A natureza da Ciência e o ensino das Ciências Naturais:Tendências e perspectivas na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Luiz Marcelo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644017
Resumo: Este artigo procura, inicialmente, sistematizar os principais argumentos que têm sido apresentados por diferentes autores quando justificam a importância de se considerar aspectos da natureza da ciência em atividades de ensino das Ciências Naturais. A partir deste quadro inicial e com base em uma revisão bibliográfica, embora não exaustiva, procura-se delinear algumas tendências e perspectivas na formação de professores das Ciências Naturais, no que diz respeito à possibilidade de que os mesmos considerem em suas práticas de ensino aspectos da natureza das ciências.Abstract:This paper presents the main reasonings that have been presented by different authors when they discuss the importance of considering the nature of science in science teaching activities. From this initial context and based on a non exhaustive literature review, this paper points out some trends and perspectives in teacher education in order to consider the nature of science in their teaching practices.Descriptors: Science teaching. Nature of science. Teacher education
id UNICAMP-18_ebee9de1cb487e2abc4f380c0500f984
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644017
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling A natureza da Ciência e o ensino das Ciências Naturais:Tendências e perspectivas na formação de professoresEnsino das Ciências Naturais. Natureza da ciência. Formação de professoresEducaçãoEste artigo procura, inicialmente, sistematizar os principais argumentos que têm sido apresentados por diferentes autores quando justificam a importância de se considerar aspectos da natureza da ciência em atividades de ensino das Ciências Naturais. A partir deste quadro inicial e com base em uma revisão bibliográfica, embora não exaustiva, procura-se delinear algumas tendências e perspectivas na formação de professores das Ciências Naturais, no que diz respeito à possibilidade de que os mesmos considerem em suas práticas de ensino aspectos da natureza das ciências.Abstract:This paper presents the main reasonings that have been presented by different authors when they discuss the importance of considering the nature of science in science teaching activities. From this initial context and based on a non exhaustive literature review, this paper points out some trends and perspectives in teacher education in order to consider the nature of science in their teaching practices.Descriptors: Science teaching. Nature of science. Teacher educationUniversidade Estadual de Campinas2016-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644017Pro-Posições; Vol. 12 No. 1: mar./2001[34]; 139-150Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 1: mar./2001[34]; 139-150Pro-Posições; v. 12 n. 1: mar./2001[34]; 139-1501980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644017/11464Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Luiz Marcelo2016-03-08T13:56:50Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644017Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-08T13:56:50Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A natureza da Ciência e o ensino das Ciências Naturais:Tendências e perspectivas na formação de professores
title A natureza da Ciência e o ensino das Ciências Naturais:Tendências e perspectivas na formação de professores
spellingShingle A natureza da Ciência e o ensino das Ciências Naturais:Tendências e perspectivas na formação de professores
Carvalho, Luiz Marcelo
Ensino das Ciências Naturais. Natureza da ciência. Formação de professores
Educação
title_short A natureza da Ciência e o ensino das Ciências Naturais:Tendências e perspectivas na formação de professores
title_full A natureza da Ciência e o ensino das Ciências Naturais:Tendências e perspectivas na formação de professores
title_fullStr A natureza da Ciência e o ensino das Ciências Naturais:Tendências e perspectivas na formação de professores
title_full_unstemmed A natureza da Ciência e o ensino das Ciências Naturais:Tendências e perspectivas na formação de professores
title_sort A natureza da Ciência e o ensino das Ciências Naturais:Tendências e perspectivas na formação de professores
author Carvalho, Luiz Marcelo
author_facet Carvalho, Luiz Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Luiz Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das Ciências Naturais. Natureza da ciência. Formação de professores
Educação
topic Ensino das Ciências Naturais. Natureza da ciência. Formação de professores
Educação
description Este artigo procura, inicialmente, sistematizar os principais argumentos que têm sido apresentados por diferentes autores quando justificam a importância de se considerar aspectos da natureza da ciência em atividades de ensino das Ciências Naturais. A partir deste quadro inicial e com base em uma revisão bibliográfica, embora não exaustiva, procura-se delinear algumas tendências e perspectivas na formação de professores das Ciências Naturais, no que diz respeito à possibilidade de que os mesmos considerem em suas práticas de ensino aspectos da natureza das ciências.Abstract:This paper presents the main reasonings that have been presented by different authors when they discuss the importance of considering the nature of science in science teaching activities. From this initial context and based on a non exhaustive literature review, this paper points out some trends and perspectives in teacher education in order to consider the nature of science in their teaching practices.Descriptors: Science teaching. Nature of science. Teacher education
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644017
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644017/11464
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 12 No. 1: mar./2001[34]; 139-150
Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 1: mar./2001[34]; 139-150
Pro-Posições; v. 12 n. 1: mar./2001[34]; 139-150
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186888843264