Formação estética na Educação Infantil como ato político
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8672804 |
Resumo: | O artigo tem por objetivos caracterizar fundamentos das vivências que potencializam a formação estética da criança pequena e refletir acerca de suas contribuições para a construção de sentidos e de propostas políticos na educação infantil. A discussão é feita a partir de dados obtidos em uma pesquisa qualitativa, pautada no método do estudo de caso e inspirada nos estudos de metodologia de pesquisas com crianças, a qual foi desenvolvida com um grupo de meninas e meninos de cinco anos de uma instituição pública de Corumbá-MS. As análises foram realizadas com base na teoria histórico-cultural, especialmente nos pressupostos de Vigotski, e possibilitaram a identificação do jogo protagonizado, das brincadeiras, da linguagem e da arte como vivências que potencializam a formação estética; verifica-se, ainda, que a construção de significados e de sentidos, o incentivo à voluntariedade e a unidade afeto-cognição, são princípios da qualidade estética da vivência. A formação inicial e continuada dos professores é indicada como o lócus, por excelência, em que tais princípios são discutidos e ganham sentidos políticos, viabilizando partilhas do sensível que visam a formação estética, assim como mobilizações em prol de políticas públicas contra-hegemônicas para a educação infantil que valorizam a pluralidade, a democratização da produção humana, a garantia de direitos e a justiça. |
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Formação estética na Educação Infantil como ato políticoAesthetic education in early Chidhood Education as political actFormación estética em la Educación Infantil como acto políticoEarly childhood educationAesthetic educationPublic policiesTeacher trainingEducação infantilFormação estéticaPolíticas públicasFormação de professoresEducación infantilFormación estéticaPolíticas públicasFormación docenteO artigo tem por objetivos caracterizar fundamentos das vivências que potencializam a formação estética da criança pequena e refletir acerca de suas contribuições para a construção de sentidos e de propostas políticos na educação infantil. A discussão é feita a partir de dados obtidos em uma pesquisa qualitativa, pautada no método do estudo de caso e inspirada nos estudos de metodologia de pesquisas com crianças, a qual foi desenvolvida com um grupo de meninas e meninos de cinco anos de uma instituição pública de Corumbá-MS. As análises foram realizadas com base na teoria histórico-cultural, especialmente nos pressupostos de Vigotski, e possibilitaram a identificação do jogo protagonizado, das brincadeiras, da linguagem e da arte como vivências que potencializam a formação estética; verifica-se, ainda, que a construção de significados e de sentidos, o incentivo à voluntariedade e a unidade afeto-cognição, são princípios da qualidade estética da vivência. A formação inicial e continuada dos professores é indicada como o lócus, por excelência, em que tais princípios são discutidos e ganham sentidos políticos, viabilizando partilhas do sensível que visam a formação estética, assim como mobilizações em prol de políticas públicas contra-hegemônicas para a educação infantil que valorizam a pluralidade, a democratização da produção humana, a garantia de direitos e a justiça.The article aims to characterize the foundations of experiences that enhance the aesthetic development of young children and to reflect on their contributions to the construction of meaning and political proposals in early childhood education. The discussion is based on data obtained from a qualitative research study, using the case study method and inspired by research methodology studies with children. This study was conducted with a group of five-year-old girls and boys from a public institution in Corumbá-MS. The analysis was based on historical-cultural theory, especially the assumptions of Vygotsky, and enabled the identification of play, language, art, and other experiences that enhance aesthetic development. It was also found that the construction of meaning, and sense, encouragement of voluntariness, and the unity of affect and cognition are principles of aesthetic quality in experiences. The initial and continuing training of teachers is indicated as the locus par excellence where such principles are discussed and gain political meaning, enabling sharing of sensory experiences that aim at aesthetic development, as well as mobilization in favor of counter-hegemonic public policies for early childhood education that value diversity, democratization of human production, guarantee of rights, and justice.El artículo tiene como objetivos caracterizar los fundamentos de las experiencias que potencian la formación estética del niño pequeño y reflexionar sobre sus contribuciones para la construcción de significados y propuestas políticas en la educación infantil. La discusión se basa en datos obtenidos en una investigación cualitativa, fundamentada en el método del estudio de caso e inspirada en los estudios de metodología de investigación con niños, que se desarrolló con un grupo de niños de cinco años de una institución pública de Corumbá-MS. Los análisis se realizaron en base a la teoría histórico-cultural, especialmente en los supuestos de Vigotski, y permitieron la identificación del juego, los juegos, el lenguaje y el arte como experiencias que potencian la formación estética; se observa además que la construcción de significados y sentidos, el estímulo a la voluntariedad y la unidad afecto-cognición, son principios de la calidad estética de la experiencia. La formación inicial y continua de los profesores se indica como el lugar por excelencia en el que se discuten tales principios y adquieren significados políticos, lo que permite compartir lo sensible que busca la formación estética, así como movilizaciones a favor de políticas públicas contra-hegemónicas para la educación infantil que valoran la pluralidad, la democratización de la producción humana, la garantía de derechos y la justicia.Universidade Estadual de Campinas2023-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/867280410.20396/etd.v25i00.8672804ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023065ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023065ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e0230651676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8672804/32859Brasil; ContemporâneoBrazil; Contemporary Brasil; ContemporáneoCopyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digitalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Maria Franciane BezerraAndrade, Erika Natacha Fernandes de2024-01-10T21:04:57Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8672804Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2024-01-10T21:04:57ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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