Das memórias da infância aos desafios da sala de aula: como venho me constituindo professora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luca, Mônica Maria Barbosa Leiva de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/952
Resumo: No presente artigo procuro narrar como foi sendo constituída minha identidade de professora, a partir das lembranças, da minha história de estudante, do processo de formação vivido, das experiências que tive, até a reflexão sobre a realidade na qual me insiro atualmente, atuando como professora de ensino fundamental, na Escola Padre Francisco Silva da Rede Municipal de Campinas, desde 2003. A inserção nessa realidade rica e dinâmica promove inquietações, entre elas o questionamento sobre como a formação que temos na universidade não dá conta da complexidade dos processos vividos no cotidiano escolar, com crianças concretas, cada qual com suas especificidades, como o trabalho com a heterogeneidade, a auto-imagem dos grupos e das crianças, as relações interpessoais, a avaliação, o sistema seriado, os tempos, os limites e as possibilidades. Entrar na escola também implicou perceber que as possibilidades de atuação se ampliam, quando há o desejo pela mudança e o compromisso social das pessoas que integram os diferentes espaços coletivos da nossa escola, em realizar essa transformação. O processo de formação é continuo na relação com as crianças e nos diferentes espaços de reflexão coletiva que a gestão proporciona aos profissionais da educação em nossa escola. 
id UNICAMP-19_2a389d021171f29b996b4338c0e6b533
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/952
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Das memórias da infância aos desafios da sala de aula: como venho me constituindo professoraFormação. Relação teoria-prática. Reflexão. Memória.EducaçãoNo presente artigo procuro narrar como foi sendo constituída minha identidade de professora, a partir das lembranças, da minha história de estudante, do processo de formação vivido, das experiências que tive, até a reflexão sobre a realidade na qual me insiro atualmente, atuando como professora de ensino fundamental, na Escola Padre Francisco Silva da Rede Municipal de Campinas, desde 2003. A inserção nessa realidade rica e dinâmica promove inquietações, entre elas o questionamento sobre como a formação que temos na universidade não dá conta da complexidade dos processos vividos no cotidiano escolar, com crianças concretas, cada qual com suas especificidades, como o trabalho com a heterogeneidade, a auto-imagem dos grupos e das crianças, as relações interpessoais, a avaliação, o sistema seriado, os tempos, os limites e as possibilidades. Entrar na escola também implicou perceber que as possibilidades de atuação se ampliam, quando há o desejo pela mudança e o compromisso social das pessoas que integram os diferentes espaços coletivos da nossa escola, em realizar essa transformação. O processo de formação é continuo na relação com as crianças e nos diferentes espaços de reflexão coletiva que a gestão proporciona aos profissionais da educação em nossa escola. Universidade Estadual de Campinas2009-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/95210.20396/etd.v7i0.952ETD - Educação Temática Digital; v. 7 (2006): Número Especial: Interdisciplinaridade, Escola e Professores; 1-17ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 (2006): Número Especial: Interdisciplinaridade, Escola e Professores; 1-17ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 (2006): Número Especial: Interdisciplinaridade, Escola e Professores; 1-171676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/952/967Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuca, Mônica Maria Barbosa Leiva de2017-03-28T13:08:20Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/952Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:53.828818ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Das memórias da infância aos desafios da sala de aula: como venho me constituindo professora
title Das memórias da infância aos desafios da sala de aula: como venho me constituindo professora
spellingShingle Das memórias da infância aos desafios da sala de aula: como venho me constituindo professora
Luca, Mônica Maria Barbosa Leiva de
Formação. Relação teoria-prática. Reflexão. Memória.
Educação
title_short Das memórias da infância aos desafios da sala de aula: como venho me constituindo professora
title_full Das memórias da infância aos desafios da sala de aula: como venho me constituindo professora
title_fullStr Das memórias da infância aos desafios da sala de aula: como venho me constituindo professora
title_full_unstemmed Das memórias da infância aos desafios da sala de aula: como venho me constituindo professora
title_sort Das memórias da infância aos desafios da sala de aula: como venho me constituindo professora
author Luca, Mônica Maria Barbosa Leiva de
author_facet Luca, Mônica Maria Barbosa Leiva de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luca, Mônica Maria Barbosa Leiva de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação. Relação teoria-prática. Reflexão. Memória.
Educação
topic Formação. Relação teoria-prática. Reflexão. Memória.
Educação
description No presente artigo procuro narrar como foi sendo constituída minha identidade de professora, a partir das lembranças, da minha história de estudante, do processo de formação vivido, das experiências que tive, até a reflexão sobre a realidade na qual me insiro atualmente, atuando como professora de ensino fundamental, na Escola Padre Francisco Silva da Rede Municipal de Campinas, desde 2003. A inserção nessa realidade rica e dinâmica promove inquietações, entre elas o questionamento sobre como a formação que temos na universidade não dá conta da complexidade dos processos vividos no cotidiano escolar, com crianças concretas, cada qual com suas especificidades, como o trabalho com a heterogeneidade, a auto-imagem dos grupos e das crianças, as relações interpessoais, a avaliação, o sistema seriado, os tempos, os limites e as possibilidades. Entrar na escola também implicou perceber que as possibilidades de atuação se ampliam, quando há o desejo pela mudança e o compromisso social das pessoas que integram os diferentes espaços coletivos da nossa escola, em realizar essa transformação. O processo de formação é continuo na relação com as crianças e nos diferentes espaços de reflexão coletiva que a gestão proporciona aos profissionais da educação em nossa escola. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/952
10.20396/etd.v7i0.952
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/952
identifier_str_mv 10.20396/etd.v7i0.952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/952/967
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 7 (2006): Número Especial: Interdisciplinaridade, Escola e Professores; 1-17
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 (2006): Número Especial: Interdisciplinaridade, Escola e Professores; 1-17
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 (2006): Número Especial: Interdisciplinaridade, Escola e Professores; 1-17
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651545706496