Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648110 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados da investigação da aproximação conceitual teórico-prática entre a abordagem da sala de aula invertida e os saberes e fazeres de docentes da universidade, mediante a disponibilização de material didático instrucional. O estudo descritivo e exploratório, de natureza quali-quantitativa, descreve o grau de familiaridade com a temática e as necessidades de formação identificadas pelos participantes, que ocorreu por meio da aplicação de Teste Conceitual (TC) e de questionário. Os resultados apontam compreensão dos conceitos apresentados, identificação de aspectos de inversão da sala de aula de forma parcial nas práticas docentes, embora a estratégia não fosse conhecida pela maioria. Além disso, o levantamento de necessidades identificou interesse por formação na área de metodologias ativas de aprendizagem e ensino híbrido. Para aplicação da sala de aula invertida, os métodos que despertaram maior interesse foram o Just-in-Time Teaching (Ensino sob Medida) e o Peer Intruction (Instrução por Pares). Já em termos de tecnologias, houve destaque para a lousa digital interativa e para softwares de edição de áudio/vídeo e de captura de tela. |
id |
UNICAMP-19_3fdaa2e479005ef7d2bba089ae6b249f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648110 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidadeSala de aula invertida. Ensino híbrido. Metodologias ativas de aprendizagemMetodologia ativas de ensino e aprendizagemEste artigo apresenta resultados da investigação da aproximação conceitual teórico-prática entre a abordagem da sala de aula invertida e os saberes e fazeres de docentes da universidade, mediante a disponibilização de material didático instrucional. O estudo descritivo e exploratório, de natureza quali-quantitativa, descreve o grau de familiaridade com a temática e as necessidades de formação identificadas pelos participantes, que ocorreu por meio da aplicação de Teste Conceitual (TC) e de questionário. Os resultados apontam compreensão dos conceitos apresentados, identificação de aspectos de inversão da sala de aula de forma parcial nas práticas docentes, embora a estratégia não fosse conhecida pela maioria. Além disso, o levantamento de necessidades identificou interesse por formação na área de metodologias ativas de aprendizagem e ensino híbrido. Para aplicação da sala de aula invertida, os métodos que despertaram maior interesse foram o Just-in-Time Teaching (Ensino sob Medida) e o Peer Intruction (Instrução por Pares). Já em termos de tecnologias, houve destaque para a lousa digital interativa e para softwares de edição de áudio/vídeo e de captura de tela.Universidade Estadual de Campinas2018-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literatura e estudo exploratórioapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864811010.20396/etd.v20i1.8648110ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 153-175ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 153-175ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 153-1751676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648110/17498https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648110/19960Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchmitz, Elieser Xisto da SilvaReis, Susana Cristina dos2018-04-13T15:33:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648110Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:22.434788ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidade |
title |
Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidade |
spellingShingle |
Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidade Schmitz, Elieser Xisto da Silva Sala de aula invertida. Ensino híbrido. Metodologias ativas de aprendizagem Metodologia ativas de ensino e aprendizagem |
title_short |
Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidade |
title_full |
Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidade |
title_fullStr |
Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidade |
title_full_unstemmed |
Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidade |
title_sort |
Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidade |
author |
Schmitz, Elieser Xisto da Silva |
author_facet |
Schmitz, Elieser Xisto da Silva Reis, Susana Cristina dos |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Susana Cristina dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmitz, Elieser Xisto da Silva Reis, Susana Cristina dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sala de aula invertida. Ensino híbrido. Metodologias ativas de aprendizagem Metodologia ativas de ensino e aprendizagem |
topic |
Sala de aula invertida. Ensino híbrido. Metodologias ativas de aprendizagem Metodologia ativas de ensino e aprendizagem |
description |
Este artigo apresenta resultados da investigação da aproximação conceitual teórico-prática entre a abordagem da sala de aula invertida e os saberes e fazeres de docentes da universidade, mediante a disponibilização de material didático instrucional. O estudo descritivo e exploratório, de natureza quali-quantitativa, descreve o grau de familiaridade com a temática e as necessidades de formação identificadas pelos participantes, que ocorreu por meio da aplicação de Teste Conceitual (TC) e de questionário. Os resultados apontam compreensão dos conceitos apresentados, identificação de aspectos de inversão da sala de aula de forma parcial nas práticas docentes, embora a estratégia não fosse conhecida pela maioria. Além disso, o levantamento de necessidades identificou interesse por formação na área de metodologias ativas de aprendizagem e ensino híbrido. Para aplicação da sala de aula invertida, os métodos que despertaram maior interesse foram o Just-in-Time Teaching (Ensino sob Medida) e o Peer Intruction (Instrução por Pares). Já em termos de tecnologias, houve destaque para a lousa digital interativa e para softwares de edição de áudio/vídeo e de captura de tela. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de Literatura e estudo exploratório |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648110 10.20396/etd.v20i1.8648110 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648110 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v20i1.8648110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648110/17498 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648110/19960 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 153-175 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 153-175 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 153-175 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653829505024 |