Foucault-Kant e a questão da Aufklärung como maioridade pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/849 |
Resumo: | O ensaio reconstrói, em largos traços, a interpretação que Foucault faz da Aufklärung kantiana. Procura mostrar, por um lado, que tal interpretação serve-lhe de auto-esclarecimento filosófico, isto é, como certificação da noção de filosofia como pensamento da atualidade. Por outro, que esta noção de filosofia torna-nos produtiva a própria idéia de uma filosofia da educação baseada na Aufklärung como maioridade pedagógica. |
id |
UNICAMP-19_1cc800d7d3110ee38df594f70c42951c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/849 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Foucault-Kant e a questão da Aufklärung como maioridade pedagógicaFilosofia. Atualidade. Maioridade pedagógica.FilosofiaMaioridade pedagógicaO ensaio reconstrói, em largos traços, a interpretação que Foucault faz da Aufklärung kantiana. Procura mostrar, por um lado, que tal interpretação serve-lhe de auto-esclarecimento filosófico, isto é, como certificação da noção de filosofia como pensamento da atualidade. Por outro, que esta noção de filosofia torna-nos produtiva a própria idéia de uma filosofia da educação baseada na Aufklärung como maioridade pedagógica.Universidade Estadual de Campinas2010-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/84910.20396/etd.v12i1.849ETD - Educação Temática Digital; v. 12 n. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 202-223ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 No. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 202-223ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 Núm. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 202-2231676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/849/pdf_41Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDalbosco, Claudio2017-09-22T11:23:30Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/849Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:48.275493ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Foucault-Kant e a questão da Aufklärung como maioridade pedagógica |
title |
Foucault-Kant e a questão da Aufklärung como maioridade pedagógica |
spellingShingle |
Foucault-Kant e a questão da Aufklärung como maioridade pedagógica Dalbosco, Claudio Filosofia. Atualidade. Maioridade pedagógica. Filosofia Maioridade pedagógica |
title_short |
Foucault-Kant e a questão da Aufklärung como maioridade pedagógica |
title_full |
Foucault-Kant e a questão da Aufklärung como maioridade pedagógica |
title_fullStr |
Foucault-Kant e a questão da Aufklärung como maioridade pedagógica |
title_full_unstemmed |
Foucault-Kant e a questão da Aufklärung como maioridade pedagógica |
title_sort |
Foucault-Kant e a questão da Aufklärung como maioridade pedagógica |
author |
Dalbosco, Claudio |
author_facet |
Dalbosco, Claudio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalbosco, Claudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia. Atualidade. Maioridade pedagógica. Filosofia Maioridade pedagógica |
topic |
Filosofia. Atualidade. Maioridade pedagógica. Filosofia Maioridade pedagógica |
description |
O ensaio reconstrói, em largos traços, a interpretação que Foucault faz da Aufklärung kantiana. Procura mostrar, por um lado, que tal interpretação serve-lhe de auto-esclarecimento filosófico, isto é, como certificação da noção de filosofia como pensamento da atualidade. Por outro, que esta noção de filosofia torna-nos produtiva a própria idéia de uma filosofia da educação baseada na Aufklärung como maioridade pedagógica. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/849 10.20396/etd.v12i1.849 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/849 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v12i1.849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/849/pdf_41 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 12 n. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 202-223 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 No. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 202-223 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 Núm. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 202-223 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651142004736 |