EliminaÁ„o Adiada: novas formas de exclus„o introduzidas pelas reformas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643680
Resumo: As reformas educacionais têm alterado a organização escolar das redes públicas. Duas modalidades foram ensaiadas: a “progressão continuada” e os “ciclos”, em contraposição à organização seriada (majoritária). Pelo lado conservador-liberal, estas idéias propõem a flexibilização do tempo de estudo e a adoção de ajuda complementar para as dificuldades do aluno, liberando o fluxo no interior das redes. Pelo lado progressista, além disso, tentam dar maior flexibilidade curricular para as escolas, numa tentativa de aproximá- las de experiências socialmente significativas para a criança. Nos dois casos, as experiências chocam-se contra as funções sociais historicamente construídas para a escola: a exclusão e a subordinação do aluno. O conceito de “eliminação adiada” é proposto para explicar as novas formas de exclusão que tais reformulações podem estar gerando. Por este, o que estaria ocorrendo é a criação ou alongamento de trilhas destinadas às classes populares dentro do sistema, mantendo-as provisoriamente em seu interior, mas sem aprendizagem real. Com isso, estariam sendo atualizadas as funções históricas da escola, a qual tem que cumpri-las em um ambiente agora mais exigente – política, tecnológica e socialmente.AbstractThe educational reforms have been changing the organization of schools in the public system. Two system modes have been tried: the “continuous progression” and the “cycles”, as opposed to the (predominant) serial organization. A liberal-conservative view of this issue includes the proposal of greater study time flexibility, as well as the adoption of additional help to solve students’ learning problems, allowing movement within the school system. From a progressive point of view, besides that, schools would also be able to have more curriculum flexibility, trying to get closer to experiences that would be socially meaningful to the kids. In both cases, the experiences are contrary to the functions that have been historically built for schools: students’ exclusion and subordination. The concept of “postponed elimination” is proposed to explain the new forms of exclusion that such reforms may be causing. According to this concept, what may be happening is the creation or the lengthening of tracks designed for lower-class students in the system, keeping them temporarily inside it, but without true learning. This way, the historical social functions of schools may be undergoing an updating process, with schools having to fulfill them in a more demanding atmosphere nowadays – in political, technological and social terms.Key words: Postponed elimination,. Reforms. Cycles. Continuous progression. Exclusion
id UNICAMP-18_9a45b151f4c08a215082397630025214
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643680
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling EliminaÁ„o Adiada: novas formas de exclus„o introduzidas pelas reformasEliminação adiada. Reformasciclos. Progressão continuada. ExclusãoEducaçãoAs reformas educacionais têm alterado a organização escolar das redes públicas. Duas modalidades foram ensaiadas: a “progressão continuada” e os “ciclos”, em contraposição à organização seriada (majoritária). Pelo lado conservador-liberal, estas idéias propõem a flexibilização do tempo de estudo e a adoção de ajuda complementar para as dificuldades do aluno, liberando o fluxo no interior das redes. Pelo lado progressista, além disso, tentam dar maior flexibilidade curricular para as escolas, numa tentativa de aproximá- las de experiências socialmente significativas para a criança. Nos dois casos, as experiências chocam-se contra as funções sociais historicamente construídas para a escola: a exclusão e a subordinação do aluno. O conceito de “eliminação adiada” é proposto para explicar as novas formas de exclusão que tais reformulações podem estar gerando. Por este, o que estaria ocorrendo é a criação ou alongamento de trilhas destinadas às classes populares dentro do sistema, mantendo-as provisoriamente em seu interior, mas sem aprendizagem real. Com isso, estariam sendo atualizadas as funções históricas da escola, a qual tem que cumpri-las em um ambiente agora mais exigente – política, tecnológica e socialmente.AbstractThe educational reforms have been changing the organization of schools in the public system. Two system modes have been tried: the “continuous progression” and the “cycles”, as opposed to the (predominant) serial organization. A liberal-conservative view of this issue includes the proposal of greater study time flexibility, as well as the adoption of additional help to solve students’ learning problems, allowing movement within the school system. From a progressive point of view, besides that, schools would also be able to have more curriculum flexibility, trying to get closer to experiences that would be socially meaningful to the kids. In both cases, the experiences are contrary to the functions that have been historically built for schools: students’ exclusion and subordination. The concept of “postponed elimination” is proposed to explain the new forms of exclusion that such reforms may be causing. According to this concept, what may be happening is the creation or the lengthening of tracks designed for lower-class students in the system, keeping them temporarily inside it, but without true learning. This way, the historical social functions of schools may be undergoing an updating process, with schools having to fulfill them in a more demanding atmosphere nowadays – in political, technological and social terms.Key words: Postponed elimination,. Reforms. Cycles. Continuous progression. ExclusionUniversidade Estadual de Campinas2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643680Pro-Posições; Vol. 16 No. 3: set.dez.2005[48]; 111-114Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 3: set.dez.2005[48]; 111-114Pro-Posições; v. 16 n. 3: set.dez.2005[48]; 111-1141980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643680/11196Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Luiz Carlos2016-02-29T13:59:54Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643680Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-29T13:59:54Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv EliminaÁ„o Adiada: novas formas de exclus„o introduzidas pelas reformas
title EliminaÁ„o Adiada: novas formas de exclus„o introduzidas pelas reformas
spellingShingle EliminaÁ„o Adiada: novas formas de exclus„o introduzidas pelas reformas
Freitas, Luiz Carlos
Eliminação adiada. Reformas
ciclos. Progressão continuada. Exclusão
Educação
title_short EliminaÁ„o Adiada: novas formas de exclus„o introduzidas pelas reformas
title_full EliminaÁ„o Adiada: novas formas de exclus„o introduzidas pelas reformas
title_fullStr EliminaÁ„o Adiada: novas formas de exclus„o introduzidas pelas reformas
title_full_unstemmed EliminaÁ„o Adiada: novas formas de exclus„o introduzidas pelas reformas
title_sort EliminaÁ„o Adiada: novas formas de exclus„o introduzidas pelas reformas
author Freitas, Luiz Carlos
author_facet Freitas, Luiz Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Eliminação adiada. Reformas
ciclos. Progressão continuada. Exclusão
Educação
topic Eliminação adiada. Reformas
ciclos. Progressão continuada. Exclusão
Educação
description As reformas educacionais têm alterado a organização escolar das redes públicas. Duas modalidades foram ensaiadas: a “progressão continuada” e os “ciclos”, em contraposição à organização seriada (majoritária). Pelo lado conservador-liberal, estas idéias propõem a flexibilização do tempo de estudo e a adoção de ajuda complementar para as dificuldades do aluno, liberando o fluxo no interior das redes. Pelo lado progressista, além disso, tentam dar maior flexibilidade curricular para as escolas, numa tentativa de aproximá- las de experiências socialmente significativas para a criança. Nos dois casos, as experiências chocam-se contra as funções sociais historicamente construídas para a escola: a exclusão e a subordinação do aluno. O conceito de “eliminação adiada” é proposto para explicar as novas formas de exclusão que tais reformulações podem estar gerando. Por este, o que estaria ocorrendo é a criação ou alongamento de trilhas destinadas às classes populares dentro do sistema, mantendo-as provisoriamente em seu interior, mas sem aprendizagem real. Com isso, estariam sendo atualizadas as funções históricas da escola, a qual tem que cumpri-las em um ambiente agora mais exigente – política, tecnológica e socialmente.AbstractThe educational reforms have been changing the organization of schools in the public system. Two system modes have been tried: the “continuous progression” and the “cycles”, as opposed to the (predominant) serial organization. A liberal-conservative view of this issue includes the proposal of greater study time flexibility, as well as the adoption of additional help to solve students’ learning problems, allowing movement within the school system. From a progressive point of view, besides that, schools would also be able to have more curriculum flexibility, trying to get closer to experiences that would be socially meaningful to the kids. In both cases, the experiences are contrary to the functions that have been historically built for schools: students’ exclusion and subordination. The concept of “postponed elimination” is proposed to explain the new forms of exclusion that such reforms may be causing. According to this concept, what may be happening is the creation or the lengthening of tracks designed for lower-class students in the system, keeping them temporarily inside it, but without true learning. This way, the historical social functions of schools may be undergoing an updating process, with schools having to fulfill them in a more demanding atmosphere nowadays – in political, technological and social terms.Key words: Postponed elimination,. Reforms. Cycles. Continuous progression. Exclusion
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643680
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643680/11196
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 16 No. 3: set.dez.2005[48]; 111-114
Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 3: set.dez.2005[48]; 111-114
Pro-Posições; v. 16 n. 3: set.dez.2005[48]; 111-114
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186087731200