Perversão do presente em currículos nômades: acontecimentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643550 |
Resumo: | O artigo apresenta alguns sentidos do trabalho realizado – nos entremeios de uma pesquisa de doutorado – em uma terceira série do Ensino Fundamental da rede municipal de Paulínia-SP, utilizando câmeras-latas na produção de agenciamentos, imaginações, efeitos, intuições. Deslocamentos do tempo e do espaço em agenciamentos currículos-fotografia-tempo pelos bairros do município. O trabalho parte de conceitos de Gilles Deleuze, colocando-os em fluxos para o campo dos estudos do currículo. Gilles Deleuze erige três formulações para o tempo que podem nos inspirar na produção de currículos nômades, ajudando-nos a traçar linhas que nos auxiliem a movimentar as formas de ser e de estar na escola. As potencialidades do encontro do currículo com os tempos “deleuzianos” são, neste trabalho, traçados, linhas do “conto” para se considerar a política curricular como estética artística. |
id |
UNICAMP-18_9fb7ba5fe362f6d516be2ba6d39b0156 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643550 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perversão do presente em currículos nômades: acontecimentosPerversão do presente em currículos nômades: acontecimentosPerversão do presente em currículos nômades: acontecimentosCurrículoImaginaçãoDeleuzeFotografiaCurriculumImaginationDeleuzePhotographyCurrículoImaginaçãoDeleuzeFotografiaEducaçãoO artigo apresenta alguns sentidos do trabalho realizado – nos entremeios de uma pesquisa de doutorado – em uma terceira série do Ensino Fundamental da rede municipal de Paulínia-SP, utilizando câmeras-latas na produção de agenciamentos, imaginações, efeitos, intuições. Deslocamentos do tempo e do espaço em agenciamentos currículos-fotografia-tempo pelos bairros do município. O trabalho parte de conceitos de Gilles Deleuze, colocando-os em fluxos para o campo dos estudos do currículo. Gilles Deleuze erige três formulações para o tempo que podem nos inspirar na produção de currículos nômades, ajudando-nos a traçar linhas que nos auxiliem a movimentar as formas de ser e de estar na escola. As potencialidades do encontro do currículo com os tempos “deleuzianos” são, neste trabalho, traçados, linhas do “conto” para se considerar a política curricular como estética artística.O artigo apresenta alguns sentidos do trabalho realizado – nos entremeios de uma pesquisa de doutorado – em uma terceira série do Ensino Fundamental da rede municipal de Paulínia-SP, utilizando câmeras-latas na produção de agenciamentos, imaginações, efeitos, intuições. Deslocamentos do tempo e do espaço em agenciamentos currículos-fotografia-tempo pelos bairros do município. O trabalho parte de conceitos de Gilles Deleuze, colocando-os em fluxos para o campo dos estudos do currículo. Gilles Deleuze erige três formulações para o tempo que podem nos inspirar na produção de currículos nômades, ajudando-nos a traçar linhas que nos auxiliem a movimentar as formas de ser e de estar na escola. As potencialidades do encontro do currículo com os tempos “deleuzianos” são, neste trabalho, traçados, linhas do “conto” para se considerar a política curricular como estética artística.O artigo apresenta alguns sentidos do trabalho realizado – nos entremeios de uma pesquisa de doutorado – em uma terceira série do Ensino Fundamental da rede municipal de Paulínia-SP, utilizando câmeras-latas na produção de agenciamentos, imaginações, efeitos, intuições. Deslocamentos do tempo e do espaço em agenciamentos currículos-fotografia-tempo pelos bairros do município. O trabalho parte de conceitos de Gilles Deleuze, colocando-os em fluxos para o campo dos estudos do currículo. Gilles Deleuze erige três formulações para o tempo que podem nos inspirar na produção de currículos nômades, ajudando-nos a traçar linhas que nos auxiliem a movimentar as formas de ser e de estar na escola. As potencialidades do encontro do currículo com os tempos “deleuzianos” são, neste trabalho, traçados, linhas do “conto” para se considerar a política curricular como estética artística.Universidade Estadual de Campinas2016-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto Textoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643550Pro-Posições; Vol. 18 No. 2: maio./ago.2007[53]; 129-144Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 2: maio./ago.2007[53]; 129-144Pro-Posições; v. 18 n. 2: maio./ago.2007[53]; 129-1441980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643550/29755Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2016 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, José Mário Aleluia2022-08-11T14:30:42Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643550Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-08-11T14:30:42Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perversão do presente em currículos nômades: acontecimentos Perversão do presente em currículos nômades: acontecimentos Perversão do presente em currículos nômades: acontecimentos |
title |
Perversão do presente em currículos nômades: acontecimentos |
spellingShingle |
Perversão do presente em currículos nômades: acontecimentos Oliveira, José Mário Aleluia Currículo Imaginação Deleuze Fotografia Curriculum Imagination Deleuze Photography Currículo Imaginação Deleuze Fotografia Educação |
title_short |
Perversão do presente em currículos nômades: acontecimentos |
title_full |
Perversão do presente em currículos nômades: acontecimentos |
title_fullStr |
Perversão do presente em currículos nômades: acontecimentos |
title_full_unstemmed |
Perversão do presente em currículos nômades: acontecimentos |
title_sort |
Perversão do presente em currículos nômades: acontecimentos |
author |
Oliveira, José Mário Aleluia |
author_facet |
Oliveira, José Mário Aleluia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, José Mário Aleluia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Imaginação Deleuze Fotografia Curriculum Imagination Deleuze Photography Currículo Imaginação Deleuze Fotografia Educação |
topic |
Currículo Imaginação Deleuze Fotografia Curriculum Imagination Deleuze Photography Currículo Imaginação Deleuze Fotografia Educação |
description |
O artigo apresenta alguns sentidos do trabalho realizado – nos entremeios de uma pesquisa de doutorado – em uma terceira série do Ensino Fundamental da rede municipal de Paulínia-SP, utilizando câmeras-latas na produção de agenciamentos, imaginações, efeitos, intuições. Deslocamentos do tempo e do espaço em agenciamentos currículos-fotografia-tempo pelos bairros do município. O trabalho parte de conceitos de Gilles Deleuze, colocando-os em fluxos para o campo dos estudos do currículo. Gilles Deleuze erige três formulações para o tempo que podem nos inspirar na produção de currículos nômades, ajudando-nos a traçar linhas que nos auxiliem a movimentar as formas de ser e de estar na escola. As potencialidades do encontro do currículo com os tempos “deleuzianos” são, neste trabalho, traçados, linhas do “conto” para se considerar a política curricular como estética artística. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643550 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643550/29755 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; Contemporary Brasil; Contemporáneo Brasil; Contemporâneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 18 No. 2: maio./ago.2007[53]; 129-144 Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 2: maio./ago.2007[53]; 129-144 Pro-Posições; v. 18 n. 2: maio./ago.2007[53]; 129-144 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217185616920576 |