Experiências de mídia-educação: estudando a fotografia no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642520 |
Resumo: | Relatam-se resultados de experimento com ensino da leitura crítica de fotografia para alunos do Ensino Médio. As atividades foram elaboradas a partir do conceito internacional de media literacy, que envolve leitura, produção de conteúdo, conhecimento técnico e habilidades para refletir sobre o próprio aprendizado. Foram realizadas quatro oficinas, onde os participantes analisaram imagens dos meios de comunicação, produziram e compartilharam fotos no site Flickr, aprenderam a usar editores de imagens e registraram o aprendizado em blogs individuais. Os resultados sugerem que os estudantes se engajam nas atividades, têm facilidade para aprender procedimentos técnicos necessários à produção de conteúdo, compreendem conceitos relacionados à leitura crítica, mas não conseguem aplicar o conhecimento na vida fora da sala da aula. Eles justificam essa dificuldade pelo fato de não terem oportunidades para se expressar, debater e usar a criatividade no cotidiano da escola. A experiência mostrou que a mídia-educação pode revolucionar práticas escolares desgastadas.Abstract This paper reports the results of an experiment on critical reading of images for high school students. The activities were designed according to the international concept of media literacy, which involves reading, content production, technical knowledge and skills to reflect on self-learning. Four workshops were held in which participants analyzed photos published in the mainstream media, produced and shared photos on Flickr, learned how to use a cloud computing image editor and reported their learning experience on individual weblogs. The results suggest that students engage with the activities, easily learn technical procedures for media content, understand concepts related to critical reading, but seem not to be able to apply the knowledge in their life outside the workshop room. They justify this difficulty by not having many opportunities to express themselves, to discuss and use creativity in everyday school life. The experience has shown that media education can potentially help to transform worn out pedagogical practices.Keywords Media education. Media literacy. Photography. Secondary school. Critical reading. |
id |
UNICAMP-18_82ef6de3be6899ee410a53df463e7abd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642520 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências de mídia-educação: estudando a fotografia no Ensino MédioMídia-educação. Media literacy. Fotografia. Ensino Médio. Leitura críticaEducaçãoRelatam-se resultados de experimento com ensino da leitura crítica de fotografia para alunos do Ensino Médio. As atividades foram elaboradas a partir do conceito internacional de media literacy, que envolve leitura, produção de conteúdo, conhecimento técnico e habilidades para refletir sobre o próprio aprendizado. Foram realizadas quatro oficinas, onde os participantes analisaram imagens dos meios de comunicação, produziram e compartilharam fotos no site Flickr, aprenderam a usar editores de imagens e registraram o aprendizado em blogs individuais. Os resultados sugerem que os estudantes se engajam nas atividades, têm facilidade para aprender procedimentos técnicos necessários à produção de conteúdo, compreendem conceitos relacionados à leitura crítica, mas não conseguem aplicar o conhecimento na vida fora da sala da aula. Eles justificam essa dificuldade pelo fato de não terem oportunidades para se expressar, debater e usar a criatividade no cotidiano da escola. A experiência mostrou que a mídia-educação pode revolucionar práticas escolares desgastadas.Abstract This paper reports the results of an experiment on critical reading of images for high school students. The activities were designed according to the international concept of media literacy, which involves reading, content production, technical knowledge and skills to reflect on self-learning. Four workshops were held in which participants analyzed photos published in the mainstream media, produced and shared photos on Flickr, learned how to use a cloud computing image editor and reported their learning experience on individual weblogs. The results suggest that students engage with the activities, easily learn technical procedures for media content, understand concepts related to critical reading, but seem not to be able to apply the knowledge in their life outside the workshop room. They justify this difficulty by not having many opportunities to express themselves, to discuss and use creativity in everyday school life. The experience has shown that media education can potentially help to transform worn out pedagogical practices.Keywords Media education. Media literacy. Photography. Secondary school. Critical reading.Universidade Estadual de Campinas2016-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642520Pro-Posições; Vol. 24 No. 3: set./dez. 2013[72]; 117-138Pro-Posições; Vol. 24 Núm. 3: set./dez. 2013[72]; 117-138Pro-Posições; v. 24 n. 3: set./dez. 2013[72]; 117-1381980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642520/10041Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Alexandra BujokasCarvalho, Liana Catarina da Silva2016-02-18T14:44:36Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642520Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:44:36Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências de mídia-educação: estudando a fotografia no Ensino Médio |
title |
Experiências de mídia-educação: estudando a fotografia no Ensino Médio |
spellingShingle |
Experiências de mídia-educação: estudando a fotografia no Ensino Médio Siqueira, Alexandra Bujokas Mídia-educação. Media literacy. Fotografia. Ensino Médio. Leitura crítica Educação |
title_short |
Experiências de mídia-educação: estudando a fotografia no Ensino Médio |
title_full |
Experiências de mídia-educação: estudando a fotografia no Ensino Médio |
title_fullStr |
Experiências de mídia-educação: estudando a fotografia no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Experiências de mídia-educação: estudando a fotografia no Ensino Médio |
title_sort |
Experiências de mídia-educação: estudando a fotografia no Ensino Médio |
author |
Siqueira, Alexandra Bujokas |
author_facet |
Siqueira, Alexandra Bujokas Carvalho, Liana Catarina da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Liana Catarina da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Alexandra Bujokas Carvalho, Liana Catarina da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia-educação. Media literacy. Fotografia. Ensino Médio. Leitura crítica Educação |
topic |
Mídia-educação. Media literacy. Fotografia. Ensino Médio. Leitura crítica Educação |
description |
Relatam-se resultados de experimento com ensino da leitura crítica de fotografia para alunos do Ensino Médio. As atividades foram elaboradas a partir do conceito internacional de media literacy, que envolve leitura, produção de conteúdo, conhecimento técnico e habilidades para refletir sobre o próprio aprendizado. Foram realizadas quatro oficinas, onde os participantes analisaram imagens dos meios de comunicação, produziram e compartilharam fotos no site Flickr, aprenderam a usar editores de imagens e registraram o aprendizado em blogs individuais. Os resultados sugerem que os estudantes se engajam nas atividades, têm facilidade para aprender procedimentos técnicos necessários à produção de conteúdo, compreendem conceitos relacionados à leitura crítica, mas não conseguem aplicar o conhecimento na vida fora da sala da aula. Eles justificam essa dificuldade pelo fato de não terem oportunidades para se expressar, debater e usar a criatividade no cotidiano da escola. A experiência mostrou que a mídia-educação pode revolucionar práticas escolares desgastadas.Abstract This paper reports the results of an experiment on critical reading of images for high school students. The activities were designed according to the international concept of media literacy, which involves reading, content production, technical knowledge and skills to reflect on self-learning. Four workshops were held in which participants analyzed photos published in the mainstream media, produced and shared photos on Flickr, learned how to use a cloud computing image editor and reported their learning experience on individual weblogs. The results suggest that students engage with the activities, easily learn technical procedures for media content, understand concepts related to critical reading, but seem not to be able to apply the knowledge in their life outside the workshop room. They justify this difficulty by not having many opportunities to express themselves, to discuss and use creativity in everyday school life. The experience has shown that media education can potentially help to transform worn out pedagogical practices.Keywords Media education. Media literacy. Photography. Secondary school. Critical reading. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642520 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642520/10041 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 24 No. 3: set./dez. 2013[72]; 117-138 Pro-Posições; Vol. 24 Núm. 3: set./dez. 2013[72]; 117-138 Pro-Posições; v. 24 n. 3: set./dez. 2013[72]; 117-138 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217183998967808 |