O feminino materno e o masculino filial: as dificuldades de aprendizagem como sintoma na criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Lílian Cristine Ribeiro
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Monteiro, Francisca Paula Toledo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/699
Resumo: O presente artigo versa sobre alguns sintomas apresentados por crianças que freqüentam a clínica fonoaudiológica e pedagógica, sintomas estes que se manifestam como alterações da linguagem oral e/ou escrita, os quais buscamos interrogar a partir da psicanálise. Apresentamos quatro casos de meninos nos quais uma relação simbiótica com a mãe era mantida e se evidenciava por relatos e atitudes infantilizadas para com criança. Relatamos como o trabalho pedagógico e fonoaudiológico baseado na perspectiva psicanalítica possibilitou modificações na relação materno – filial e permitiu à criança deslocar seus sintomas na aprendizagem. 
id UNICAMP-19_0f6a32f76fdad7ac2a81962eecd20851
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/699
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling O feminino materno e o masculino filial: as dificuldades de aprendizagem como sintoma na criançaPsicanálise. Castração. Dificuldades de aprendizagem.Dificuldades de aprendizagemO presente artigo versa sobre alguns sintomas apresentados por crianças que freqüentam a clínica fonoaudiológica e pedagógica, sintomas estes que se manifestam como alterações da linguagem oral e/ou escrita, os quais buscamos interrogar a partir da psicanálise. Apresentamos quatro casos de meninos nos quais uma relação simbiótica com a mãe era mantida e se evidenciava por relatos e atitudes infantilizadas para com criança. Relatamos como o trabalho pedagógico e fonoaudiológico baseado na perspectiva psicanalítica possibilitou modificações na relação materno – filial e permitiu à criança deslocar seus sintomas na aprendizagem. Universidade Estadual de Campinas2008-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/69910.20396/etd.v8i0.699ETD - Educação Temática Digital; v. 8 (2007): Número Especial: Cuerpo, lenguaje y enseñanza; 192-203ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 (2007): Número Especial: Cuerpo, lenguaje y enseñanza; 192-203ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 (2007): Número Especial: Cuerpo, lenguaje y enseñanza; 192-2031676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/699/714Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Lílian Cristine RibeiroMonteiro, Francisca Paula Toledo2017-03-30T10:52:43Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/699Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:38.643873ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O feminino materno e o masculino filial: as dificuldades de aprendizagem como sintoma na criança
title O feminino materno e o masculino filial: as dificuldades de aprendizagem como sintoma na criança
spellingShingle O feminino materno e o masculino filial: as dificuldades de aprendizagem como sintoma na criança
Nascimento, Lílian Cristine Ribeiro
Psicanálise. Castração. Dificuldades de aprendizagem.
Dificuldades de aprendizagem
title_short O feminino materno e o masculino filial: as dificuldades de aprendizagem como sintoma na criança
title_full O feminino materno e o masculino filial: as dificuldades de aprendizagem como sintoma na criança
title_fullStr O feminino materno e o masculino filial: as dificuldades de aprendizagem como sintoma na criança
title_full_unstemmed O feminino materno e o masculino filial: as dificuldades de aprendizagem como sintoma na criança
title_sort O feminino materno e o masculino filial: as dificuldades de aprendizagem como sintoma na criança
author Nascimento, Lílian Cristine Ribeiro
author_facet Nascimento, Lílian Cristine Ribeiro
Monteiro, Francisca Paula Toledo
author_role author
author2 Monteiro, Francisca Paula Toledo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Lílian Cristine Ribeiro
Monteiro, Francisca Paula Toledo
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise. Castração. Dificuldades de aprendizagem.
Dificuldades de aprendizagem
topic Psicanálise. Castração. Dificuldades de aprendizagem.
Dificuldades de aprendizagem
description O presente artigo versa sobre alguns sintomas apresentados por crianças que freqüentam a clínica fonoaudiológica e pedagógica, sintomas estes que se manifestam como alterações da linguagem oral e/ou escrita, os quais buscamos interrogar a partir da psicanálise. Apresentamos quatro casos de meninos nos quais uma relação simbiótica com a mãe era mantida e se evidenciava por relatos e atitudes infantilizadas para com criança. Relatamos como o trabalho pedagógico e fonoaudiológico baseado na perspectiva psicanalítica possibilitou modificações na relação materno – filial e permitiu à criança deslocar seus sintomas na aprendizagem. 
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/699
10.20396/etd.v8i0.699
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/699
identifier_str_mv 10.20396/etd.v8i0.699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/699/714
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 8 (2007): Número Especial: Cuerpo, lenguaje y enseñanza; 192-203
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 (2007): Número Especial: Cuerpo, lenguaje y enseñanza; 192-203
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 (2007): Número Especial: Cuerpo, lenguaje y enseñanza; 192-203
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216650629251072