Da análise de projetos de intervenção aos saberes e práticas de diretores de escolas e agrupamentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671397 |
Resumo: | Neste artigo analisam-se seis projetos de intervenção (PI) apresentados por diretores de agrupamentos de escolas de um concelho situado a sul do Porto, aquando da primeira candidatura ao Concurso para Provimento para diretores de escola (para o quadriénio de 2009-2013). Reflete-se sobre o conteúdo dos PI enquanto verdadeiros projetos individuais de intenções de governação das organizações educativas escolares, analisando-os na medida em que contribuem para a aprendizagem e a justiça social. Isto é assume-se a proposta de intervenção na figura unipessoal do diretor de escola (que o decreto-lei 75/2008 propõe) e pretende-se compreender quais as principais preocupações que norteiam a intervenção proposta pelos diretores às escolas que se candidatam, no que se refere aos resultados escolares como indicadores contra o abandono escolar e o sucesso educativo. Nesta perspectiva damos conta de um recorte da análise interpretativa efetuada, trazendo para este texto, essencialmente, as categorias equidade e aprendizagem no combate ao insucesso e abandono escolar, de acordo com o anunciado nos PI. Por último, espera-se que esta análise possa contribuir com indicadores preliminares, mas estruturantes sobre a questão da formação de líderes no contexto português. |
id |
UNICAMP-19_421f69fdd89bf39b2de23ce06da291b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671397 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Da análise de projetos de intervenção aos saberes e práticas de diretores de escolas e agrupamentosFrom the analysis of intervention projects to the knowledge and practices of school directors and groupsDel análisis de proyectos de intervención a los saberes y prácticas de directores y grupos escolaresLiderazgo escolarEquidad y aprendizajeFormación de líderesLideranças escolaresEquidade e aprendizagemFormação de líderesSchool leadershipEquity and learningLeadership trainingNeste artigo analisam-se seis projetos de intervenção (PI) apresentados por diretores de agrupamentos de escolas de um concelho situado a sul do Porto, aquando da primeira candidatura ao Concurso para Provimento para diretores de escola (para o quadriénio de 2009-2013). Reflete-se sobre o conteúdo dos PI enquanto verdadeiros projetos individuais de intenções de governação das organizações educativas escolares, analisando-os na medida em que contribuem para a aprendizagem e a justiça social. Isto é assume-se a proposta de intervenção na figura unipessoal do diretor de escola (que o decreto-lei 75/2008 propõe) e pretende-se compreender quais as principais preocupações que norteiam a intervenção proposta pelos diretores às escolas que se candidatam, no que se refere aos resultados escolares como indicadores contra o abandono escolar e o sucesso educativo. Nesta perspectiva damos conta de um recorte da análise interpretativa efetuada, trazendo para este texto, essencialmente, as categorias equidade e aprendizagem no combate ao insucesso e abandono escolar, de acordo com o anunciado nos PI. Por último, espera-se que esta análise possa contribuir com indicadores preliminares, mas estruturantes sobre a questão da formação de líderes no contexto português.This article analyzes six intervention projects (IP) presented by directors of school groups in a municipality located south of Porto, during the first application for the Competition for Employment for school directors (for the four-year period 2009-2013). It reflects on the content of IPs as true individual projects of governance intentions of school educational organizations, analyzing them to the extent that they contribute to learning and social justice. This is to assume the proposal for intervention in the single-person figure of the school director (which decree-law 75/2008 proposes) and the aim is to understand what are the main concerns that guide the intervention proposed by the directors to the schools that apply, in which refers to school results as indicators against school dropout and educational success. From this perspective, we provide an overview of the interpretative analysis carried out, bringing to this text, essentially, the categories of equity and learning in the fight against failure and school dropout, in accordance with what was announced in the IP. Finally, it is hoped that this analysis can contribute with preliminary but structuring indicators on the issue of leader training in the Portuguese context.Este artículo analiza seis proyectos de intervención (PI) presentados por directores de grupos escolares de un municipio situado al sur de Oporto, durante la primera convocatoria del Concurso de Empleo para directores de escuelas (para el cuatrienio 2009-2013). Se reflexiona sobre el contenido de los PI como verdaderos proyectos individuales de intenciones de gobernanza de las organizaciones educativas escolares, analizándolos en la medida en que contribuyen al aprendizaje y la justicia social. Se trata de asumir la propuesta de intervención en la figura unipersonal del director de escuela (que propone el decreto-ley 75/2008) y se pretende comprender cuáles son las principales preocupaciones que orientan la intervención propuesta por los directores a las escuelas. que aplican, en el que se refiere a los resultados escolares como indicadores contra el abandono escolar y el éxito educativo. Desde esta perspectiva, brindamos un panorama del análisis interpretativo realizado, trayendo a este texto, esencialmente, las categorías de equidad y aprendizaje en la lucha contra el fracaso y la deserción escolar, de acuerdo con lo anunciado en el IP. Finalmente, se espera que este análisis pueda contribuir con indicadores preliminares pero estructurantes sobre la cuestión de la formación de líderes en el contexto portugués.Universidade Estadual de Campinas2023-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/867139710.20396/etd.v25i00.8671397ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023062ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023062ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e0230621676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671397/32851Brasil; ContemporâneoBrazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoCopyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digitalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, FilintoTrindade, RuiFerreira, Elisabete2024-01-10T21:04:57Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671397Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2024-01-10T21:04:57ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da análise de projetos de intervenção aos saberes e práticas de diretores de escolas e agrupamentos From the analysis of intervention projects to the knowledge and practices of school directors and groups Del análisis de proyectos de intervención a los saberes y prácticas de directores y grupos escolares |
title |
Da análise de projetos de intervenção aos saberes e práticas de diretores de escolas e agrupamentos |
spellingShingle |
Da análise de projetos de intervenção aos saberes e práticas de diretores de escolas e agrupamentos Lima, Filinto Liderazgo escolar Equidad y aprendizaje Formación de líderes Lideranças escolares Equidade e aprendizagem Formação de líderes School leadership Equity and learning Leadership training |
title_short |
Da análise de projetos de intervenção aos saberes e práticas de diretores de escolas e agrupamentos |
title_full |
Da análise de projetos de intervenção aos saberes e práticas de diretores de escolas e agrupamentos |
title_fullStr |
Da análise de projetos de intervenção aos saberes e práticas de diretores de escolas e agrupamentos |
title_full_unstemmed |
Da análise de projetos de intervenção aos saberes e práticas de diretores de escolas e agrupamentos |
title_sort |
Da análise de projetos de intervenção aos saberes e práticas de diretores de escolas e agrupamentos |
author |
Lima, Filinto |
author_facet |
Lima, Filinto Trindade, Rui Ferreira, Elisabete |
author_role |
author |
author2 |
Trindade, Rui Ferreira, Elisabete |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Filinto Trindade, Rui Ferreira, Elisabete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Liderazgo escolar Equidad y aprendizaje Formación de líderes Lideranças escolares Equidade e aprendizagem Formação de líderes School leadership Equity and learning Leadership training |
topic |
Liderazgo escolar Equidad y aprendizaje Formación de líderes Lideranças escolares Equidade e aprendizagem Formação de líderes School leadership Equity and learning Leadership training |
description |
Neste artigo analisam-se seis projetos de intervenção (PI) apresentados por diretores de agrupamentos de escolas de um concelho situado a sul do Porto, aquando da primeira candidatura ao Concurso para Provimento para diretores de escola (para o quadriénio de 2009-2013). Reflete-se sobre o conteúdo dos PI enquanto verdadeiros projetos individuais de intenções de governação das organizações educativas escolares, analisando-os na medida em que contribuem para a aprendizagem e a justiça social. Isto é assume-se a proposta de intervenção na figura unipessoal do diretor de escola (que o decreto-lei 75/2008 propõe) e pretende-se compreender quais as principais preocupações que norteiam a intervenção proposta pelos diretores às escolas que se candidatam, no que se refere aos resultados escolares como indicadores contra o abandono escolar e o sucesso educativo. Nesta perspectiva damos conta de um recorte da análise interpretativa efetuada, trazendo para este texto, essencialmente, as categorias equidade e aprendizagem no combate ao insucesso e abandono escolar, de acordo com o anunciado nos PI. Por último, espera-se que esta análise possa contribuir com indicadores preliminares, mas estruturantes sobre a questão da formação de líderes no contexto português. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671397 10.20396/etd.v25i00.8671397 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671397 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v25i00.8671397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671397/32851 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; Contemporâneo Brazil; Contemporary Brasil; Contemporáneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023062 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023062 ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e023062 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216649763127296 |