Os efeitos dos mapas conceituais na aprendizagem dos estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Cristiane Tolentino
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carvalho, Ana Amélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652010
Resumo: Introdução: No ensino superior, os estudantes necessitam de desenvolver habilidades cognitivas essenciais para a sua formação acadêmica. Os mapas conceituais são considerados ferramentas educacionais para promover uma aprendizagem significativa desenvolvendo nos estudantes o pensamento crítico, a capacidade de resolução de problemas e a compreensão profunda dos conceitos. Métodos: Foram selecionadas e analisadas as publicações de 1992 a 2017 que utilizaram os mapas conceituais no ensino superior. Resultados: Este artigo descreve os efeitos dos mapas conceituais nas atividades acadêmicas dos estudantes universitários, bem como identifica as suas finalidades e relevância para a promoção da aprendizagem no ensino superior. Nos estudos analisados, são identificados e discutidos os desafios para a integração dos mapas conceituais nas práticas acadêmicas. Conclusão: Apesar de algumas limitações, os mapas conceituais são em geral bem aceitos pelos estudantes como facilitares do processo de aprendizagem. Os mapas conceituais são ferramentas importantes para auxiliar na aprendizagem de estudantes universitários em várias áreas de conhecimento.
id UNICAMP-19_0f34941c9a5020b637fd39ddfa780969
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8652010
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Os efeitos dos mapas conceituais na aprendizagem dos estudantes universitáriosAprendizagem significativa. Ensino superior. Estudantes universitários. Mapas conceituais.EducaçãoIntrodução: No ensino superior, os estudantes necessitam de desenvolver habilidades cognitivas essenciais para a sua formação acadêmica. Os mapas conceituais são considerados ferramentas educacionais para promover uma aprendizagem significativa desenvolvendo nos estudantes o pensamento crítico, a capacidade de resolução de problemas e a compreensão profunda dos conceitos. Métodos: Foram selecionadas e analisadas as publicações de 1992 a 2017 que utilizaram os mapas conceituais no ensino superior. Resultados: Este artigo descreve os efeitos dos mapas conceituais nas atividades acadêmicas dos estudantes universitários, bem como identifica as suas finalidades e relevância para a promoção da aprendizagem no ensino superior. Nos estudos analisados, são identificados e discutidos os desafios para a integração dos mapas conceituais nas práticas acadêmicas. Conclusão: Apesar de algumas limitações, os mapas conceituais são em geral bem aceitos pelos estudantes como facilitares do processo de aprendizagem. Os mapas conceituais são ferramentas importantes para auxiliar na aprendizagem de estudantes universitários em várias áreas de conhecimento.Universidade Estadual de Campinas2019-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRevisão sistemática de literaturaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/865201010.20396/etd.v21i1.8652010ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 259-277ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 259-277ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 259-2771676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652010/19014https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652010/20357Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Cristiane TolentinoCarvalho, Ana Amélia2019-01-10T14:45:37Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8652010Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:27.503629ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os efeitos dos mapas conceituais na aprendizagem dos estudantes universitários
title Os efeitos dos mapas conceituais na aprendizagem dos estudantes universitários
spellingShingle Os efeitos dos mapas conceituais na aprendizagem dos estudantes universitários
Machado, Cristiane Tolentino
Aprendizagem significativa. Ensino superior. Estudantes universitários. Mapas conceituais.
Educação
title_short Os efeitos dos mapas conceituais na aprendizagem dos estudantes universitários
title_full Os efeitos dos mapas conceituais na aprendizagem dos estudantes universitários
title_fullStr Os efeitos dos mapas conceituais na aprendizagem dos estudantes universitários
title_full_unstemmed Os efeitos dos mapas conceituais na aprendizagem dos estudantes universitários
title_sort Os efeitos dos mapas conceituais na aprendizagem dos estudantes universitários
author Machado, Cristiane Tolentino
author_facet Machado, Cristiane Tolentino
Carvalho, Ana Amélia
author_role author
author2 Carvalho, Ana Amélia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Cristiane Tolentino
Carvalho, Ana Amélia
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa. Ensino superior. Estudantes universitários. Mapas conceituais.
Educação
topic Aprendizagem significativa. Ensino superior. Estudantes universitários. Mapas conceituais.
Educação
description Introdução: No ensino superior, os estudantes necessitam de desenvolver habilidades cognitivas essenciais para a sua formação acadêmica. Os mapas conceituais são considerados ferramentas educacionais para promover uma aprendizagem significativa desenvolvendo nos estudantes o pensamento crítico, a capacidade de resolução de problemas e a compreensão profunda dos conceitos. Métodos: Foram selecionadas e analisadas as publicações de 1992 a 2017 que utilizaram os mapas conceituais no ensino superior. Resultados: Este artigo descreve os efeitos dos mapas conceituais nas atividades acadêmicas dos estudantes universitários, bem como identifica as suas finalidades e relevância para a promoção da aprendizagem no ensino superior. Nos estudos analisados, são identificados e discutidos os desafios para a integração dos mapas conceituais nas práticas acadêmicas. Conclusão: Apesar de algumas limitações, os mapas conceituais são em geral bem aceitos pelos estudantes como facilitares do processo de aprendizagem. Os mapas conceituais são ferramentas importantes para auxiliar na aprendizagem de estudantes universitários em várias áreas de conhecimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Revisão sistemática de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652010
10.20396/etd.v21i1.8652010
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652010
identifier_str_mv 10.20396/etd.v21i1.8652010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652010/19014
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652010/20357
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 259-277
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 259-277
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 259-277
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216654328627200