Você tem face?: perspectivas discentes e implicações do (não) uso do facebook no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavassani, Thiago Bernardo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Andrade, Joana de Jesus de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635352
Resumo: É cada vez mais comum na literatura relatos de experiências nas quais as redes sociais configuram-se como tecnologia educacional capaz de suscitar ambientes colaborativos, simples e eficientes no auxílio ao processo de ensino e aprendizagem. Apesar do impacto trazido pela tecnologia na vida contemporânea, este fato ainda não é consensual entre os pesquisadores da área e representa um ponto fulcral para futuras transformações educacionais. A temática das novas tecnologias na educação configura-se, portanto, como um campo fértil para novas investigações e, com tal problemática, apresenta-se neste trabalho os resultados de uma pesquisa que analisou a percepção dos alunos de um curso superior de Licenciatura em Química a respeito do uso da rede social Facebook (FB) em suas atividades acadêmicas. Com tal indagação desenvolveu-se uma série de atividades utilizando a função grupos da rede social Facebook numa disciplina do referido curso e realizou-se uma entrevista vídeo-gravada ao final da disciplina. Com abordagem qualitativa e ainda numa perspectiva de estudo de caso, analisou-se o resultado desta experiência por meio da análise de conteúdo. Os resultados foram organizados em 3 categorias e analisados à luz do exposto na literatura acerca do tema. A partir da interpretação dos dados ressalta-se a importância dessa ferramenta como ambiente social e colaborativo, facilitador da comunicação e da interatividade, de todo modo, esta não parece ter ainda impacto direto na melhoria dos processo de ensino e aprendizagem enquanto recurso educacional diretivo
id UNICAMP-19_4ba11dcbca61acfdd0f3f2a2443acdf8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8635352
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Você tem face?: perspectivas discentes e implicações do (não) uso do facebook no ensino superiorFacebook. cibercultura. ensino superiornovas tecnologiasensino superiorÉ cada vez mais comum na literatura relatos de experiências nas quais as redes sociais configuram-se como tecnologia educacional capaz de suscitar ambientes colaborativos, simples e eficientes no auxílio ao processo de ensino e aprendizagem. Apesar do impacto trazido pela tecnologia na vida contemporânea, este fato ainda não é consensual entre os pesquisadores da área e representa um ponto fulcral para futuras transformações educacionais. A temática das novas tecnologias na educação configura-se, portanto, como um campo fértil para novas investigações e, com tal problemática, apresenta-se neste trabalho os resultados de uma pesquisa que analisou a percepção dos alunos de um curso superior de Licenciatura em Química a respeito do uso da rede social Facebook (FB) em suas atividades acadêmicas. Com tal indagação desenvolveu-se uma série de atividades utilizando a função grupos da rede social Facebook numa disciplina do referido curso e realizou-se uma entrevista vídeo-gravada ao final da disciplina. Com abordagem qualitativa e ainda numa perspectiva de estudo de caso, analisou-se o resultado desta experiência por meio da análise de conteúdo. Os resultados foram organizados em 3 categorias e analisados à luz do exposto na literatura acerca do tema. A partir da interpretação dos dados ressalta-se a importância dessa ferramenta como ambiente social e colaborativo, facilitador da comunicação e da interatividade, de todo modo, esta não parece ter ainda impacto direto na melhoria dos processo de ensino e aprendizagem enquanto recurso educacional diretivoUniversidade Estadual de Campinas2016-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica; pesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863535210.20396/etd.v18i1.8635352ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 227-249ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 227-249ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 227-2491676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635352/12237Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCavassani, Thiago BernardoAndrade, Joana de Jesus de2020-10-31T14:26:23Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8635352Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:13.929432ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Você tem face?: perspectivas discentes e implicações do (não) uso do facebook no ensino superior
title Você tem face?: perspectivas discentes e implicações do (não) uso do facebook no ensino superior
spellingShingle Você tem face?: perspectivas discentes e implicações do (não) uso do facebook no ensino superior
Cavassani, Thiago Bernardo
Facebook. cibercultura. ensino superior
novas tecnologias
ensino superior
title_short Você tem face?: perspectivas discentes e implicações do (não) uso do facebook no ensino superior
title_full Você tem face?: perspectivas discentes e implicações do (não) uso do facebook no ensino superior
title_fullStr Você tem face?: perspectivas discentes e implicações do (não) uso do facebook no ensino superior
title_full_unstemmed Você tem face?: perspectivas discentes e implicações do (não) uso do facebook no ensino superior
title_sort Você tem face?: perspectivas discentes e implicações do (não) uso do facebook no ensino superior
author Cavassani, Thiago Bernardo
author_facet Cavassani, Thiago Bernardo
Andrade, Joana de Jesus de
author_role author
author2 Andrade, Joana de Jesus de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavassani, Thiago Bernardo
Andrade, Joana de Jesus de
dc.subject.por.fl_str_mv Facebook. cibercultura. ensino superior
novas tecnologias
ensino superior
topic Facebook. cibercultura. ensino superior
novas tecnologias
ensino superior
description É cada vez mais comum na literatura relatos de experiências nas quais as redes sociais configuram-se como tecnologia educacional capaz de suscitar ambientes colaborativos, simples e eficientes no auxílio ao processo de ensino e aprendizagem. Apesar do impacto trazido pela tecnologia na vida contemporânea, este fato ainda não é consensual entre os pesquisadores da área e representa um ponto fulcral para futuras transformações educacionais. A temática das novas tecnologias na educação configura-se, portanto, como um campo fértil para novas investigações e, com tal problemática, apresenta-se neste trabalho os resultados de uma pesquisa que analisou a percepção dos alunos de um curso superior de Licenciatura em Química a respeito do uso da rede social Facebook (FB) em suas atividades acadêmicas. Com tal indagação desenvolveu-se uma série de atividades utilizando a função grupos da rede social Facebook numa disciplina do referido curso e realizou-se uma entrevista vídeo-gravada ao final da disciplina. Com abordagem qualitativa e ainda numa perspectiva de estudo de caso, analisou-se o resultado desta experiência por meio da análise de conteúdo. Os resultados foram organizados em 3 categorias e analisados à luz do exposto na literatura acerca do tema. A partir da interpretação dos dados ressalta-se a importância dessa ferramenta como ambiente social e colaborativo, facilitador da comunicação e da interatividade, de todo modo, esta não parece ter ainda impacto direto na melhoria dos processo de ensino e aprendizagem enquanto recurso educacional diretivo
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa empírica; pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635352
10.20396/etd.v18i1.8635352
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635352
identifier_str_mv 10.20396/etd.v18i1.8635352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635352/12237
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 227-249
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 227-249
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 227-249
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653292634112