Ensino a distância: desafio para as bibliotecas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Sueli de Fátima
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Ribeiro, Maria Solange Pereira, D'Alóia, Márcia Aparecida Pillon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/553
Resumo: O Sistema Educacional permaneceu estático por muitas décadas, centrado num modelo único quase universal, onde a educação se dava apenas pela transmissão do saber. Essa visão clássica de ensino está mudando para uma concepção de ensino aberto, com novos conceitos de aprendizagem. A Educação à Distância contribui fortemente para essa evolução e se coloca como um ponto intermediário de uma linha contínua em cujos extremos situa a relação presencial professor-aluno, de um lado, e, do outro, a educação autodidata, onde os conteúdos organizados passam a ser a chave-mestra dessa nova forma de aprender. Com a Internet, novos paradígmas têm surgido, e suas surpreendentes possibilidades estão capturando a imaginação e interesse de educadores ao redor do mundo, levando-os a repensar a natureza dos métodos de ensino e aprendizagem.
id UNICAMP-19_f26fc11a11fa419753318eb4c3ffbf42
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/553
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Ensino a distância: desafio para as bibliotecasEnsino à distância. Bibliotecas universitárias.Ensino á distânciaO Sistema Educacional permaneceu estático por muitas décadas, centrado num modelo único quase universal, onde a educação se dava apenas pela transmissão do saber. Essa visão clássica de ensino está mudando para uma concepção de ensino aberto, com novos conceitos de aprendizagem. A Educação à Distância contribui fortemente para essa evolução e se coloca como um ponto intermediário de uma linha contínua em cujos extremos situa a relação presencial professor-aluno, de um lado, e, do outro, a educação autodidata, onde os conteúdos organizados passam a ser a chave-mestra dessa nova forma de aprender. Com a Internet, novos paradígmas têm surgido, e suas surpreendentes possibilidades estão capturando a imaginação e interesse de educadores ao redor do mundo, levando-os a repensar a natureza dos métodos de ensino e aprendizagem.Universidade Estadual de Campinas2009-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/55310.20396/etd.v1i3.553ETD - Educação Temática Digital; v. 1 n. 3 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 98-99ETD - Educação Temática Digital; Vol. 1 No. 3 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 98-99ETD - Educação Temática Digital; Vol. 1 Núm. 3 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 98-991676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/553/568Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Sueli de FátimaRibeiro, Maria Solange PereiraD'Alóia, Márcia Aparecida Pillon2017-07-19T15:04:53Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/553Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:29.717012ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino a distância: desafio para as bibliotecas
title Ensino a distância: desafio para as bibliotecas
spellingShingle Ensino a distância: desafio para as bibliotecas
Faria, Sueli de Fátima
Ensino à distância. Bibliotecas universitárias.
Ensino á distância
title_short Ensino a distância: desafio para as bibliotecas
title_full Ensino a distância: desafio para as bibliotecas
title_fullStr Ensino a distância: desafio para as bibliotecas
title_full_unstemmed Ensino a distância: desafio para as bibliotecas
title_sort Ensino a distância: desafio para as bibliotecas
author Faria, Sueli de Fátima
author_facet Faria, Sueli de Fátima
Ribeiro, Maria Solange Pereira
D'Alóia, Márcia Aparecida Pillon
author_role author
author2 Ribeiro, Maria Solange Pereira
D'Alóia, Márcia Aparecida Pillon
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Sueli de Fátima
Ribeiro, Maria Solange Pereira
D'Alóia, Márcia Aparecida Pillon
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino à distância. Bibliotecas universitárias.
Ensino á distância
topic Ensino à distância. Bibliotecas universitárias.
Ensino á distância
description O Sistema Educacional permaneceu estático por muitas décadas, centrado num modelo único quase universal, onde a educação se dava apenas pela transmissão do saber. Essa visão clássica de ensino está mudando para uma concepção de ensino aberto, com novos conceitos de aprendizagem. A Educação à Distância contribui fortemente para essa evolução e se coloca como um ponto intermediário de uma linha contínua em cujos extremos situa a relação presencial professor-aluno, de um lado, e, do outro, a educação autodidata, onde os conteúdos organizados passam a ser a chave-mestra dessa nova forma de aprender. Com a Internet, novos paradígmas têm surgido, e suas surpreendentes possibilidades estão capturando a imaginação e interesse de educadores ao redor do mundo, levando-os a repensar a natureza dos métodos de ensino e aprendizagem.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/553
10.20396/etd.v1i3.553
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/553
identifier_str_mv 10.20396/etd.v1i3.553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/553/568
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 1 n. 3 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 98-99
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 1 No. 3 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 98-99
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 1 Núm. 3 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 98-99
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216649866936320