Duas reorganizações (1995 e 2015): do esvaziamento da rede estadual paulista à ocupação das escolas
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
DOI: | 10.20396/etd.v19i0.8647797 |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647797 |
Resumo: | Este trabalho se discute os elementos coincidentes entre as propostas de reorganização da rede pública de ensino de São Paulo – a primeira implantada em 1995 e a segunda, interrompida, em 2015. Notam-se inúmeras convergências que atribuímos à persistência de uma política educacional baseada nos princípios do gerencialismo e da produtividade na busca pela racionalização do uso dos recursos educacionais, bem como a existência de movimentos, ações e sujeitos dispostos à resistência popular contrária à sua implantação. |
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Duas reorganizações (1995 e 2015): do esvaziamento da rede estadual paulista à ocupação das escolasPolíticas públicas de educação. Secretaria estadual de educação. Gestão financeira da educação. Contestação estudantil.Políticas Públicas de EducaçãoEste trabalho se discute os elementos coincidentes entre as propostas de reorganização da rede pública de ensino de São Paulo – a primeira implantada em 1995 e a segunda, interrompida, em 2015. Notam-se inúmeras convergências que atribuímos à persistência de uma política educacional baseada nos princípios do gerencialismo e da produtividade na busca pela racionalização do uso dos recursos educacionais, bem como a existência de movimentos, ações e sujeitos dispostos à resistência popular contrária à sua implantação.Universidade Estadual de Campinas2017-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica; Pesquisa bibliográficaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864779710.20396/etd.v19i0.8647797ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 109-133ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 109-133ETD - Educação Temática Digital; v. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 109-1331676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647797/15186https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647797/19941Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGoulart, Débora CristinaPinto, José Marcelino RezendeCamargo, Rubens Barbosa de2018-04-13T15:26:13Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647797Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2018-04-13T15:26:13ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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