EliminaÁ„o Adiada: novas formas de exclus„o introduzidas pelas reformas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643680 |
Resumo: | As reformas educacionais têm alterado a organização escolar das redes públicas. Duas modalidades foram ensaiadas: a “progressão continuada” e os “ciclos”, em contraposição à organização seriada (majoritária). Pelo lado conservador-liberal, estas idéias propõem a flexibilização do tempo de estudo e a adoção de ajuda complementar para as dificuldades do aluno, liberando o fluxo no interior das redes. Pelo lado progressista, além disso, tentam dar maior flexibilidade curricular para as escolas, numa tentativa de aproximá- las de experiências socialmente significativas para a criança. Nos dois casos, as experiências chocam-se contra as funções sociais historicamente construídas para a escola: a exclusão e a subordinação do aluno. O conceito de “eliminação adiada” é proposto para explicar as novas formas de exclusão que tais reformulações podem estar gerando. Por este, o que estaria ocorrendo é a criação ou alongamento de trilhas destinadas às classes populares dentro do sistema, mantendo-as provisoriamente em seu interior, mas sem aprendizagem real. Com isso, estariam sendo atualizadas as funções históricas da escola, a qual tem que cumpri-las em um ambiente agora mais exigente – política, tecnológica e socialmente.AbstractThe educational reforms have been changing the organization of schools in the public system. Two system modes have been tried: the “continuous progression” and the “cycles”, as opposed to the (predominant) serial organization. A liberal-conservative view of this issue includes the proposal of greater study time flexibility, as well as the adoption of additional help to solve students’ learning problems, allowing movement within the school system. From a progressive point of view, besides that, schools would also be able to have more curriculum flexibility, trying to get closer to experiences that would be socially meaningful to the kids. In both cases, the experiences are contrary to the functions that have been historically built for schools: students’ exclusion and subordination. The concept of “postponed elimination” is proposed to explain the new forms of exclusion that such reforms may be causing. According to this concept, what may be happening is the creation or the lengthening of tracks designed for lower-class students in the system, keeping them temporarily inside it, but without true learning. This way, the historical social functions of schools may be undergoing an updating process, with schools having to fulfill them in a more demanding atmosphere nowadays – in political, technological and social terms.Key words: Postponed elimination,. Reforms. Cycles. Continuous progression. Exclusion |
id |
UNICAMP-18_9a45b151f4c08a215082397630025214 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643680 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EliminaÁ„o Adiada: novas formas de exclus„o introduzidas pelas reformasEliminação adiada. Reformasciclos. Progressão continuada. ExclusãoEducaçãoAs reformas educacionais têm alterado a organização escolar das redes públicas. Duas modalidades foram ensaiadas: a “progressão continuada” e os “ciclos”, em contraposição à organização seriada (majoritária). Pelo lado conservador-liberal, estas idéias propõem a flexibilização do tempo de estudo e a adoção de ajuda complementar para as dificuldades do aluno, liberando o fluxo no interior das redes. Pelo lado progressista, além disso, tentam dar maior flexibilidade curricular para as escolas, numa tentativa de aproximá- las de experiências socialmente significativas para a criança. Nos dois casos, as experiências chocam-se contra as funções sociais historicamente construídas para a escola: a exclusão e a subordinação do aluno. O conceito de “eliminação adiada” é proposto para explicar as novas formas de exclusão que tais reformulações podem estar gerando. Por este, o que estaria ocorrendo é a criação ou alongamento de trilhas destinadas às classes populares dentro do sistema, mantendo-as provisoriamente em seu interior, mas sem aprendizagem real. Com isso, estariam sendo atualizadas as funções históricas da escola, a qual tem que cumpri-las em um ambiente agora mais exigente – política, tecnológica e socialmente.AbstractThe educational reforms have been changing the organization of schools in the public system. Two system modes have been tried: the “continuous progression” and the “cycles”, as opposed to the (predominant) serial organization. A liberal-conservative view of this issue includes the proposal of greater study time flexibility, as well as the adoption of additional help to solve students’ learning problems, allowing movement within the school system. From a progressive point of view, besides that, schools would also be able to have more curriculum flexibility, trying to get closer to experiences that would be socially meaningful to the kids. In both cases, the experiences are contrary to the functions that have been historically built for schools: students’ exclusion and subordination. The concept of “postponed elimination” is proposed to explain the new forms of exclusion that such reforms may be causing. According to this concept, what may be happening is the creation or the lengthening of tracks designed for lower-class students in the system, keeping them temporarily inside it, but without true learning. This way, the historical social functions of schools may be undergoing an updating process, with schools having to fulfill them in a more demanding atmosphere nowadays – in political, technological and social terms.Key words: Postponed elimination,. Reforms. Cycles. Continuous progression. ExclusionUniversidade Estadual de Campinas2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643680Pro-Posições; Vol. 16 No. 3: set.dez.2005[48]; 111-114Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 3: set.dez.2005[48]; 111-114Pro-Posições; v. 16 n. 3: set.dez.2005[48]; 111-1141980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643680/11196Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Luiz Carlos2016-02-29T13:59:54Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643680Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-29T13:59:54Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EliminaÁ„o Adiada: novas formas de exclus„o introduzidas pelas reformas |
title |
EliminaÁ„o Adiada: novas formas de exclus„o introduzidas pelas reformas |
spellingShingle |
EliminaÁ„o Adiada: novas formas de exclus„o introduzidas pelas reformas Freitas, Luiz Carlos Eliminação adiada. Reformas ciclos. Progressão continuada. Exclusão Educação |
title_short |
EliminaÁ„o Adiada: novas formas de exclus„o introduzidas pelas reformas |
title_full |
EliminaÁ„o Adiada: novas formas de exclus„o introduzidas pelas reformas |
title_fullStr |
EliminaÁ„o Adiada: novas formas de exclus„o introduzidas pelas reformas |
title_full_unstemmed |
EliminaÁ„o Adiada: novas formas de exclus„o introduzidas pelas reformas |
title_sort |
EliminaÁ„o Adiada: novas formas de exclus„o introduzidas pelas reformas |
author |
Freitas, Luiz Carlos |
author_facet |
Freitas, Luiz Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Luiz Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eliminação adiada. Reformas ciclos. Progressão continuada. Exclusão Educação |
topic |
Eliminação adiada. Reformas ciclos. Progressão continuada. Exclusão Educação |
description |
As reformas educacionais têm alterado a organização escolar das redes públicas. Duas modalidades foram ensaiadas: a “progressão continuada” e os “ciclos”, em contraposição à organização seriada (majoritária). Pelo lado conservador-liberal, estas idéias propõem a flexibilização do tempo de estudo e a adoção de ajuda complementar para as dificuldades do aluno, liberando o fluxo no interior das redes. Pelo lado progressista, além disso, tentam dar maior flexibilidade curricular para as escolas, numa tentativa de aproximá- las de experiências socialmente significativas para a criança. Nos dois casos, as experiências chocam-se contra as funções sociais historicamente construídas para a escola: a exclusão e a subordinação do aluno. O conceito de “eliminação adiada” é proposto para explicar as novas formas de exclusão que tais reformulações podem estar gerando. Por este, o que estaria ocorrendo é a criação ou alongamento de trilhas destinadas às classes populares dentro do sistema, mantendo-as provisoriamente em seu interior, mas sem aprendizagem real. Com isso, estariam sendo atualizadas as funções históricas da escola, a qual tem que cumpri-las em um ambiente agora mais exigente – política, tecnológica e socialmente.AbstractThe educational reforms have been changing the organization of schools in the public system. Two system modes have been tried: the “continuous progression” and the “cycles”, as opposed to the (predominant) serial organization. A liberal-conservative view of this issue includes the proposal of greater study time flexibility, as well as the adoption of additional help to solve students’ learning problems, allowing movement within the school system. From a progressive point of view, besides that, schools would also be able to have more curriculum flexibility, trying to get closer to experiences that would be socially meaningful to the kids. In both cases, the experiences are contrary to the functions that have been historically built for schools: students’ exclusion and subordination. The concept of “postponed elimination” is proposed to explain the new forms of exclusion that such reforms may be causing. According to this concept, what may be happening is the creation or the lengthening of tracks designed for lower-class students in the system, keeping them temporarily inside it, but without true learning. This way, the historical social functions of schools may be undergoing an updating process, with schools having to fulfill them in a more demanding atmosphere nowadays – in political, technological and social terms.Key words: Postponed elimination,. Reforms. Cycles. Continuous progression. Exclusion |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643680 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643680/11196 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 16 No. 3: set.dez.2005[48]; 111-114 Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 3: set.dez.2005[48]; 111-114 Pro-Posições; v. 16 n. 3: set.dez.2005[48]; 111-114 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217186087731200 |