Políticas de Formação de Professores: desafios, rumos e intercepções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Suzana dos Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Paschoalino , Jussara Bueno de Queiroz, Santos, Fabiano Antonio dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8667058
Resumo: The dossier proposal entitled “Teacher Training Policies: challenges, directions and interceptions” presented to Revista Educação Temática Digital - ETD, seeks to socialize research results on teacher training policies implemented in Europe (Portugal and Spain); North America (Mexico), Latin America (Argentina, Brazil and Colombia) and the African Continent (Angola). This is a proposal that arises as a response to contemporary demands from researchers who seek to problematize, through research, current teacher training policies, analyzing repercussions in the educational sphere in the national and international context.
id UNICAMP-19_2b85340ea95919ec43bc1f7e4775fe6a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8667058
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Políticas de Formação de Professores: desafios, rumos e intercepçõesTeacher Training Policies: challenges, directions and interceptionsPolíticas de formación docente: desafíos, direcciones e intercepcionesEducational politicsTeacher trainingRegulationTeaching professionalizationTeaching knowledge and practicesPolítica educativaFormación de profesoresRegulaciónProfesionalización docenteEnseñanza de conocimientos y prácticasPolítica educacionalFormação de professoresRegulaçãoProfissionalização docenteSaberes e práticas docentesThe dossier proposal entitled “Teacher Training Policies: challenges, directions and interceptions” presented to Revista Educação Temática Digital - ETD, seeks to socialize research results on teacher training policies implemented in Europe (Portugal and Spain); North America (Mexico), Latin America (Argentina, Brazil and Colombia) and the African Continent (Angola). This is a proposal that arises as a response to contemporary demands from researchers who seek to problematize, through research, current teacher training policies, analyzing repercussions in the educational sphere in the national and international context.La propuesta de dossier titulado “Políticas de formación docente: desafíos, direcciones e intercepciones” presentada a la Revista Educação Temática Digital - ETD, busca socializar los resultados de investigaciones sobre las políticas de formación docente implementadas en Europa (Portugal y España); América del Norte (México), América Latina (Argentina, Brasil y Colombia) y el Continente Africano (Angola). Esta es una propuesta que surge como respuesta a demandas contemporáneas de investigadores que buscan problematizar, a través de la investigación, las políticas actuales de formación docente, analizando las repercusiones en el ámbito educativo en el contexto nacional e internacional.  A proposta de dossiê intitulada “Políticas de Formação de Professores: desafios, rumos e intercepções” apresentada à Revista Educação Temática Digital - ETD, busca socializar resultados de pesquisa sobre políticas de formação de professores implementadas na Europa (Portugal e Espanha); América do Norte (México), América Latina (Argentina, Brasil e Colômbia) e no Continente Africano (Angola). Trata-se de uma proposta que surge como resposta às demandas contemporâneas de pesquisadores que buscam problematizar, por meio de pesquisas, as atuais políticas de formação de professores, analisando repercussões no âmbito educacional no contexto nacional e internacional.Universidade Estadual de Campinas2023-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/866705810.20396/etd.v25i00.8667058ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023054ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023054ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e0230541676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8667058/32640Contemporary BrazilBrasil contemporáneoBrasil contemporâneoCopyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digitalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Suzana dos SantosPaschoalino , Jussara Bueno de QueirozSantos, Fabiano Antonio dos2024-01-10T21:04:57Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8667058Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2024-01-10T21:04:57ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de Formação de Professores: desafios, rumos e intercepções
Teacher Training Policies: challenges, directions and interceptions
Políticas de formación docente: desafíos, direcciones e intercepciones
title Políticas de Formação de Professores: desafios, rumos e intercepções
spellingShingle Políticas de Formação de Professores: desafios, rumos e intercepções
Gomes, Suzana dos Santos
Educational politics
Teacher training
Regulation
Teaching professionalization
Teaching knowledge and practices
Política educativa
Formación de profesores
Regulación
Profesionalización docente
Enseñanza de conocimientos y prácticas
Política educacional
Formação de professores
Regulação
Profissionalização docente
Saberes e práticas docentes
title_short Políticas de Formação de Professores: desafios, rumos e intercepções
title_full Políticas de Formação de Professores: desafios, rumos e intercepções
title_fullStr Políticas de Formação de Professores: desafios, rumos e intercepções
title_full_unstemmed Políticas de Formação de Professores: desafios, rumos e intercepções
title_sort Políticas de Formação de Professores: desafios, rumos e intercepções
author Gomes, Suzana dos Santos
author_facet Gomes, Suzana dos Santos
Paschoalino , Jussara Bueno de Queiroz
Santos, Fabiano Antonio dos
author_role author
author2 Paschoalino , Jussara Bueno de Queiroz
Santos, Fabiano Antonio dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Suzana dos Santos
Paschoalino , Jussara Bueno de Queiroz
Santos, Fabiano Antonio dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educational politics
Teacher training
Regulation
Teaching professionalization
Teaching knowledge and practices
Política educativa
Formación de profesores
Regulación
Profesionalización docente
Enseñanza de conocimientos y prácticas
Política educacional
Formação de professores
Regulação
Profissionalização docente
Saberes e práticas docentes
topic Educational politics
Teacher training
Regulation
Teaching professionalization
Teaching knowledge and practices
Política educativa
Formación de profesores
Regulación
Profesionalización docente
Enseñanza de conocimientos y prácticas
Política educacional
Formação de professores
Regulação
Profissionalização docente
Saberes e práticas docentes
description The dossier proposal entitled “Teacher Training Policies: challenges, directions and interceptions” presented to Revista Educação Temática Digital - ETD, seeks to socialize research results on teacher training policies implemented in Europe (Portugal and Spain); North America (Mexico), Latin America (Argentina, Brazil and Colombia) and the African Continent (Angola). This is a proposal that arises as a response to contemporary demands from researchers who seek to problematize, through research, current teacher training policies, analyzing repercussions in the educational sphere in the national and international context.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8667058
10.20396/etd.v25i00.8667058
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8667058
identifier_str_mv 10.20396/etd.v25i00.8667058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8667058/32640
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Contemporary Brazil
Brasil contemporáneo
Brasil contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023054
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023054
ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e023054
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216649300705280