O feminino materno e o masculino filial: as dificuldades de aprendizagem como sintoma na criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/699 |
Resumo: | O presente artigo versa sobre alguns sintomas apresentados por crianças que freqüentam a clínica fonoaudiológica e pedagógica, sintomas estes que se manifestam como alterações da linguagem oral e/ou escrita, os quais buscamos interrogar a partir da psicanálise. Apresentamos quatro casos de meninos nos quais uma relação simbiótica com a mãe era mantida e se evidenciava por relatos e atitudes infantilizadas para com criança. Relatamos como o trabalho pedagógico e fonoaudiológico baseado na perspectiva psicanalítica possibilitou modificações na relação materno – filial e permitiu à criança deslocar seus sintomas na aprendizagem. |
id |
UNICAMP-19_0f6a32f76fdad7ac2a81962eecd20851 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/699 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
O feminino materno e o masculino filial: as dificuldades de aprendizagem como sintoma na criançaPsicanálise. Castração. Dificuldades de aprendizagem.Dificuldades de aprendizagemO presente artigo versa sobre alguns sintomas apresentados por crianças que freqüentam a clínica fonoaudiológica e pedagógica, sintomas estes que se manifestam como alterações da linguagem oral e/ou escrita, os quais buscamos interrogar a partir da psicanálise. Apresentamos quatro casos de meninos nos quais uma relação simbiótica com a mãe era mantida e se evidenciava por relatos e atitudes infantilizadas para com criança. Relatamos como o trabalho pedagógico e fonoaudiológico baseado na perspectiva psicanalítica possibilitou modificações na relação materno – filial e permitiu à criança deslocar seus sintomas na aprendizagem. Universidade Estadual de Campinas2008-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/69910.20396/etd.v8i0.699ETD - Educação Temática Digital; v. 8 (2007): Número Especial: Cuerpo, lenguaje y enseñanza; 192-203ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 (2007): Número Especial: Cuerpo, lenguaje y enseñanza; 192-203ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 (2007): Número Especial: Cuerpo, lenguaje y enseñanza; 192-2031676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/699/714Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Lílian Cristine RibeiroMonteiro, Francisca Paula Toledo2017-03-30T10:52:43Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/699Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:38.643873ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O feminino materno e o masculino filial: as dificuldades de aprendizagem como sintoma na criança |
title |
O feminino materno e o masculino filial: as dificuldades de aprendizagem como sintoma na criança |
spellingShingle |
O feminino materno e o masculino filial: as dificuldades de aprendizagem como sintoma na criança Nascimento, Lílian Cristine Ribeiro Psicanálise. Castração. Dificuldades de aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem |
title_short |
O feminino materno e o masculino filial: as dificuldades de aprendizagem como sintoma na criança |
title_full |
O feminino materno e o masculino filial: as dificuldades de aprendizagem como sintoma na criança |
title_fullStr |
O feminino materno e o masculino filial: as dificuldades de aprendizagem como sintoma na criança |
title_full_unstemmed |
O feminino materno e o masculino filial: as dificuldades de aprendizagem como sintoma na criança |
title_sort |
O feminino materno e o masculino filial: as dificuldades de aprendizagem como sintoma na criança |
author |
Nascimento, Lílian Cristine Ribeiro |
author_facet |
Nascimento, Lílian Cristine Ribeiro Monteiro, Francisca Paula Toledo |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Francisca Paula Toledo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Lílian Cristine Ribeiro Monteiro, Francisca Paula Toledo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicanálise. Castração. Dificuldades de aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem |
topic |
Psicanálise. Castração. Dificuldades de aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem |
description |
O presente artigo versa sobre alguns sintomas apresentados por crianças que freqüentam a clínica fonoaudiológica e pedagógica, sintomas estes que se manifestam como alterações da linguagem oral e/ou escrita, os quais buscamos interrogar a partir da psicanálise. Apresentamos quatro casos de meninos nos quais uma relação simbiótica com a mãe era mantida e se evidenciava por relatos e atitudes infantilizadas para com criança. Relatamos como o trabalho pedagógico e fonoaudiológico baseado na perspectiva psicanalítica possibilitou modificações na relação materno – filial e permitiu à criança deslocar seus sintomas na aprendizagem. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/699 10.20396/etd.v8i0.699 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/699 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v8i0.699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/699/714 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 8 (2007): Número Especial: Cuerpo, lenguaje y enseñanza; 192-203 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 (2007): Número Especial: Cuerpo, lenguaje y enseñanza; 192-203 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 (2007): Número Especial: Cuerpo, lenguaje y enseñanza; 192-203 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216650629251072 |