Política de leitura na Educação Infantil: da gestão ao leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amarilha, Marly
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Sayonara Fernandes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647207
Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar política de implantação, na Educação Infantil, do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE. Adotando uma abordagem quanti-qualitativa, analisa-se o percurso do acervo de livros da gestão até o leitor. O corpus é constituído de 21 Centros Municipais de Educação Infantil da Rede de Ensino de Natal-RN, Brasil, de um universo de 69. Dados derivam de entrevista semiestruturada com gestores da Secretaria Municipal de Educação. Resultados indicam que a política descentralizadora de gestão do programa descompromete os atores de responsabilidade em sua implantação. Assim, a despeito de grande investimento, leitores, em rito iniciático, passam fome de leitura, ilhados por caixas de tesouros fechadas.
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