Promoção de reflexividade na formação inicial docente: o papel do professor orientador de pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/825 |
Resumo: | A formação inicial de professores, comumente, propõe princípios da prática investigativa como abordagem metodológica docente, constituindo-se em aprendizagem e construção reflexiva do professor. Nesta perspectiva, muitas instituições incluíram no currículo o Trabalho de Conclusão de Curso. Nesta atividade, investigamos os principais atributos do professor orientador ao desenvolvimento da reflexividade dos orientandos. Os sujeitos foram sete acadêmicas de Pedagogia. Os encontros de orientação foram gravados e transcritos e a apresentação oral da pesquisa videogravada. Foi solicitado para que cada acadêmica registrasse em portfólios, o processo de pesquisa vivenciado. Na realização de sua primeira pesquisa verificamos que as acadêmicas foram dependentes, apresentando medos e inseguranças frente ao novo. Os principais atributos da orientação à promoção da reflexividade das acadêmicas foram: mediação do conhecimento; auxílio na definição e compreensão da teoria; sinalização da necessidade de um olhar crítico frente ao fenômeno estudado; indicação de cuidados éticos à pesquisa; assunção de uma atitude indagativa; sinalização da incerteza do processo de pesquisa; animação do processo de aprendizagem das acadêmicas; inserção das acadêmicas em eventos científicos e solicitação do registro da pesquisa em portfólio. Este resultado vem ressaltar a importância da figura do orientador no processo de pesquisa à promoção da reflexividade docente. |
id |
UNICAMP-19_62c820b5da6d79db0fdfa8ff35ecbb0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/825 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Promoção de reflexividade na formação inicial docente: o papel do professor orientador de pesquisaFormação inicial de professores. Reflexividade. Iniciação à pesquisa. Papel do orientador de pesquisa.ReflexividadeIniciação à pesquisaA formação inicial de professores, comumente, propõe princípios da prática investigativa como abordagem metodológica docente, constituindo-se em aprendizagem e construção reflexiva do professor. Nesta perspectiva, muitas instituições incluíram no currículo o Trabalho de Conclusão de Curso. Nesta atividade, investigamos os principais atributos do professor orientador ao desenvolvimento da reflexividade dos orientandos. Os sujeitos foram sete acadêmicas de Pedagogia. Os encontros de orientação foram gravados e transcritos e a apresentação oral da pesquisa videogravada. Foi solicitado para que cada acadêmica registrasse em portfólios, o processo de pesquisa vivenciado. Na realização de sua primeira pesquisa verificamos que as acadêmicas foram dependentes, apresentando medos e inseguranças frente ao novo. Os principais atributos da orientação à promoção da reflexividade das acadêmicas foram: mediação do conhecimento; auxílio na definição e compreensão da teoria; sinalização da necessidade de um olhar crítico frente ao fenômeno estudado; indicação de cuidados éticos à pesquisa; assunção de uma atitude indagativa; sinalização da incerteza do processo de pesquisa; animação do processo de aprendizagem das acadêmicas; inserção das acadêmicas em eventos científicos e solicitação do registro da pesquisa em portfólio. Este resultado vem ressaltar a importância da figura do orientador no processo de pesquisa à promoção da reflexividade docente. Universidade Estadual de Campinas2008-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/82510.20396/etd.v9i2.825ETD - Educação Temática Digital; v. 9 n. 2 (2008): Número Temático: Da mediação da informação, tecnologia educacional, saúde na educação, formação docente; 170-188ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 No. 2 (2008): Número Temático: Da mediação da informação, tecnologia educacional, saúde na educação, formação docente; 170-188ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 Núm. 2 (2008): Número Temático: Da mediação da informação, tecnologia educacional, saúde na educação, formação docente; 170-1881676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/825/840Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRausch, Rita BuzziSadalla, Ana Maria Falcão de Aragão2017-08-21T08:55:42Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/825Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:46.665749ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção de reflexividade na formação inicial docente: o papel do professor orientador de pesquisa |
title |
Promoção de reflexividade na formação inicial docente: o papel do professor orientador de pesquisa |
spellingShingle |
Promoção de reflexividade na formação inicial docente: o papel do professor orientador de pesquisa Rausch, Rita Buzzi Formação inicial de professores. Reflexividade. Iniciação à pesquisa. Papel do orientador de pesquisa. Reflexividade Iniciação à pesquisa |
title_short |
Promoção de reflexividade na formação inicial docente: o papel do professor orientador de pesquisa |
title_full |
Promoção de reflexividade na formação inicial docente: o papel do professor orientador de pesquisa |
title_fullStr |
Promoção de reflexividade na formação inicial docente: o papel do professor orientador de pesquisa |
title_full_unstemmed |
Promoção de reflexividade na formação inicial docente: o papel do professor orientador de pesquisa |
title_sort |
Promoção de reflexividade na formação inicial docente: o papel do professor orientador de pesquisa |
author |
Rausch, Rita Buzzi |
author_facet |
Rausch, Rita Buzzi Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão |
author_role |
author |
author2 |
Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rausch, Rita Buzzi Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores. Reflexividade. Iniciação à pesquisa. Papel do orientador de pesquisa. Reflexividade Iniciação à pesquisa |
topic |
Formação inicial de professores. Reflexividade. Iniciação à pesquisa. Papel do orientador de pesquisa. Reflexividade Iniciação à pesquisa |
description |
A formação inicial de professores, comumente, propõe princípios da prática investigativa como abordagem metodológica docente, constituindo-se em aprendizagem e construção reflexiva do professor. Nesta perspectiva, muitas instituições incluíram no currículo o Trabalho de Conclusão de Curso. Nesta atividade, investigamos os principais atributos do professor orientador ao desenvolvimento da reflexividade dos orientandos. Os sujeitos foram sete acadêmicas de Pedagogia. Os encontros de orientação foram gravados e transcritos e a apresentação oral da pesquisa videogravada. Foi solicitado para que cada acadêmica registrasse em portfólios, o processo de pesquisa vivenciado. Na realização de sua primeira pesquisa verificamos que as acadêmicas foram dependentes, apresentando medos e inseguranças frente ao novo. Os principais atributos da orientação à promoção da reflexividade das acadêmicas foram: mediação do conhecimento; auxílio na definição e compreensão da teoria; sinalização da necessidade de um olhar crítico frente ao fenômeno estudado; indicação de cuidados éticos à pesquisa; assunção de uma atitude indagativa; sinalização da incerteza do processo de pesquisa; animação do processo de aprendizagem das acadêmicas; inserção das acadêmicas em eventos científicos e solicitação do registro da pesquisa em portfólio. Este resultado vem ressaltar a importância da figura do orientador no processo de pesquisa à promoção da reflexividade docente. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/825 10.20396/etd.v9i2.825 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/825 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v9i2.825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/825/840 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 9 n. 2 (2008): Número Temático: Da mediação da informação, tecnologia educacional, saúde na educação, formação docente; 170-188 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 No. 2 (2008): Número Temático: Da mediação da informação, tecnologia educacional, saúde na educação, formação docente; 170-188 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 Núm. 2 (2008): Número Temático: Da mediação da informação, tecnologia educacional, saúde na educação, formação docente; 170-188 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216649805070336 |