Da análise de projetos de intervenção aos saberes e práticas de diretores de escolas e agrupamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Filinto
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Trindade, Rui, Ferreira, Elisabete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671397
Resumo: Neste artigo analisam-se seis projetos de intervenção (PI) apresentados por diretores de agrupamentos de escolas de um concelho situado a sul do Porto, aquando da primeira candidatura ao Concurso para Provimento para diretores de escola (para o quadriénio de 2009-2013). Reflete-se sobre o conteúdo dos PI enquanto verdadeiros projetos individuais de intenções de governação das organizações educativas escolares, analisando-os na medida em que contribuem para a aprendizagem e a justiça social. Isto é assume-se a proposta de intervenção na figura unipessoal do diretor de escola (que o decreto-lei 75/2008 propõe) e pretende-se compreender quais as principais preocupações que norteiam a intervenção proposta pelos diretores às escolas que se candidatam, no que se refere aos resultados escolares como indicadores contra o abandono escolar e o sucesso educativo. Nesta perspectiva damos conta de um recorte da análise interpretativa efetuada, trazendo para este texto, essencialmente, as categorias equidade e aprendizagem no combate ao insucesso e abandono escolar, de acordo com o anunciado nos PI. Por último, espera-se que esta análise possa contribuir com indicadores preliminares, mas estruturantes sobre a questão da formação de líderes no contexto português.
id UNICAMP-19_421f69fdd89bf39b2de23ce06da291b0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671397
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Da análise de projetos de intervenção aos saberes e práticas de diretores de escolas e agrupamentosFrom the analysis of intervention projects to the knowledge and practices of school directors and groupsDel análisis de proyectos de intervención a los saberes y prácticas de directores y grupos escolaresLiderazgo escolarEquidad y aprendizajeFormación de líderesLideranças escolaresEquidade e aprendizagemFormação de líderesSchool leadershipEquity and learningLeadership trainingNeste artigo analisam-se seis projetos de intervenção (PI) apresentados por diretores de agrupamentos de escolas de um concelho situado a sul do Porto, aquando da primeira candidatura ao Concurso para Provimento para diretores de escola (para o quadriénio de 2009-2013). Reflete-se sobre o conteúdo dos PI enquanto verdadeiros projetos individuais de intenções de governação das organizações educativas escolares, analisando-os na medida em que contribuem para a aprendizagem e a justiça social. Isto é assume-se a proposta de intervenção na figura unipessoal do diretor de escola (que o decreto-lei 75/2008 propõe) e pretende-se compreender quais as principais preocupações que norteiam a intervenção proposta pelos diretores às escolas que se candidatam, no que se refere aos resultados escolares como indicadores contra o abandono escolar e o sucesso educativo. Nesta perspectiva damos conta de um recorte da análise interpretativa efetuada, trazendo para este texto, essencialmente, as categorias equidade e aprendizagem no combate ao insucesso e abandono escolar, de acordo com o anunciado nos PI. Por último, espera-se que esta análise possa contribuir com indicadores preliminares, mas estruturantes sobre a questão da formação de líderes no contexto português.This article analyzes six intervention projects (IP) presented by directors of school groups in a municipality located south of Porto, during the first application for the Competition for Employment for school directors (for the four-year period 2009-2013). It reflects on the content of IPs as true individual projects of governance intentions of school educational organizations, analyzing them to the extent that they contribute to learning and social justice. This is to assume the proposal for intervention in the single-person figure of the school director (which decree-law 75/2008 proposes) and the aim is to understand what are the main concerns that guide the intervention proposed by the directors to the schools that apply, in which refers to school results as indicators against school dropout and educational success. From this perspective, we provide an overview of the interpretative analysis carried out, bringing to this text, essentially, the categories of equity and learning in the fight against failure and school dropout, in accordance with what was announced in the IP. Finally, it is hoped that this analysis can contribute with preliminary but structuring indicators on the issue of leader training in the Portuguese context.Este artículo analiza seis proyectos de intervención (PI) presentados por directores de grupos escolares de un municipio situado al sur de Oporto, durante la primera convocatoria del Concurso de Empleo para directores de escuelas (para el cuatrienio 2009-2013). Se reflexiona sobre el contenido de los PI como verdaderos proyectos individuales de intenciones de gobernanza de las organizaciones educativas escolares, analizándolos en la medida en que contribuyen al aprendizaje y la justicia social. Se trata de asumir la propuesta de intervención en la figura unipersonal del director de escuela (que propone el decreto-ley 75/2008) y se pretende comprender cuáles son las principales preocupaciones que orientan la intervención propuesta por los directores a las escuelas. que aplican, en el que se refiere a los resultados escolares como indicadores contra el abandono escolar y el éxito educativo. Desde esta perspectiva, brindamos un panorama del análisis interpretativo realizado, trayendo a este texto, esencialmente, las categorías de equidad y aprendizaje en la lucha contra el fracaso y la deserción escolar, de acuerdo con lo anunciado en el IP. Finalmente, se espera que este análisis pueda contribuir con indicadores preliminares pero estructurantes sobre la cuestión de la formación de líderes en el contexto portugués.Universidade Estadual de Campinas2023-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/867139710.20396/etd.v25i00.8671397ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023062ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023062ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e0230621676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671397/32851Brasil; ContemporâneoBrazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoCopyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digitalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, FilintoTrindade, RuiFerreira, Elisabete2024-01-10T21:04:57Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671397Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2024-01-10T21:04:57ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Da análise de projetos de intervenção aos saberes e práticas de diretores de escolas e agrupamentos
From the analysis of intervention projects to the knowledge and practices of school directors and groups
Del análisis de proyectos de intervención a los saberes y prácticas de directores y grupos escolares
title Da análise de projetos de intervenção aos saberes e práticas de diretores de escolas e agrupamentos
spellingShingle Da análise de projetos de intervenção aos saberes e práticas de diretores de escolas e agrupamentos
Lima, Filinto
Liderazgo escolar
Equidad y aprendizaje
Formación de líderes
Lideranças escolares
Equidade e aprendizagem
Formação de líderes
School leadership
Equity and learning
Leadership training
title_short Da análise de projetos de intervenção aos saberes e práticas de diretores de escolas e agrupamentos
title_full Da análise de projetos de intervenção aos saberes e práticas de diretores de escolas e agrupamentos
title_fullStr Da análise de projetos de intervenção aos saberes e práticas de diretores de escolas e agrupamentos
title_full_unstemmed Da análise de projetos de intervenção aos saberes e práticas de diretores de escolas e agrupamentos
title_sort Da análise de projetos de intervenção aos saberes e práticas de diretores de escolas e agrupamentos
author Lima, Filinto
author_facet Lima, Filinto
Trindade, Rui
Ferreira, Elisabete
author_role author
author2 Trindade, Rui
Ferreira, Elisabete
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Filinto
Trindade, Rui
Ferreira, Elisabete
dc.subject.por.fl_str_mv Liderazgo escolar
Equidad y aprendizaje
Formación de líderes
Lideranças escolares
Equidade e aprendizagem
Formação de líderes
School leadership
Equity and learning
Leadership training
topic Liderazgo escolar
Equidad y aprendizaje
Formación de líderes
Lideranças escolares
Equidade e aprendizagem
Formação de líderes
School leadership
Equity and learning
Leadership training
description Neste artigo analisam-se seis projetos de intervenção (PI) apresentados por diretores de agrupamentos de escolas de um concelho situado a sul do Porto, aquando da primeira candidatura ao Concurso para Provimento para diretores de escola (para o quadriénio de 2009-2013). Reflete-se sobre o conteúdo dos PI enquanto verdadeiros projetos individuais de intenções de governação das organizações educativas escolares, analisando-os na medida em que contribuem para a aprendizagem e a justiça social. Isto é assume-se a proposta de intervenção na figura unipessoal do diretor de escola (que o decreto-lei 75/2008 propõe) e pretende-se compreender quais as principais preocupações que norteiam a intervenção proposta pelos diretores às escolas que se candidatam, no que se refere aos resultados escolares como indicadores contra o abandono escolar e o sucesso educativo. Nesta perspectiva damos conta de um recorte da análise interpretativa efetuada, trazendo para este texto, essencialmente, as categorias equidade e aprendizagem no combate ao insucesso e abandono escolar, de acordo com o anunciado nos PI. Por último, espera-se que esta análise possa contribuir com indicadores preliminares, mas estruturantes sobre a questão da formação de líderes no contexto português.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671397
10.20396/etd.v25i00.8671397
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671397
identifier_str_mv 10.20396/etd.v25i00.8671397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671397/32851
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; Contemporâneo
Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporáneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023062
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023062
ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e023062
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216649763127296