Professoras iniciantes: formação, experiência e desenvolvimento profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642488 |
Resumo: | Este artigo aborda a formação docente, tendo em vista o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes. Busca explicitar a influência, no desenvolvimento profissional das professoras pesquisadas, de aspectos originados da experiência que se caracterizaram, em sentido amplo, como formativos. Desenvolveu-se um estudo de caso qualitativo de matriz crítico-dialética. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados o grupo focal, a entrevista semiestruturada e a observação participante. O estudo evidenciou que o desenvolvimento profissional das professoras pesquisadas é marcado por múltiplos intervenientes formativos gerados pela experiência vinculada à sua história pessoal, especialmente envolvendo a influência materna e as suas vivências como alunas dos anos iniciais de escolarização.Abstract This article focuses on the professional development of novice teachers. It presents the results of a dialectical-critical qualitative study based on focal groups, semi-structured interviews and participant observation with a group of teachers that tried to understand the formative influence of experience in their professional development. The study showed that the professional development of the teachers was marked by multiple influences linked to their personal history. The influence of their mothers and their childhood school experiences seemed to be of particular significance.Keywords Novice teachers, teacher formation, experience, professional development. |
id |
UNICAMP-18_6c9595e01daa6900d2913edeaaa17c05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642488 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Professoras iniciantes: formação, experiência e desenvolvimento profissionalProfessores iniciantes. Formação docente. Experiência. Desenvolvimento profissionalEducaçãoEste artigo aborda a formação docente, tendo em vista o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes. Busca explicitar a influência, no desenvolvimento profissional das professoras pesquisadas, de aspectos originados da experiência que se caracterizaram, em sentido amplo, como formativos. Desenvolveu-se um estudo de caso qualitativo de matriz crítico-dialética. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados o grupo focal, a entrevista semiestruturada e a observação participante. O estudo evidenciou que o desenvolvimento profissional das professoras pesquisadas é marcado por múltiplos intervenientes formativos gerados pela experiência vinculada à sua história pessoal, especialmente envolvendo a influência materna e as suas vivências como alunas dos anos iniciais de escolarização.Abstract This article focuses on the professional development of novice teachers. It presents the results of a dialectical-critical qualitative study based on focal groups, semi-structured interviews and participant observation with a group of teachers that tried to understand the formative influence of experience in their professional development. The study showed that the professional development of the teachers was marked by multiple influences linked to their personal history. The influence of their mothers and their childhood school experiences seemed to be of particular significance.Keywords Novice teachers, teacher formation, experience, professional development.Universidade Estadual de Campinas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642488Pro-Posições; Vol. 25 No. 1: jan./abr. 2014 [73]; 199-218Pro-Posições; Vol. 25 Núm. 1: jan./abr. 2014 [73]; 199-218Pro-Posições; v. 25 n. 1: jan./abr. 2014 [73]; 199-2181980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642488/10267Copyright (c) 2015 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPapi, Silmara de Oliveira Gomes2016-02-18T14:44:58Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642488Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:44:58Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professoras iniciantes: formação, experiência e desenvolvimento profissional |
title |
Professoras iniciantes: formação, experiência e desenvolvimento profissional |
spellingShingle |
Professoras iniciantes: formação, experiência e desenvolvimento profissional Papi, Silmara de Oliveira Gomes Professores iniciantes. Formação docente. Experiência. Desenvolvimento profissional Educação |
title_short |
Professoras iniciantes: formação, experiência e desenvolvimento profissional |
title_full |
Professoras iniciantes: formação, experiência e desenvolvimento profissional |
title_fullStr |
Professoras iniciantes: formação, experiência e desenvolvimento profissional |
title_full_unstemmed |
Professoras iniciantes: formação, experiência e desenvolvimento profissional |
title_sort |
Professoras iniciantes: formação, experiência e desenvolvimento profissional |
author |
Papi, Silmara de Oliveira Gomes |
author_facet |
Papi, Silmara de Oliveira Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Papi, Silmara de Oliveira Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores iniciantes. Formação docente. Experiência. Desenvolvimento profissional Educação |
topic |
Professores iniciantes. Formação docente. Experiência. Desenvolvimento profissional Educação |
description |
Este artigo aborda a formação docente, tendo em vista o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes. Busca explicitar a influência, no desenvolvimento profissional das professoras pesquisadas, de aspectos originados da experiência que se caracterizaram, em sentido amplo, como formativos. Desenvolveu-se um estudo de caso qualitativo de matriz crítico-dialética. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados o grupo focal, a entrevista semiestruturada e a observação participante. O estudo evidenciou que o desenvolvimento profissional das professoras pesquisadas é marcado por múltiplos intervenientes formativos gerados pela experiência vinculada à sua história pessoal, especialmente envolvendo a influência materna e as suas vivências como alunas dos anos iniciais de escolarização.Abstract This article focuses on the professional development of novice teachers. It presents the results of a dialectical-critical qualitative study based on focal groups, semi-structured interviews and participant observation with a group of teachers that tried to understand the formative influence of experience in their professional development. The study showed that the professional development of the teachers was marked by multiple influences linked to their personal history. The influence of their mothers and their childhood school experiences seemed to be of particular significance.Keywords Novice teachers, teacher formation, experience, professional development. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642488 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642488/10267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 25 No. 1: jan./abr. 2014 [73]; 199-218 Pro-Posições; Vol. 25 Núm. 1: jan./abr. 2014 [73]; 199-218 Pro-Posições; v. 25 n. 1: jan./abr. 2014 [73]; 199-218 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217183981142016 |