Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na Educação em Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643375 |
Resumo: | O presente estudo constitui-se numa revisão de trabalhos que tomam como objeto de pesquisa as interlocuções entre o pensamento de Freire e Vygotsky na educação escolar, com o objetivo de explicitar os principais elementos explorados nessas articulações. Metodologicamente, a pesquisa compreende uma revisão em atas de eventos da área de Educação e Educação em Ciências e, mediante o emprego da Análise Textual Discursiva, examina as seguintes articulações entre as ideias de Freire e Vygotsky: linguagem, concepção de conhecimento e mediação. Sinaliza-se que os estudos identificados não dão a devida atenção à problematização, categoria fundamental em Freire, assim como pouco exploram a significação conceitual baseada em Vygotsky. Essas categorias podem contribuir no envolvimento e no nível de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica, para as mudanças necessárias no Ensino de Ciências.Abstract:This study is a review of works focusing on interlocutions between Freire’s and Vygotsky’s thinking on school education. It aims at eliciting and clarifying the main elements explored in such connections. In methodological terms, this research is a review of records of education and science education events. Through discoursive textual analysis, we have studied language, knowledge conception and mediation as connections between Freire’s and Vygotsky’s ideas. We have observed that the identified studies do not provide the needed attention to problematization, an essential category for Freire, and they barely explore the conceptual signification based on Vygotsky. Considering the necessary changes in science teaching, these categories may contribute to elementary students’ involvement and learning level.Key words: Freire and Vygotsky. Science education. Problematization. Conceptual signification |
id |
UNICAMP-18_6253321027bf166a218ee7483b9e37ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643375 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na Educação em CiênciasFreire e Vygotsky. Ensino de Ciência. Problematização. Significação conceitualEducaçãoO presente estudo constitui-se numa revisão de trabalhos que tomam como objeto de pesquisa as interlocuções entre o pensamento de Freire e Vygotsky na educação escolar, com o objetivo de explicitar os principais elementos explorados nessas articulações. Metodologicamente, a pesquisa compreende uma revisão em atas de eventos da área de Educação e Educação em Ciências e, mediante o emprego da Análise Textual Discursiva, examina as seguintes articulações entre as ideias de Freire e Vygotsky: linguagem, concepção de conhecimento e mediação. Sinaliza-se que os estudos identificados não dão a devida atenção à problematização, categoria fundamental em Freire, assim como pouco exploram a significação conceitual baseada em Vygotsky. Essas categorias podem contribuir no envolvimento e no nível de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica, para as mudanças necessárias no Ensino de Ciências.Abstract:This study is a review of works focusing on interlocutions between Freire’s and Vygotsky’s thinking on school education. It aims at eliciting and clarifying the main elements explored in such connections. In methodological terms, this research is a review of records of education and science education events. Through discoursive textual analysis, we have studied language, knowledge conception and mediation as connections between Freire’s and Vygotsky’s ideas. We have observed that the identified studies do not provide the needed attention to problematization, an essential category for Freire, and they barely explore the conceptual signification based on Vygotsky. Considering the necessary changes in science teaching, these categories may contribute to elementary students’ involvement and learning level.Key words: Freire and Vygotsky. Science education. Problematization. Conceptual significationUniversidade Estadual de Campinas2016-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643375Pro-Posições; Vol. 21 No. 1: jan./abr.2010[61]; 129-148Pro-Posições; Vol. 21 Núm. 1: jan./abr.2010[61]; 129-148Pro-Posições; v. 21 n. 1: jan./abr.2010[61]; 129-1481980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643375/10906Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGehlen, Simoni TormöhlenMaldaner, Otavio Aloisio2016-02-18T14:32:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643375Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:32:35Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na Educação em Ciências |
title |
Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na Educação em Ciências |
spellingShingle |
Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na Educação em Ciências Gehlen, Simoni Tormöhlen Freire e Vygotsky. Ensino de Ciência. Problematização. Significação conceitual Educação |
title_short |
Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na Educação em Ciências |
title_full |
Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na Educação em Ciências |
title_fullStr |
Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na Educação em Ciências |
title_full_unstemmed |
Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na Educação em Ciências |
title_sort |
Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na Educação em Ciências |
author |
Gehlen, Simoni Tormöhlen |
author_facet |
Gehlen, Simoni Tormöhlen Maldaner, Otavio Aloisio |
author_role |
author |
author2 |
Maldaner, Otavio Aloisio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gehlen, Simoni Tormöhlen Maldaner, Otavio Aloisio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Freire e Vygotsky. Ensino de Ciência. Problematização. Significação conceitual Educação |
topic |
Freire e Vygotsky. Ensino de Ciência. Problematização. Significação conceitual Educação |
description |
O presente estudo constitui-se numa revisão de trabalhos que tomam como objeto de pesquisa as interlocuções entre o pensamento de Freire e Vygotsky na educação escolar, com o objetivo de explicitar os principais elementos explorados nessas articulações. Metodologicamente, a pesquisa compreende uma revisão em atas de eventos da área de Educação e Educação em Ciências e, mediante o emprego da Análise Textual Discursiva, examina as seguintes articulações entre as ideias de Freire e Vygotsky: linguagem, concepção de conhecimento e mediação. Sinaliza-se que os estudos identificados não dão a devida atenção à problematização, categoria fundamental em Freire, assim como pouco exploram a significação conceitual baseada em Vygotsky. Essas categorias podem contribuir no envolvimento e no nível de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica, para as mudanças necessárias no Ensino de Ciências.Abstract:This study is a review of works focusing on interlocutions between Freire’s and Vygotsky’s thinking on school education. It aims at eliciting and clarifying the main elements explored in such connections. In methodological terms, this research is a review of records of education and science education events. Through discoursive textual analysis, we have studied language, knowledge conception and mediation as connections between Freire’s and Vygotsky’s ideas. We have observed that the identified studies do not provide the needed attention to problematization, an essential category for Freire, and they barely explore the conceptual signification based on Vygotsky. Considering the necessary changes in science teaching, these categories may contribute to elementary students’ involvement and learning level.Key words: Freire and Vygotsky. Science education. Problematization. Conceptual signification |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643375 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643375/10906 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 21 No. 1: jan./abr.2010[61]; 129-148 Pro-Posições; Vol. 21 Núm. 1: jan./abr.2010[61]; 129-148 Pro-Posições; v. 21 n. 1: jan./abr.2010[61]; 129-148 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217184849362944 |