:50Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional
title Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional
spellingShingle Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional
Jacomini, Márcia Aparecida
Condições de trabalho do professor. Carreira docente. Políticas públicas educacionais. Valorização do magistério.
title_short Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional
title_full Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional
title_fullStr Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional
title_full_unstemmed Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional
title_sort Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional
author Jacomini, Márcia Aparecida
author_facet Jacomini, Márcia Aparecida
Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira
author_role author
author2 Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacomini, Márcia Aparecida
Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Condições de trabalho do professor. Carreira docente. Políticas públicas educacionais. Valorização do magistério.
topic Condições de trabalho do professor. Carreira docente. Políticas públicas educacionais. Valorização do magistério.
description Com o objetivo de problematizar facetas das condições de trabalho dos professores da educação básica no Brasil e seu desenvolvimento profissional, utilizaram-se dados da pesquisa “Remuneração de professores de escolas públicas de educação básica: configurações, impasses, impactos e perspectivas”, realizada em 12 estados brasileiros e suas capitais. Analisaram-se os planos de carreira, no que se refere a: formação para o ingresso na profissão; jornada de trabalho; incentivos para a formação continuada; progressão na carreira. Verificou-se a necessidade de avanços no ingresso por concurso público, no estabelecimento de uma jornada de tempo integral e na regulamentação de licenças que permitam a formação continuada rumo à configuração de uma carreira que contribua para a necessária valorização política e social da profissão. Apesar da importância dos professores para a promoção de uma educação de qualidade, vários problemas ainda precisam ser enfrentados, a fim de garantir condições efetivas de trabalho aos docentes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise lógica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647238
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647238/14191
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 27 No. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 177-202
Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 177-202
Pro-Posições; v. 27 n. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 177-202
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217188425007104