Memórias de leitura, lugar de leitor e conhecimento na formação inicial de docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dresch, Márcia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lebedeff, Tatiana Bolívar, Dickel, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643278
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar, através da memória discursiva, as experiências de leitura de alunos do curso de Letras e o impacto dessas experiências no processo de formação inicial. As memórias são resgatadas através da técnica de grupo focal e analisadas à luz da Análise do Discurso. Propomos discutir a relação entre as experiências de leitura de alunos do curso de Letras durante sua formação escolar e o modo como se enunciam como sujeitos leitores no curso superior. Os dados coletados revelam vínculos com a escrita, ora muito densos e afetivos, geralmente associados à primeira infância e à família, ora de desencanto e aversão, relacionados à escola. Na universidade predomina uma postura de valorização e respeito para com a escrita, ligada a um comportamento crítico em relação a sua formação escolar e autocrítico enquanto leitor universitário.Abstract:This work aims to analyze, through discursive memory, the reading experiences from Language Teaching course course students and the impact of these experiences on their initial teaching program. Memories are recollected through focus group technique and analyzed in light of Speech Analysis. We propose to discuss the relation among the Language Teaching course students’ reading experiences and the way they consider themselves as reading subjects. The collected data reveal bonds with the writing, which are sometimes affective, generally associated with their first childhood and families, and sometimes disillusioned related to school. In university a position of value and respect towards writing is predominant and it is linked to an attitude of criticism concerning their school background and to an attitude of self-criticism as a university reader.Key words: Reading. Memory. Subjectivity. Teacher education
id UNICAMP-18_cbbd248b0248c0bd02b3a7634febbdcb
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643278
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Memórias de leitura, lugar de leitor e conhecimento na formação inicial de docentesLeitura. Memória. Subjetividade. Formação docenteEducaçãoEste trabalho tem por objetivo analisar, através da memória discursiva, as experiências de leitura de alunos do curso de Letras e o impacto dessas experiências no processo de formação inicial. As memórias são resgatadas através da técnica de grupo focal e analisadas à luz da Análise do Discurso. Propomos discutir a relação entre as experiências de leitura de alunos do curso de Letras durante sua formação escolar e o modo como se enunciam como sujeitos leitores no curso superior. Os dados coletados revelam vínculos com a escrita, ora muito densos e afetivos, geralmente associados à primeira infância e à família, ora de desencanto e aversão, relacionados à escola. Na universidade predomina uma postura de valorização e respeito para com a escrita, ligada a um comportamento crítico em relação a sua formação escolar e autocrítico enquanto leitor universitário.Abstract:This work aims to analyze, through discursive memory, the reading experiences from Language Teaching course course students and the impact of these experiences on their initial teaching program. Memories are recollected through focus group technique and analyzed in light of Speech Analysis. We propose to discuss the relation among the Language Teaching course students’ reading experiences and the way they consider themselves as reading subjects. The collected data reveal bonds with the writing, which are sometimes affective, generally associated with their first childhood and families, and sometimes disillusioned related to school. In university a position of value and respect towards writing is predominant and it is linked to an attitude of criticism concerning their school background and to an attitude of self-criticism as a university reader.Key words: Reading. Memory. Subjectivity. Teacher educationUniversidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643278Pro-Posições; Vol. 22 No. 1: jan./abr.2011[64]; 45-58Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 1: jan./abr.2011[64]; 45-58Pro-Posições; v. 22 n. 1: jan./abr.2011[64]; 45-581980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643278/10847Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessDresch, MárciaLebedeff, Tatiana BolívarDickel, Adriana2016-02-18T14:33:47Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643278Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:33:47Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Memórias de leitura, lugar de leitor e conhecimento na formação inicial de docentes
title Memórias de leitura, lugar de leitor e conhecimento na formação inicial de docentes
spellingShingle Memórias de leitura, lugar de leitor e conhecimento na formação inicial de docentes
Dresch, Márcia
Leitura. Memória. Subjetividade. Formação docente
Educação
title_short Memórias de leitura, lugar de leitor e conhecimento na formação inicial de docentes
title_full Memórias de leitura, lugar de leitor e conhecimento na formação inicial de docentes
title_fullStr Memórias de leitura, lugar de leitor e conhecimento na formação inicial de docentes
title_full_unstemmed Memórias de leitura, lugar de leitor e conhecimento na formação inicial de docentes
title_sort Memórias de leitura, lugar de leitor e conhecimento na formação inicial de docentes
author Dresch, Márcia
author_facet Dresch, Márcia
Lebedeff, Tatiana Bolívar
Dickel, Adriana
author_role author
author2 Lebedeff, Tatiana Bolívar
Dickel, Adriana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dresch, Márcia
Lebedeff, Tatiana Bolívar
Dickel, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura. Memória. Subjetividade. Formação docente
Educação
topic Leitura. Memória. Subjetividade. Formação docente
Educação
description Este trabalho tem por objetivo analisar, através da memória discursiva, as experiências de leitura de alunos do curso de Letras e o impacto dessas experiências no processo de formação inicial. As memórias são resgatadas através da técnica de grupo focal e analisadas à luz da Análise do Discurso. Propomos discutir a relação entre as experiências de leitura de alunos do curso de Letras durante sua formação escolar e o modo como se enunciam como sujeitos leitores no curso superior. Os dados coletados revelam vínculos com a escrita, ora muito densos e afetivos, geralmente associados à primeira infância e à família, ora de desencanto e aversão, relacionados à escola. Na universidade predomina uma postura de valorização e respeito para com a escrita, ligada a um comportamento crítico em relação a sua formação escolar e autocrítico enquanto leitor universitário.Abstract:This work aims to analyze, through discursive memory, the reading experiences from Language Teaching course course students and the impact of these experiences on their initial teaching program. Memories are recollected through focus group technique and analyzed in light of Speech Analysis. We propose to discuss the relation among the Language Teaching course students’ reading experiences and the way they consider themselves as reading subjects. The collected data reveal bonds with the writing, which are sometimes affective, generally associated with their first childhood and families, and sometimes disillusioned related to school. In university a position of value and respect towards writing is predominant and it is linked to an attitude of criticism concerning their school background and to an attitude of self-criticism as a university reader.Key words: Reading. Memory. Subjectivity. Teacher education
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643278
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643278/10847
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 22 No. 1: jan./abr.2011[64]; 45-58
Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 1: jan./abr.2011[64]; 45-58
Pro-Posições; v. 22 n. 1: jan./abr.2011[64]; 45-58
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184754991104