Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula técnica de dança *
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644139 |
Resumo: | Neste artigo a autora discute o ensino de técnica de dança moderna através de um estudo de caso na linha a pesquisa qualitativa. Analisa a possibilidade de uma técnica de dança sem estilo, fundada em princípios anatõmicos funcionais na qual é dada prioridade à sensação do corpo através do trabalho de educação somática. Sem a intenção de estar prescrevendo modelos ou até mesmo ditando novas regras para o ensino de dança, a autora ponta em sua conclusão dados que podem ser transportados e adaptados para o ensino de qualquer técnica de dança codificada. Com isto, acredita estar expandindo as fronteiras do que hoje se reconhece como ensino de dança.Abstract:in this the author discusses the teaching of modern dance technique via a qualitative approach to research. She analysis the possibility of teaching dance with no style, based on anatomical principies that give priority to body sensation through the understanding of dance science and somatics. Without dictating models or even suggesting new rules to the teaching of dance, the author points out in her conclusion data that can be either trasnported or adapted to the teaching of any dance technique. She believes this approach expands the boundaries of what could be considered dance education nowadays.Descriptors: Body. Technique. Dance. Somatic education |
id |
UNICAMP-18_ba0b2106f1aab36e8a8288be4338b07c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644139 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula técnica de dança *Corpo. Ttécnica. Dança. Educação somáticaEducaçãoNeste artigo a autora discute o ensino de técnica de dança moderna através de um estudo de caso na linha a pesquisa qualitativa. Analisa a possibilidade de uma técnica de dança sem estilo, fundada em princípios anatõmicos funcionais na qual é dada prioridade à sensação do corpo através do trabalho de educação somática. Sem a intenção de estar prescrevendo modelos ou até mesmo ditando novas regras para o ensino de dança, a autora ponta em sua conclusão dados que podem ser transportados e adaptados para o ensino de qualquer técnica de dança codificada. Com isto, acredita estar expandindo as fronteiras do que hoje se reconhece como ensino de dança.Abstract:in this the author discusses the teaching of modern dance technique via a qualitative approach to research. She analysis the possibility of teaching dance with no style, based on anatomical principies that give priority to body sensation through the understanding of dance science and somatics. Without dictating models or even suggesting new rules to the teaching of dance, the author points out in her conclusion data that can be either trasnported or adapted to the teaching of any dance technique. She believes this approach expands the boundaries of what could be considered dance education nowadays.Descriptors: Body. Technique. Dance. Somatic education Universidade Estadual de Campinas2016-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644139Pro-Posições; Vol. 9 No. 2: jun.1998[26]; 79-95Pro-Posições; Vol. 9 Núm. 2: jun.1998[26]; 79-95Pro-Posições; v. 9 n. 2: jun.1998[26]; 79-951980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644139/11577Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFortin, Sylvie2016-03-11T13:44:09Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644139Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-11T13:44:09Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula técnica de dança * |
title |
Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula técnica de dança * |
spellingShingle |
Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula técnica de dança * Fortin, Sylvie Corpo. Ttécnica. Dança. Educação somática Educação |
title_short |
Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula técnica de dança * |
title_full |
Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula técnica de dança * |
title_fullStr |
Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula técnica de dança * |
title_full_unstemmed |
Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula técnica de dança * |
title_sort |
Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula técnica de dança * |
author |
Fortin, Sylvie |
author_facet |
Fortin, Sylvie |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fortin, Sylvie |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo. Ttécnica. Dança. Educação somática Educação |
topic |
Corpo. Ttécnica. Dança. Educação somática Educação |
description |
Neste artigo a autora discute o ensino de técnica de dança moderna através de um estudo de caso na linha a pesquisa qualitativa. Analisa a possibilidade de uma técnica de dança sem estilo, fundada em princípios anatõmicos funcionais na qual é dada prioridade à sensação do corpo através do trabalho de educação somática. Sem a intenção de estar prescrevendo modelos ou até mesmo ditando novas regras para o ensino de dança, a autora ponta em sua conclusão dados que podem ser transportados e adaptados para o ensino de qualquer técnica de dança codificada. Com isto, acredita estar expandindo as fronteiras do que hoje se reconhece como ensino de dança.Abstract:in this the author discusses the teaching of modern dance technique via a qualitative approach to research. She analysis the possibility of teaching dance with no style, based on anatomical principies that give priority to body sensation through the understanding of dance science and somatics. Without dictating models or even suggesting new rules to the teaching of dance, the author points out in her conclusion data that can be either trasnported or adapted to the teaching of any dance technique. She believes this approach expands the boundaries of what could be considered dance education nowadays.Descriptors: Body. Technique. Dance. Somatic education |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644139 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644139/11577 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 9 No. 2: jun.1998[26]; 79-95 Pro-Posições; Vol. 9 Núm. 2: jun.1998[26]; 79-95 Pro-Posições; v. 9 n. 2: jun.1998[26]; 79-95 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217187365945344 |