Alfabetização, saneamento e regeneração nas iniciativas de difusão da escola primária em São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643268 |
Resumo: | No âmbito das intervenções desenhadas, a partir da década de 1920, a educação e a saúde passaram a configurar-se como pilares da obra de redenção do povo da suposta ignorância e da doença e, na mesma medida, da obra de regeneração da nação. Este artigo analisa o projeto de educação higiênica por meio do qual se buscou incutir nas crianças um conjunto de hábitos articulados em torno do objetivo de formação de um ideal de homem forte, saudável, produtivo e ordeiro. Recortam-se iniciativas capitaneadas pelos grupos investidos nos altos cargos da instrução pública em São Paulo, atentando para as leituras que fazem dos problemas sociais, o lugar que conferem à educação e à saúde em seus diagnósticos e nas propostas que formulam. Tomam-se como fontes manuais escolares de higiene produzidos para a escola primária, procurando apreender as marcas desse projeto, por intermédio de uma interrogação que visa flagrar as prescrições higiênicas, em suas articulações com as imagens que esses impressos põem em circulação.Abstract:In the context of the interventions designed since the 1920s, education and health have been shaped up as pillars of the work of redeeming the Brazilian population from the supposed ignorance and disease, and thus regenerating the nation. This paper examines the hygienic education project, which sought to instill in children a set of habits articulated around the goal of forming an ideal of man who would be strong, healthy, productive and disciplined This study analyzes these initiatives led by the public education policy and decision makers from the state of Sao Paulo, considering their understanding of the social issues and the place assigned to education and health in their diagnoses, proposals and policies. For such, this study used the hygiene textbooks produced for the elementary school as references, seeking to grasp and question the hygienic prescriptions made by the policy makers in connection with the images these printed materials proposed.Key words: History of education. Textbooks. Hygienism |
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Alfabetização, saneamento e regeneração nas iniciativas de difusão da escola primária em São PauloHistória da educação. Manuais escolares. HigienismoEducaçãoNo âmbito das intervenções desenhadas, a partir da década de 1920, a educação e a saúde passaram a configurar-se como pilares da obra de redenção do povo da suposta ignorância e da doença e, na mesma medida, da obra de regeneração da nação. Este artigo analisa o projeto de educação higiênica por meio do qual se buscou incutir nas crianças um conjunto de hábitos articulados em torno do objetivo de formação de um ideal de homem forte, saudável, produtivo e ordeiro. Recortam-se iniciativas capitaneadas pelos grupos investidos nos altos cargos da instrução pública em São Paulo, atentando para as leituras que fazem dos problemas sociais, o lugar que conferem à educação e à saúde em seus diagnósticos e nas propostas que formulam. Tomam-se como fontes manuais escolares de higiene produzidos para a escola primária, procurando apreender as marcas desse projeto, por intermédio de uma interrogação que visa flagrar as prescrições higiênicas, em suas articulações com as imagens que esses impressos põem em circulação.Abstract:In the context of the interventions designed since the 1920s, education and health have been shaped up as pillars of the work of redeeming the Brazilian population from the supposed ignorance and disease, and thus regenerating the nation. This paper examines the hygienic education project, which sought to instill in children a set of habits articulated around the goal of forming an ideal of man who would be strong, healthy, productive and disciplined This study analyzes these initiatives led by the public education policy and decision makers from the state of Sao Paulo, considering their understanding of the social issues and the place assigned to education and health in their diagnoses, proposals and policies. For such, this study used the hygiene textbooks produced for the elementary school as references, seeking to grasp and question the hygienic prescriptions made by the policy makers in connection with the images these printed materials proposed.Key words: History of education. Textbooks. HygienismUniversidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643268Pro-Posições; Vol. 22 No. 2: maio./ago.2011[65]; 151-172Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 2: maio./ago.2011[65]; 151-172Pro-Posições; v. 22 n. 2: maio./ago.2011[65]; 151-1721980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643268/10813Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Heloísa Helena Pimenta2016-02-18T14:34:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643268Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:34:03Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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