A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes “subúrbios”1 de conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Júnior, José Carlos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Cinthia Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643504
Resumo: Este trabalho propõe reflexões sobre a significação nas aulas de Educação Física escolar e sobre a ação didática direcionada ao encontro e ao confronto de conhecimentos. Para isso, basear-nos-emos em situações de ensino que compõem nossa experiência como professores de Educação Física e em referenciais teóricos provindos das Ciências Humanas. Os alunos chegam à aula com certo entendimento a respeito dos elementos da cultura corporal; o professor, por meio de sua ação pedagógica, pode provocar confrontos com tais conhecimentos, com o intuito de levar os jovens a identificar e compreender os temas estudados, de maneira sistematizada. Nesse processo didático, a significação é elemento fundamental a ser considerado para uma mediação que vislumbre a revisão de idéias e de valores.Abstract:This work proposes reflections on the signification of Physical Education in the school environment and on the didactic action directed to the meeting and confronting of knowledge. For such, we will base ourselves on teaching situations that compose our experience as Physical Education teachers and also on a theoretical frame of reference from the Human Sciences. The students arrive in class with some amount of knowledge concerning the elements of body culture; the teacher, through her pedagogical action, may challenge such knowledge, intending to lead the students to identify and understand the studied subjects, in a systematized way. In such a didactic process, signification is a key element to be considered for a mediation that glimpses the revision of ideas and values. Key words: Physical Education at school; Didactics. Knowledge. Signification
id UNICAMP-18_639dc105d60bc5bfefc9fe2b55c574ea
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643504
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes “subúrbios”1 de conhecimentoEducação Física escolar. Didática. Conhecimento. SignificaçãoEducaçãoEste trabalho propõe reflexões sobre a significação nas aulas de Educação Física escolar e sobre a ação didática direcionada ao encontro e ao confronto de conhecimentos. Para isso, basear-nos-emos em situações de ensino que compõem nossa experiência como professores de Educação Física e em referenciais teóricos provindos das Ciências Humanas. Os alunos chegam à aula com certo entendimento a respeito dos elementos da cultura corporal; o professor, por meio de sua ação pedagógica, pode provocar confrontos com tais conhecimentos, com o intuito de levar os jovens a identificar e compreender os temas estudados, de maneira sistematizada. Nesse processo didático, a significação é elemento fundamental a ser considerado para uma mediação que vislumbre a revisão de idéias e de valores.Abstract:This work proposes reflections on the signification of Physical Education in the school environment and on the didactic action directed to the meeting and confronting of knowledge. For such, we will base ourselves on teaching situations that compose our experience as Physical Education teachers and also on a theoretical frame of reference from the Human Sciences. The students arrive in class with some amount of knowledge concerning the elements of body culture; the teacher, through her pedagogical action, may challenge such knowledge, intending to lead the students to identify and understand the studied subjects, in a systematized way. In such a didactic process, signification is a key element to be considered for a mediation that glimpses the revision of ideas and values. Key words: Physical Education at school; Didactics. Knowledge. SignificationUniversidade Estadual de Campinas2016-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643504Pro-Posições; Vol. 19 No. 1: jan./abr.2008[55]; 159-172Pro-Posições; Vol. 19 Núm. 1: jan./abr.2008[55]; 159-172Pro-Posições; v. 19 n. 1: jan./abr.2008[55]; 159-1721980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643504/11043Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Júnior, José CarlosSilva, Cinthia Lopes2016-02-22T13:02:59Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643504Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-22T13:02:59Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes “subúrbios”1 de conhecimento
title A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes “subúrbios”1 de conhecimento
spellingShingle A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes “subúrbios”1 de conhecimento
Rodrigues Júnior, José Carlos
Educação Física escolar. Didática. Conhecimento. Significação
Educação
title_short A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes “subúrbios”1 de conhecimento
title_full A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes “subúrbios”1 de conhecimento
title_fullStr A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes “subúrbios”1 de conhecimento
title_full_unstemmed A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes “subúrbios”1 de conhecimento
title_sort A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes “subúrbios”1 de conhecimento
author Rodrigues Júnior, José Carlos
author_facet Rodrigues Júnior, José Carlos
Silva, Cinthia Lopes
author_role author
author2 Silva, Cinthia Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Júnior, José Carlos
Silva, Cinthia Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física escolar. Didática. Conhecimento. Significação
Educação
topic Educação Física escolar. Didática. Conhecimento. Significação
Educação
description Este trabalho propõe reflexões sobre a significação nas aulas de Educação Física escolar e sobre a ação didática direcionada ao encontro e ao confronto de conhecimentos. Para isso, basear-nos-emos em situações de ensino que compõem nossa experiência como professores de Educação Física e em referenciais teóricos provindos das Ciências Humanas. Os alunos chegam à aula com certo entendimento a respeito dos elementos da cultura corporal; o professor, por meio de sua ação pedagógica, pode provocar confrontos com tais conhecimentos, com o intuito de levar os jovens a identificar e compreender os temas estudados, de maneira sistematizada. Nesse processo didático, a significação é elemento fundamental a ser considerado para uma mediação que vislumbre a revisão de idéias e de valores.Abstract:This work proposes reflections on the signification of Physical Education in the school environment and on the didactic action directed to the meeting and confronting of knowledge. For such, we will base ourselves on teaching situations that compose our experience as Physical Education teachers and also on a theoretical frame of reference from the Human Sciences. The students arrive in class with some amount of knowledge concerning the elements of body culture; the teacher, through her pedagogical action, may challenge such knowledge, intending to lead the students to identify and understand the studied subjects, in a systematized way. In such a didactic process, signification is a key element to be considered for a mediation that glimpses the revision of ideas and values. Key words: Physical Education at school; Didactics. Knowledge. Signification
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643504
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643504/11043
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 19 No. 1: jan./abr.2008[55]; 159-172
Pro-Posições; Vol. 19 Núm. 1: jan./abr.2008[55]; 159-172
Pro-Posições; v. 19 n. 1: jan./abr.2008[55]; 159-172
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185275084800