Ensino a distância: desafio para as bibliotecas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/553 |
Resumo: | O Sistema Educacional permaneceu estático por muitas décadas, centrado num modelo único quase universal, onde a educação se dava apenas pela transmissão do saber. Essa visão clássica de ensino está mudando para uma concepção de ensino aberto, com novos conceitos de aprendizagem. A Educação à Distância contribui fortemente para essa evolução e se coloca como um ponto intermediário de uma linha contínua em cujos extremos situa a relação presencial professor-aluno, de um lado, e, do outro, a educação autodidata, onde os conteúdos organizados passam a ser a chave-mestra dessa nova forma de aprender. Com a Internet, novos paradígmas têm surgido, e suas surpreendentes possibilidades estão capturando a imaginação e interesse de educadores ao redor do mundo, levando-os a repensar a natureza dos métodos de ensino e aprendizagem. |
id |
UNICAMP-19_f26fc11a11fa419753318eb4c3ffbf42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/553 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino a distância: desafio para as bibliotecasEnsino à distância. Bibliotecas universitárias.Ensino á distânciaO Sistema Educacional permaneceu estático por muitas décadas, centrado num modelo único quase universal, onde a educação se dava apenas pela transmissão do saber. Essa visão clássica de ensino está mudando para uma concepção de ensino aberto, com novos conceitos de aprendizagem. A Educação à Distância contribui fortemente para essa evolução e se coloca como um ponto intermediário de uma linha contínua em cujos extremos situa a relação presencial professor-aluno, de um lado, e, do outro, a educação autodidata, onde os conteúdos organizados passam a ser a chave-mestra dessa nova forma de aprender. Com a Internet, novos paradígmas têm surgido, e suas surpreendentes possibilidades estão capturando a imaginação e interesse de educadores ao redor do mundo, levando-os a repensar a natureza dos métodos de ensino e aprendizagem.Universidade Estadual de Campinas2009-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/55310.20396/etd.v1i3.553ETD - Educação Temática Digital; v. 1 n. 3 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 98-99ETD - Educação Temática Digital; Vol. 1 No. 3 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 98-99ETD - Educação Temática Digital; Vol. 1 Núm. 3 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 98-991676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/553/568Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Sueli de FátimaRibeiro, Maria Solange PereiraD'Alóia, Márcia Aparecida Pillon2017-07-19T15:04:53Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/553Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:29.717012ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino a distância: desafio para as bibliotecas |
title |
Ensino a distância: desafio para as bibliotecas |
spellingShingle |
Ensino a distância: desafio para as bibliotecas Faria, Sueli de Fátima Ensino à distância. Bibliotecas universitárias. Ensino á distância |
title_short |
Ensino a distância: desafio para as bibliotecas |
title_full |
Ensino a distância: desafio para as bibliotecas |
title_fullStr |
Ensino a distância: desafio para as bibliotecas |
title_full_unstemmed |
Ensino a distância: desafio para as bibliotecas |
title_sort |
Ensino a distância: desafio para as bibliotecas |
author |
Faria, Sueli de Fátima |
author_facet |
Faria, Sueli de Fátima Ribeiro, Maria Solange Pereira D'Alóia, Márcia Aparecida Pillon |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Maria Solange Pereira D'Alóia, Márcia Aparecida Pillon |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Sueli de Fátima Ribeiro, Maria Solange Pereira D'Alóia, Márcia Aparecida Pillon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino à distância. Bibliotecas universitárias. Ensino á distância |
topic |
Ensino à distância. Bibliotecas universitárias. Ensino á distância |
description |
O Sistema Educacional permaneceu estático por muitas décadas, centrado num modelo único quase universal, onde a educação se dava apenas pela transmissão do saber. Essa visão clássica de ensino está mudando para uma concepção de ensino aberto, com novos conceitos de aprendizagem. A Educação à Distância contribui fortemente para essa evolução e se coloca como um ponto intermediário de uma linha contínua em cujos extremos situa a relação presencial professor-aluno, de um lado, e, do outro, a educação autodidata, onde os conteúdos organizados passam a ser a chave-mestra dessa nova forma de aprender. Com a Internet, novos paradígmas têm surgido, e suas surpreendentes possibilidades estão capturando a imaginação e interesse de educadores ao redor do mundo, levando-os a repensar a natureza dos métodos de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/553 10.20396/etd.v1i3.553 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/553 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v1i3.553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/553/568 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 1 n. 3 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 98-99 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 1 No. 3 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 98-99 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 1 Núm. 3 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 98-99 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216649866936320 |