Pactos de uma racionalidade política, práticas solidárias na escola inclusiva: modos de subjetivação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644527 |
Resumo: | No cruzamento da Educação Inclusiva com a Educação Especial, este artigo objetiva problematizar o modelo ideal de professor produzido, através das práticas solidárias, no processo de formação docente na Educação Especial no Brasil. Para tal, a materialidade de pesquisa contempla materiais didáticos relacionados à Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Especial. A partir dos Estudos Foucaultianos em Educação, especialmente da ferramenta governamentalidade, a mesma racionalidade política neoliberal, esta que serve como referência para a biopolítica, que promove o empresariamento de si na docência, opera na produção de práticas solidárias na escola inclusiva a fim de garantir o sucesso da inclusão escolar. A docência como prática solidária torna-se o modelo ideal à escola inclusiva. |
id |
UNICAMP-19_f58fe57aa18552b5dcfb290308b1eac7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644527 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Pactos de uma racionalidade política, práticas solidárias na escola inclusiva: modos de subjetivação docenteGovernamentalidade. Neoliberalismo. Docência. Solidariedade.EducaçãoEducação EspecialEducação Inclusiva.No cruzamento da Educação Inclusiva com a Educação Especial, este artigo objetiva problematizar o modelo ideal de professor produzido, através das práticas solidárias, no processo de formação docente na Educação Especial no Brasil. Para tal, a materialidade de pesquisa contempla materiais didáticos relacionados à Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Especial. A partir dos Estudos Foucaultianos em Educação, especialmente da ferramenta governamentalidade, a mesma racionalidade política neoliberal, esta que serve como referência para a biopolítica, que promove o empresariamento de si na docência, opera na produção de práticas solidárias na escola inclusiva a fim de garantir o sucesso da inclusão escolar. A docência como prática solidária torna-se o modelo ideal à escola inclusiva.Universidade Estadual de Campinas2017-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empíricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864452710.20396/etd.v19i3.8644527ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 805-821ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 805-821ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 805-8211676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644527/16224https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644527/19701Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLazzarin, Márcia Lise LunardiHermes, Simoni Timm2018-04-13T15:34:36Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644527Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:17.378916ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pactos de uma racionalidade política, práticas solidárias na escola inclusiva: modos de subjetivação docente |
title |
Pactos de uma racionalidade política, práticas solidárias na escola inclusiva: modos de subjetivação docente |
spellingShingle |
Pactos de uma racionalidade política, práticas solidárias na escola inclusiva: modos de subjetivação docente Lazzarin, Márcia Lise Lunardi Governamentalidade. Neoliberalismo. Docência. Solidariedade. Educação Educação Especial Educação Inclusiva. |
title_short |
Pactos de uma racionalidade política, práticas solidárias na escola inclusiva: modos de subjetivação docente |
title_full |
Pactos de uma racionalidade política, práticas solidárias na escola inclusiva: modos de subjetivação docente |
title_fullStr |
Pactos de uma racionalidade política, práticas solidárias na escola inclusiva: modos de subjetivação docente |
title_full_unstemmed |
Pactos de uma racionalidade política, práticas solidárias na escola inclusiva: modos de subjetivação docente |
title_sort |
Pactos de uma racionalidade política, práticas solidárias na escola inclusiva: modos de subjetivação docente |
author |
Lazzarin, Márcia Lise Lunardi |
author_facet |
Lazzarin, Márcia Lise Lunardi Hermes, Simoni Timm |
author_role |
author |
author2 |
Hermes, Simoni Timm |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lazzarin, Márcia Lise Lunardi Hermes, Simoni Timm |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Governamentalidade. Neoliberalismo. Docência. Solidariedade. Educação Educação Especial Educação Inclusiva. |
topic |
Governamentalidade. Neoliberalismo. Docência. Solidariedade. Educação Educação Especial Educação Inclusiva. |
description |
No cruzamento da Educação Inclusiva com a Educação Especial, este artigo objetiva problematizar o modelo ideal de professor produzido, através das práticas solidárias, no processo de formação docente na Educação Especial no Brasil. Para tal, a materialidade de pesquisa contempla materiais didáticos relacionados à Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Especial. A partir dos Estudos Foucaultianos em Educação, especialmente da ferramenta governamentalidade, a mesma racionalidade política neoliberal, esta que serve como referência para a biopolítica, que promove o empresariamento de si na docência, opera na produção de práticas solidárias na escola inclusiva a fim de garantir o sucesso da inclusão escolar. A docência como prática solidária torna-se o modelo ideal à escola inclusiva. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644527 10.20396/etd.v19i3.8644527 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644527 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v19i3.8644527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644527/16224 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644527/19701 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 805-821 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 805-821 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 805-821 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653406928896 |