O Cine Debate promovendo encontros do cinema com a escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642523 |
Resumo: | Partindo da hipótese-cinema, de Alain Bergala (2008), reconhecemos o cinema como alteridade, pois a experiência com o cinema permite ser o outro, viver em outro território, flanar por diferentes espaços e tempos. Nesse processo, o cinema pode entrar na escola como potência criadora: promover o encontro dos(as) alunos(as) com diferentes experiências estéticas; provocar a dúvida, o questionamento, colocando em xeque o lugar-comum, os padrões socioculturais, as identidades fixas. A experiência com Cine Debate em escolas públicas de Ensino Médio, nos municípios do Rio de Janeiro e Niterói, permitiu problematizar a produção cinematográfica, favorecer a aproximação do cinema com a escola, contribuir para a ampliação do número de filmes brasileiros assistidos, questionar o que consideramos “olhar”. Por meio de uma pesquisa qualitativa, percebemos o desejo dos estudantes em aprofundar os temas discutidos, conhecemos seus gêneros cinematográficos preferidos e a frequência com que assistem a filmes. Esse resultado indica a continuidade da experiência com o Cine Debate.Abstract Taking as its starting point the hypothesis cinema, by Alain Bergala (2008), we recognize cinema as otherness, because, from experience with the cinema, we can be the other, live in the other’s territory, fly through different spaces and times. In this process, the cinema may enter the school as a creative potential; to promote the meeting of students with different aesthetic experiences, to provoke doubts and questioning the commonplace, the social and cultural patterns, the fixed identities. The experience with cinema-debate in public schools in Rio de Janeiro and Niterói, allowed us to discuss cinematographic production, favor the convergence between cinema and school, contribute to increase the number of Brazilian films seen, question what we consider “to look”. Through a qualitative research, we could see the students’ desire to go deeper into this discussion, to learn about the film genres they prefer and, how often do they go to the movies. These results recommend the continuity of the experience with cinema-debate.Keywords Cinema. School. Education of seeing. Otherness |
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O Cine Debate promovendo encontros do cinema com a escolaCinema. Escola. Educação do olhar. AlteridadeEducaçãoPartindo da hipótese-cinema, de Alain Bergala (2008), reconhecemos o cinema como alteridade, pois a experiência com o cinema permite ser o outro, viver em outro território, flanar por diferentes espaços e tempos. Nesse processo, o cinema pode entrar na escola como potência criadora: promover o encontro dos(as) alunos(as) com diferentes experiências estéticas; provocar a dúvida, o questionamento, colocando em xeque o lugar-comum, os padrões socioculturais, as identidades fixas. A experiência com Cine Debate em escolas públicas de Ensino Médio, nos municípios do Rio de Janeiro e Niterói, permitiu problematizar a produção cinematográfica, favorecer a aproximação do cinema com a escola, contribuir para a ampliação do número de filmes brasileiros assistidos, questionar o que consideramos “olhar”. Por meio de uma pesquisa qualitativa, percebemos o desejo dos estudantes em aprofundar os temas discutidos, conhecemos seus gêneros cinematográficos preferidos e a frequência com que assistem a filmes. Esse resultado indica a continuidade da experiência com o Cine Debate.Abstract Taking as its starting point the hypothesis cinema, by Alain Bergala (2008), we recognize cinema as otherness, because, from experience with the cinema, we can be the other, live in the other’s territory, fly through different spaces and times. In this process, the cinema may enter the school as a creative potential; to promote the meeting of students with different aesthetic experiences, to provoke doubts and questioning the commonplace, the social and cultural patterns, the fixed identities. The experience with cinema-debate in public schools in Rio de Janeiro and Niterói, allowed us to discuss cinematographic production, favor the convergence between cinema and school, contribute to increase the number of Brazilian films seen, question what we consider “to look”. Through a qualitative research, we could see the students’ desire to go deeper into this discussion, to learn about the film genres they prefer and, how often do they go to the movies. These results recommend the continuity of the experience with cinema-debate.Keywords Cinema. School. Education of seeing. OthernessUniversidade Estadual de Campinas2016-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642523Pro-Posições; Vol. 24 No. 3: set./dez. 2013[72]; 183-200Pro-Posições; Vol. 24 Núm. 3: set./dez. 2013[72]; 183-200Pro-Posições; v. 24 n. 3: set./dez. 2013[72]; 183-2001980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642523/10044Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBerti, AndrezaCarvalho, Rosa Malena2016-02-18T14:44:36Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642523Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:44:36Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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