A formação de professores alfabetizadores e o Programa Ler e Escrever
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634826 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de pesquisa que investigou a forma como os gestores e as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola estadual em Campinas (SP), vêm compreendendo e se apropriando do material didático que compõe o Programa Ler e Escrever, elaborado e distribuído pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A pesquisa contou com entrevistas com as professoras e equipe gestora sobre o Programa e as atividades previstas em seu material; observações em sala de aula e encontros periódicos durante dois semestres letivos, com as professoras da escola, em uma perspectiva de formação em serviço. Os resultados apontaram: (i) para a importância de se promover maior aproximação entre as práticas pedagógicas e os conhecimentos produzidos, visando o fortalecimento da ação docente; (ii) que a experiência acumulada do professor pode ser um caminho para tê-lo como protagonista e não como repetidor de estratégias e técnicas pensadas por outros; (iii) que o fortalecimento da escola como um espaço de produção de conhecimento para alunos e professores pode se constituir em possibilidade para a concretização de mudanças necessárias nas práticas pedagógicas. No que se refere aos Programas de Formação de Professores, ao pretenderem atingir toda uma rede de ensino, acabam secundarizando as desigualdades sociais e educativas. |
id |
UNICAMP-19_21ca49eab1a92bf8060bacfb9a6c05b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8634826 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de professores alfabetizadores e o Programa Ler e EscreverPolíticas públicas em educação. Formação de professores em serviço. Material didático. Organização da ação pedagógica.Programa Formação de Professores em ExercícioEste artigo apresenta resultados de pesquisa que investigou a forma como os gestores e as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola estadual em Campinas (SP), vêm compreendendo e se apropriando do material didático que compõe o Programa Ler e Escrever, elaborado e distribuído pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A pesquisa contou com entrevistas com as professoras e equipe gestora sobre o Programa e as atividades previstas em seu material; observações em sala de aula e encontros periódicos durante dois semestres letivos, com as professoras da escola, em uma perspectiva de formação em serviço. Os resultados apontaram: (i) para a importância de se promover maior aproximação entre as práticas pedagógicas e os conhecimentos produzidos, visando o fortalecimento da ação docente; (ii) que a experiência acumulada do professor pode ser um caminho para tê-lo como protagonista e não como repetidor de estratégias e técnicas pensadas por outros; (iii) que o fortalecimento da escola como um espaço de produção de conhecimento para alunos e professores pode se constituir em possibilidade para a concretização de mudanças necessárias nas práticas pedagógicas. No que se refere aos Programas de Formação de Professores, ao pretenderem atingir toda uma rede de ensino, acabam secundarizando as desigualdades sociais e educativas.Universidade Estadual de Campinas2015-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863482610.20396/etd.v17i1.8634826ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 193-210ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 193-210ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 193-2101676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634826/pdf_137Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTassoni, Elvira Cristina MartinsMegid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade2017-03-23T09:51:16Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8634826Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:13.315935ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores alfabetizadores e o Programa Ler e Escrever |
title |
A formação de professores alfabetizadores e o Programa Ler e Escrever |
spellingShingle |
A formação de professores alfabetizadores e o Programa Ler e Escrever Tassoni, Elvira Cristina Martins Políticas públicas em educação. Formação de professores em serviço. Material didático. Organização da ação pedagógica. Programa Formação de Professores em Exercício |
title_short |
A formação de professores alfabetizadores e o Programa Ler e Escrever |
title_full |
A formação de professores alfabetizadores e o Programa Ler e Escrever |
title_fullStr |
A formação de professores alfabetizadores e o Programa Ler e Escrever |
title_full_unstemmed |
A formação de professores alfabetizadores e o Programa Ler e Escrever |
title_sort |
A formação de professores alfabetizadores e o Programa Ler e Escrever |
author |
Tassoni, Elvira Cristina Martins |
author_facet |
Tassoni, Elvira Cristina Martins Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tassoni, Elvira Cristina Martins Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas públicas em educação. Formação de professores em serviço. Material didático. Organização da ação pedagógica. Programa Formação de Professores em Exercício |
topic |
Políticas públicas em educação. Formação de professores em serviço. Material didático. Organização da ação pedagógica. Programa Formação de Professores em Exercício |
description |
Este artigo apresenta resultados de pesquisa que investigou a forma como os gestores e as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola estadual em Campinas (SP), vêm compreendendo e se apropriando do material didático que compõe o Programa Ler e Escrever, elaborado e distribuído pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A pesquisa contou com entrevistas com as professoras e equipe gestora sobre o Programa e as atividades previstas em seu material; observações em sala de aula e encontros periódicos durante dois semestres letivos, com as professoras da escola, em uma perspectiva de formação em serviço. Os resultados apontaram: (i) para a importância de se promover maior aproximação entre as práticas pedagógicas e os conhecimentos produzidos, visando o fortalecimento da ação docente; (ii) que a experiência acumulada do professor pode ser um caminho para tê-lo como protagonista e não como repetidor de estratégias e técnicas pensadas por outros; (iii) que o fortalecimento da escola como um espaço de produção de conhecimento para alunos e professores pode se constituir em possibilidade para a concretização de mudanças necessárias nas práticas pedagógicas. No que se refere aos Programas de Formação de Professores, ao pretenderem atingir toda uma rede de ensino, acabam secundarizando as desigualdades sociais e educativas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634826 10.20396/etd.v17i1.8634826 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634826 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v17i1.8634826 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634826/pdf_137 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 193-210 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 193-210 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 193-210 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216652997984256 |