Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072010000200012 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar a utilização da ferramenta fórum no ensino de Estatística Aplicada à Administração. Estudou-se um fórum realizado em uma disciplina semipresencial, no qual os alunos discutiriam sobre um determinado estudo de caso que deveriam resolver (pesquisa sobre a viabilidade de um novo negócio). Observou-se que a maior parte dos alunos matriculados participou da atividade, provavelmente devido à sua obrigatoriedade. A maioria das mensagens foi classificada como relevante, correta e adequada, caracterizando debates. Ocorreu, porém, grande repetição, provavelmente devido à grande quantidade de alunos e à predominante participação no último dia da atividade. Houve poucos acessos após o encerramento da discussão, o que indica que o conteúdo construído foi pouco utilizado como fonte de consulta. De forma geral, a experiência foi bem-sucedida, indicando que esta ferramenta pode efetivamente ser utilizada como estratégia pedagógica para o ensino de Estatística, desde que se elabore um planejamento cuidadoso. |
id |
UNICAMP-18_8c3fb1c9e977b89ac23fb404b03763f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-73072010000200012 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administraçãodiscussão assíncronafórumensino-aprendizagem de Estatísticae-learningO objetivo deste artigo é analisar a utilização da ferramenta fórum no ensino de Estatística Aplicada à Administração. Estudou-se um fórum realizado em uma disciplina semipresencial, no qual os alunos discutiriam sobre um determinado estudo de caso que deveriam resolver (pesquisa sobre a viabilidade de um novo negócio). Observou-se que a maior parte dos alunos matriculados participou da atividade, provavelmente devido à sua obrigatoriedade. A maioria das mensagens foi classificada como relevante, correta e adequada, caracterizando debates. Ocorreu, porém, grande repetição, provavelmente devido à grande quantidade de alunos e à predominante participação no último dia da atividade. Houve poucos acessos após o encerramento da discussão, o que indica que o conteúdo construído foi pouco utilizado como fonte de consulta. De forma geral, a experiência foi bem-sucedida, indicando que esta ferramenta pode efetivamente ser utilizada como estratégia pedagógica para o ensino de Estatística, desde que se elabore um planejamento cuidadoso.UNICAMP - Faculdade de Educação2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072010000200012Pro-Posições v.21 n.2 2010reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-73072010000200012info:eu-repo/semantics/openAccessMantovani,Daielly Melina NassifViana,Adriana Backx NoronhaGouvêa,Maria Aparecidapor2010-09-17T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73072010000200012Revistahttp://www.scielo.br/ppPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2010-09-17T00:00Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração |
title |
Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração |
spellingShingle |
Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração Mantovani,Daielly Melina Nassif discussão assíncrona fórum ensino-aprendizagem de Estatística e-learning |
title_short |
Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração |
title_full |
Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração |
title_fullStr |
Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração |
title_full_unstemmed |
Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração |
title_sort |
Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração |
author |
Mantovani,Daielly Melina Nassif |
author_facet |
Mantovani,Daielly Melina Nassif Viana,Adriana Backx Noronha Gouvêa,Maria Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Viana,Adriana Backx Noronha Gouvêa,Maria Aparecida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mantovani,Daielly Melina Nassif Viana,Adriana Backx Noronha Gouvêa,Maria Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
discussão assíncrona fórum ensino-aprendizagem de Estatística e-learning |
topic |
discussão assíncrona fórum ensino-aprendizagem de Estatística e-learning |
description |
O objetivo deste artigo é analisar a utilização da ferramenta fórum no ensino de Estatística Aplicada à Administração. Estudou-se um fórum realizado em uma disciplina semipresencial, no qual os alunos discutiriam sobre um determinado estudo de caso que deveriam resolver (pesquisa sobre a viabilidade de um novo negócio). Observou-se que a maior parte dos alunos matriculados participou da atividade, provavelmente devido à sua obrigatoriedade. A maioria das mensagens foi classificada como relevante, correta e adequada, caracterizando debates. Ocorreu, porém, grande repetição, provavelmente devido à grande quantidade de alunos e à predominante participação no último dia da atividade. Houve poucos acessos após o encerramento da discussão, o que indica que o conteúdo construído foi pouco utilizado como fonte de consulta. De forma geral, a experiência foi bem-sucedida, indicando que esta ferramenta pode efetivamente ser utilizada como estratégia pedagógica para o ensino de Estatística, desde que se elabore um planejamento cuidadoso. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072010000200012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072010000200012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-73072010000200012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP - Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP - Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições v.21 n.2 2010 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1748950193830625280 |