Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mantovani,Daielly Melina Nassif
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Viana,Adriana Backx Noronha, Gouvêa,Maria Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072010000200012
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a utilização da ferramenta fórum no ensino de Estatística Aplicada à Administração. Estudou-se um fórum realizado em uma disciplina semipresencial, no qual os alunos discutiriam sobre um determinado estudo de caso que deveriam resolver (pesquisa sobre a viabilidade de um novo negócio). Observou-se que a maior parte dos alunos matriculados participou da atividade, provavelmente devido à sua obrigatoriedade. A maioria das mensagens foi classificada como relevante, correta e adequada, caracterizando debates. Ocorreu, porém, grande repetição, provavelmente devido à grande quantidade de alunos e à predominante participação no último dia da atividade. Houve poucos acessos após o encerramento da discussão, o que indica que o conteúdo construído foi pouco utilizado como fonte de consulta. De forma geral, a experiência foi bem-sucedida, indicando que esta ferramenta pode efetivamente ser utilizada como estratégia pedagógica para o ensino de Estatística, desde que se elabore um planejamento cuidadoso.
id UNICAMP-18_8c3fb1c9e977b89ac23fb404b03763f8
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73072010000200012
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administraçãodiscussão assíncronafórumensino-aprendizagem de Estatísticae-learningO objetivo deste artigo é analisar a utilização da ferramenta fórum no ensino de Estatística Aplicada à Administração. Estudou-se um fórum realizado em uma disciplina semipresencial, no qual os alunos discutiriam sobre um determinado estudo de caso que deveriam resolver (pesquisa sobre a viabilidade de um novo negócio). Observou-se que a maior parte dos alunos matriculados participou da atividade, provavelmente devido à sua obrigatoriedade. A maioria das mensagens foi classificada como relevante, correta e adequada, caracterizando debates. Ocorreu, porém, grande repetição, provavelmente devido à grande quantidade de alunos e à predominante participação no último dia da atividade. Houve poucos acessos após o encerramento da discussão, o que indica que o conteúdo construído foi pouco utilizado como fonte de consulta. De forma geral, a experiência foi bem-sucedida, indicando que esta ferramenta pode efetivamente ser utilizada como estratégia pedagógica para o ensino de Estatística, desde que se elabore um planejamento cuidadoso.UNICAMP - Faculdade de Educação2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072010000200012Pro-Posições v.21 n.2 2010reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-73072010000200012info:eu-repo/semantics/openAccessMantovani,Daielly Melina NassifViana,Adriana Backx NoronhaGouvêa,Maria Aparecidapor2010-09-17T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73072010000200012Revistahttp://www.scielo.br/ppPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2010-09-17T00:00Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração
title Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração
spellingShingle Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração
Mantovani,Daielly Melina Nassif
discussão assíncrona
fórum
ensino-aprendizagem de Estatística
e-learning
title_short Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração
title_full Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração
title_fullStr Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração
title_full_unstemmed Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração
title_sort Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração
author Mantovani,Daielly Melina Nassif
author_facet Mantovani,Daielly Melina Nassif
Viana,Adriana Backx Noronha
Gouvêa,Maria Aparecida
author_role author
author2 Viana,Adriana Backx Noronha
Gouvêa,Maria Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mantovani,Daielly Melina Nassif
Viana,Adriana Backx Noronha
Gouvêa,Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv discussão assíncrona
fórum
ensino-aprendizagem de Estatística
e-learning
topic discussão assíncrona
fórum
ensino-aprendizagem de Estatística
e-learning
description O objetivo deste artigo é analisar a utilização da ferramenta fórum no ensino de Estatística Aplicada à Administração. Estudou-se um fórum realizado em uma disciplina semipresencial, no qual os alunos discutiriam sobre um determinado estudo de caso que deveriam resolver (pesquisa sobre a viabilidade de um novo negócio). Observou-se que a maior parte dos alunos matriculados participou da atividade, provavelmente devido à sua obrigatoriedade. A maioria das mensagens foi classificada como relevante, correta e adequada, caracterizando debates. Ocorreu, porém, grande repetição, provavelmente devido à grande quantidade de alunos e à predominante participação no último dia da atividade. Houve poucos acessos após o encerramento da discussão, o que indica que o conteúdo construído foi pouco utilizado como fonte de consulta. De forma geral, a experiência foi bem-sucedida, indicando que esta ferramenta pode efetivamente ser utilizada como estratégia pedagógica para o ensino de Estatística, desde que se elabore um planejamento cuidadoso.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072010000200012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072010000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-73072010000200012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições v.21 n.2 2010
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1748950193830625280