Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitz, Elieser Xisto da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Reis, Susana Cristina dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648110
Resumo: Este artigo apresenta resultados da investigação da aproximação conceitual teórico-prática entre a abordagem da sala de aula invertida e os saberes e fazeres de docentes da universidade, mediante a disponibilização de material didático instrucional. O estudo descritivo e exploratório, de natureza quali-quantitativa, descreve o grau de familiaridade com a temática e as necessidades de formação identificadas pelos participantes, que ocorreu por meio da aplicação de Teste Conceitual (TC) e de questionário. Os resultados apontam compreensão dos conceitos apresentados, identificação de aspectos de inversão da sala de aula de forma parcial nas práticas docentes, embora a estratégia não fosse conhecida pela maioria. Além disso, o levantamento de necessidades identificou interesse por formação na área de metodologias ativas de aprendizagem e ensino híbrido. Para aplicação da sala de aula invertida, os métodos que despertaram maior interesse foram o Just-in-Time Teaching (Ensino sob Medida) e o Peer Intruction (Instrução por Pares). Já em termos de tecnologias, houve destaque para a lousa digital interativa e para softwares de edição de áudio/vídeo e de captura de tela.
id UNICAMP-19_3fdaa2e479005ef7d2bba089ae6b249f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648110
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidadeSala de aula invertida. Ensino híbrido. Metodologias ativas de aprendizagemMetodologia ativas de ensino e aprendizagemEste artigo apresenta resultados da investigação da aproximação conceitual teórico-prática entre a abordagem da sala de aula invertida e os saberes e fazeres de docentes da universidade, mediante a disponibilização de material didático instrucional. O estudo descritivo e exploratório, de natureza quali-quantitativa, descreve o grau de familiaridade com a temática e as necessidades de formação identificadas pelos participantes, que ocorreu por meio da aplicação de Teste Conceitual (TC) e de questionário. Os resultados apontam compreensão dos conceitos apresentados, identificação de aspectos de inversão da sala de aula de forma parcial nas práticas docentes, embora a estratégia não fosse conhecida pela maioria. Além disso, o levantamento de necessidades identificou interesse por formação na área de metodologias ativas de aprendizagem e ensino híbrido. Para aplicação da sala de aula invertida, os métodos que despertaram maior interesse foram o Just-in-Time Teaching (Ensino sob Medida) e o Peer Intruction (Instrução por Pares). Já em termos de tecnologias, houve destaque para a lousa digital interativa e para softwares de edição de áudio/vídeo e de captura de tela.Universidade Estadual de Campinas2018-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literatura e estudo exploratórioapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864811010.20396/etd.v20i1.8648110ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 153-175ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 153-175ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 153-1751676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648110/17498https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648110/19960Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchmitz, Elieser Xisto da SilvaReis, Susana Cristina dos2018-04-13T15:33:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648110Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:22.434788ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidade
title Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidade
spellingShingle Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidade
Schmitz, Elieser Xisto da Silva
Sala de aula invertida. Ensino híbrido. Metodologias ativas de aprendizagem
Metodologia ativas de ensino e aprendizagem
title_short Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidade
title_full Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidade
title_fullStr Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidade
title_full_unstemmed Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidade
title_sort Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidade
author Schmitz, Elieser Xisto da Silva
author_facet Schmitz, Elieser Xisto da Silva
Reis, Susana Cristina dos
author_role author
author2 Reis, Susana Cristina dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmitz, Elieser Xisto da Silva
Reis, Susana Cristina dos
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula invertida. Ensino híbrido. Metodologias ativas de aprendizagem
Metodologia ativas de ensino e aprendizagem
topic Sala de aula invertida. Ensino híbrido. Metodologias ativas de aprendizagem
Metodologia ativas de ensino e aprendizagem
description Este artigo apresenta resultados da investigação da aproximação conceitual teórico-prática entre a abordagem da sala de aula invertida e os saberes e fazeres de docentes da universidade, mediante a disponibilização de material didático instrucional. O estudo descritivo e exploratório, de natureza quali-quantitativa, descreve o grau de familiaridade com a temática e as necessidades de formação identificadas pelos participantes, que ocorreu por meio da aplicação de Teste Conceitual (TC) e de questionário. Os resultados apontam compreensão dos conceitos apresentados, identificação de aspectos de inversão da sala de aula de forma parcial nas práticas docentes, embora a estratégia não fosse conhecida pela maioria. Além disso, o levantamento de necessidades identificou interesse por formação na área de metodologias ativas de aprendizagem e ensino híbrido. Para aplicação da sala de aula invertida, os métodos que despertaram maior interesse foram o Just-in-Time Teaching (Ensino sob Medida) e o Peer Intruction (Instrução por Pares). Já em termos de tecnologias, houve destaque para a lousa digital interativa e para softwares de edição de áudio/vídeo e de captura de tela.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de Literatura e estudo exploratório
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648110
10.20396/etd.v20i1.8648110
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648110
identifier_str_mv 10.20396/etd.v20i1.8648110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648110/17498
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648110/19960
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 153-175
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 153-175
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 153-175
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653829505024