Os efeitos dos mapas conceituais na aprendizagem dos estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652010 |
Resumo: | Introdução: No ensino superior, os estudantes necessitam de desenvolver habilidades cognitivas essenciais para a sua formação acadêmica. Os mapas conceituais são considerados ferramentas educacionais para promover uma aprendizagem significativa desenvolvendo nos estudantes o pensamento crítico, a capacidade de resolução de problemas e a compreensão profunda dos conceitos. Métodos: Foram selecionadas e analisadas as publicações de 1992 a 2017 que utilizaram os mapas conceituais no ensino superior. Resultados: Este artigo descreve os efeitos dos mapas conceituais nas atividades acadêmicas dos estudantes universitários, bem como identifica as suas finalidades e relevância para a promoção da aprendizagem no ensino superior. Nos estudos analisados, são identificados e discutidos os desafios para a integração dos mapas conceituais nas práticas acadêmicas. Conclusão: Apesar de algumas limitações, os mapas conceituais são em geral bem aceitos pelos estudantes como facilitares do processo de aprendizagem. Os mapas conceituais são ferramentas importantes para auxiliar na aprendizagem de estudantes universitários em várias áreas de conhecimento. |
id |
UNICAMP-19_0f34941c9a5020b637fd39ddfa780969 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8652010 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Os efeitos dos mapas conceituais na aprendizagem dos estudantes universitáriosAprendizagem significativa. Ensino superior. Estudantes universitários. Mapas conceituais.EducaçãoIntrodução: No ensino superior, os estudantes necessitam de desenvolver habilidades cognitivas essenciais para a sua formação acadêmica. Os mapas conceituais são considerados ferramentas educacionais para promover uma aprendizagem significativa desenvolvendo nos estudantes o pensamento crítico, a capacidade de resolução de problemas e a compreensão profunda dos conceitos. Métodos: Foram selecionadas e analisadas as publicações de 1992 a 2017 que utilizaram os mapas conceituais no ensino superior. Resultados: Este artigo descreve os efeitos dos mapas conceituais nas atividades acadêmicas dos estudantes universitários, bem como identifica as suas finalidades e relevância para a promoção da aprendizagem no ensino superior. Nos estudos analisados, são identificados e discutidos os desafios para a integração dos mapas conceituais nas práticas acadêmicas. Conclusão: Apesar de algumas limitações, os mapas conceituais são em geral bem aceitos pelos estudantes como facilitares do processo de aprendizagem. Os mapas conceituais são ferramentas importantes para auxiliar na aprendizagem de estudantes universitários em várias áreas de conhecimento.Universidade Estadual de Campinas2019-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRevisão sistemática de literaturaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/865201010.20396/etd.v21i1.8652010ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 259-277ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 259-277ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 259-2771676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652010/19014https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652010/20357Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Cristiane TolentinoCarvalho, Ana Amélia2019-01-10T14:45:37Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8652010Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:27.503629ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os efeitos dos mapas conceituais na aprendizagem dos estudantes universitários |
title |
Os efeitos dos mapas conceituais na aprendizagem dos estudantes universitários |
spellingShingle |
Os efeitos dos mapas conceituais na aprendizagem dos estudantes universitários Machado, Cristiane Tolentino Aprendizagem significativa. Ensino superior. Estudantes universitários. Mapas conceituais. Educação |
title_short |
Os efeitos dos mapas conceituais na aprendizagem dos estudantes universitários |
title_full |
Os efeitos dos mapas conceituais na aprendizagem dos estudantes universitários |
title_fullStr |
Os efeitos dos mapas conceituais na aprendizagem dos estudantes universitários |
title_full_unstemmed |
Os efeitos dos mapas conceituais na aprendizagem dos estudantes universitários |
title_sort |
Os efeitos dos mapas conceituais na aprendizagem dos estudantes universitários |
author |
Machado, Cristiane Tolentino |
author_facet |
Machado, Cristiane Tolentino Carvalho, Ana Amélia |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Ana Amélia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Cristiane Tolentino Carvalho, Ana Amélia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa. Ensino superior. Estudantes universitários. Mapas conceituais. Educação |
topic |
Aprendizagem significativa. Ensino superior. Estudantes universitários. Mapas conceituais. Educação |
description |
Introdução: No ensino superior, os estudantes necessitam de desenvolver habilidades cognitivas essenciais para a sua formação acadêmica. Os mapas conceituais são considerados ferramentas educacionais para promover uma aprendizagem significativa desenvolvendo nos estudantes o pensamento crítico, a capacidade de resolução de problemas e a compreensão profunda dos conceitos. Métodos: Foram selecionadas e analisadas as publicações de 1992 a 2017 que utilizaram os mapas conceituais no ensino superior. Resultados: Este artigo descreve os efeitos dos mapas conceituais nas atividades acadêmicas dos estudantes universitários, bem como identifica as suas finalidades e relevância para a promoção da aprendizagem no ensino superior. Nos estudos analisados, são identificados e discutidos os desafios para a integração dos mapas conceituais nas práticas acadêmicas. Conclusão: Apesar de algumas limitações, os mapas conceituais são em geral bem aceitos pelos estudantes como facilitares do processo de aprendizagem. Os mapas conceituais são ferramentas importantes para auxiliar na aprendizagem de estudantes universitários em várias áreas de conhecimento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Revisão sistemática de literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652010 10.20396/etd.v21i1.8652010 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652010 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v21i1.8652010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652010/19014 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652010/20357 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 259-277 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 259-277 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 259-277 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216654328627200 |